Por Pe. Luiz Cruz, C.Ss.R. Em Notícias

Guapiara vivencia renovação das Missões Redentoristas

Igreja Matriz São José em Guapiara

A origem do nome e da cidade 

O termo “Guapiara” é derivado da língua tupi que significa “caminho para a enseada”, através da junção dos termos kûá (“enseada”) e piara (“caminho para”). O município esta localizado ao Sul do Estado de São Paulo. Foi elevado a categoria de município em 24 de dezembro de 1948, mas a data de fundação é comemorada em 02 de maio com a Tradicional Festa do Peão, com eventos cívicos e culturais. O fundador da cidade e do município foi o alferes João Paulo do Amaral, no ano de 1872.

Guapiara é passagem obrigatória para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) e Parque Estadual Intervale. Foi ocupada por tropas, na Revolução Constitucionalista de 1932, junto à vizinha cidade de Buri, sendo as duas cidades palco de grandes e violentas batalhas.

A população total é de 21 mil habitantes e sua economia gira em torno da plantação de hortaliças com pequenos proprietários além das pequenas indústrias e agropecuários. É um município marcado por divisões sociais, onde predomina uma grande pobreza e o uso de drogas, como em muitas outras cidades é uma calamidade.

A religiosidade do povo é forte, com predomínio da Igreja Católica, mas existem na cidade vários templos religiosos com diversas denominações. 

Mais uma vez é tempo de Missão 

As Santas Missões Redentoristas já aconteceram na paróquia em outras duas ocasiões, em 1984 e em 2005, com a renovação das missões em 2016.

O pároco vendo a urgência e a necessidade de uma forte evangelização solicitou mais uma vez as Santas Missões para renovar no povo o ardor missionário. Os dados numéricos que seguem em cada comunidade são frutos do levantamento sócio religioso da missão de 2005. Muitos destes sofreram alterações.

Visitas Missionárias. A primeira Visita Missionária aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro de 2015. Estiveram presentes na paróquia Pe. Hélio Naves e Pe. Luiz Cruz da Equipe Missionária de Tietê que estão na coordenação dessa missão. No dia 13 houve a apresentação dos missionários numa missa presidida pelo pároco, Pe. Pedro Martins e no dia, os missionários conheceram as comunidades rurais e urbanas da paróquia. Ao todos são 39 comunidades rurais e 6 urbanas.

A maioria das comunidades rurais são pequenas e bem distantes da cidade. Estradas de terra com muitas curvas, oferecem perigo para quem anda de carro ou até mesmo à pé. Mesmo as comunidades urbanas são pequenas.   

Apresentação da Irmã Missionária 

Nos dias 08 a 10 de janeiro de 2016 se deu a apresentação da irmã missionária. Com a presença do coordenador Pe. Luiz Cruz, a Ir. Maria Estela Christofoletti, da Congregação das Irmãs Apóstolas do Cenáculo de Piracicaba-SP já iniciou os trabalhos de organização da missão, se encontrando com todas as lideranças das 45 comunidades da paróquia, representantes de pastorais e movimentos. Num primeiro encontro foi feita a explanação da sistemática de trabalho a ser desenvolvido e a irmã missionária apresentou as datas dos encontros com as lideranças das diversas comunidades, distribuindo o material missionário que será utilizado na Primeira Fase das Missões que é chamada de Missão da Visitação. Com a presença e incentivo do pároco Pe. Pedro e seu vigário Pe. Júnior as comunidades estão sendo visitadas e o povo vai tomando consciência e assumindo sua parte neste Projeto Missionário. 

A cidade de Guapiara já está em missão 

Esta é a consciência que cresce na mente e no coração de todos os católicos das comunidades.

Depois de serem visitadas todas as comunidades, depois de terem sido formados os Setores Missionários, nos dias 18 a 21 de março a Equipe Missionária se fará presente mais uma vez na paróquia. As comunidades serão visitadas pelos missionários que realizarão uma celebração em cada uma delas e no dia 21 acontecerá o Dia de Formação das lideranças com o Envio Missionário de todos os missionários leigos da paróquia, marcando assim o início da Segunda Fase ou da Missão da Família nas comunidades rurais e urbanas. 

Raio X das Missões em Guapiara 

CIDADE: Guapiara-SP  
PARÓQUIA: São José
PÁROCO: Pe. Pedro Martins Vieira
VIGÁRIO: Pe. Luiz Antonio de Oliveira Júnior
DIOCESE: Itapeva-SP
BISPO: Dom José Moreira de Mello
ENDEREÇO: Rua São José, 209 - Centro
TELEFONES: 15 3547-1182 (Secretaria Paroquial)
E-MAIL DA PARÓQUIA: paroquiadeguapiara@yahoo.com.br
IRMÃ MISSIONÁRIA: Ir. Maria Stella Christololetti, IAC
MISSIONÁRIOS: Pe. Luiz Carlos da Cruz, C.Ss.R., Pe. Sebastião Marques da Silva, C.Ss.R., Pe. Lucas Emanoel Almeida, C.Ss.R., Pe. Hélio Naves de Carvalho, C.Ss.R. e Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R., Pe. Denis Francisco Rosa, C.Ss.R. e Pe. Antonio Pacheco, C.Ss.R. 

 

Pe. Luiz Carlos da Cruz, C.Ss.R.
Coordenador
Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação Santas Missões Redentoristas

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Cruz, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.