Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Missões em Avaré: unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade

Desde o dia 8 de agosto, seis paróquias de Avaré (SP), na Arquidiocese de Botucatu, abriram suas portas para receber os Missionários Redentoristas. Três delas encerraram no último domingo (25) a terceira e última fase da missão, outras três permanecem até o final de setembro com a presença dos missionários.

As paróquias Santuário Nossa Senhora das Dores, São Benedito e São Pedro receberam por três meses os missionários. Agora, as comunidades começam a quarta fase missionária, chamada de Missão Permanente, onde a comunidade, na unidade, dá continuidade ao trabalho evangelizador.

As outras três: Nossa Senhora de Fátima, São Judas e São José, irão vivenciar a segunda e terceira fase até o final de setembro.

“As três comunidades vivem agora a segunda fase das Santas Missões, a Missão nas Famílias, sendo que nelas o tempo forte de evangelização acontecerá de 5 a 22 de setembro”, contou o Missionário Redentorista padre Inácio Medeiros, da equipe missionária.

Em mensagem final sobre esta primeira etapa missionária em Avaré, Padre Inácio e padre Sebastião dos Reis destacaram o espírito evangelizador de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista e o desenvolvimento das missões em Avaré.  

Leia a mensagem:

 

Santo Afonso: com ele tudo começou

Santo Afonso, no ano de 1732, iluminado pelo Espírito Santo e tendo como paradigma os cabreiros dos arredores da cidade de Nápoles, no sul da Itália, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, que hoje se faz presente em quase oitenta países.

Afonso, como homem sensível, sempre esteve no meio do povo, fazendo-se o missionário do povo simples; o seu grande entusiasmo foram as Santas Missões pregadas na região de Nápoles e adjacências. 

Deus chamou Santo Afonso para esta missão sublime dentro da Igreja, através da Congregação do Santíssimo Redentor, para atender às necessidades de seu tempo e de hoje. Com o passar do tempo, a partir das necessidades de cada época, a nossa Missão Redentorista foi se estruturando e se renovando na sua metodologia de ação pastoral, com o objetivo de atender às urgências pastorais das cidades, Dioceses, Paróquias e respectivas comunidades.

 

As Santas Missões hoje e a presença dos missionários em Avaré

 

Atualmente, a missão popular Redentorista na Província de São Paulo se define como um ‘Momento Forte de Evangelização’ realizado em uma comunidade cristã, com alguns objetivos: renovar a vida de comunidade, proclamar oEvangelho, renovar a vida cristã, celebrar a piedade popular e incentivar a perseverança.

Para atingir estes objetivos, temos uma metodologia e algumas estratégias de ação, através de quatro momentos de ação pastoral na Paróquia, aos quais chamamos de fases missionárias.

Nas paróquias de Avaré (SP), no mês de junho, aconteceu a primeira fase das missões com a visitação das famílias e setorização das comunidades. No mês de julho, a segunda fase, com o momento da auto-evangelização pela oração e reflexão nas famílias de cada setor missionário.  Em agosto, de 08 a 25, veio a terceira fase. Neste período, com a presença de 19 padres, um irmão e 09 noviços redentoristas, as 32 comunidades que integram as 03 paróquias receberam a visita missionária. Foi um o tempo especial de levar o Projeto Missionário de Evangelização, através do ‘Anúncio Kerigmático’, convocando o povo para participar, ouvir a Palavra de Deus, viver, celebrar e fortalecer a sua fé no Deus da vida.

Todo este trabalho missionário, agora realizado nas paróquias de Avaré, tem como foco a quarta fase ou pós-missão, a missão permanente, dentro do Projeto Pastoral da Diocese e das paróquias.

Apesar dos muitos desafios enfrentados nesta missão, procuramos fortalecer o espírito comunitário para dar uma resposta aos apelos da pós-modernidade e da Igreja, que se preocupa com esta “mudança de época”. A nossa missão procura estar sempre em sintonia com a Igreja, com a Diocese, suas paróquias e comunidades, sempre neste esforço de: “unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade” enfrentando os múltiplos desafios que a sociedade atual nos apresenta.

 

Pe. Sebastião dos Reis dos Santos, CSsR
Pe. Inácio Medeiros, CSsR

 

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Curta Portal A12: facebook.com/portala12

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.