Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Redentoristas iniciam processo de animação missionária em paróquia de Piracicaba (SP)

No primeiro final de semana de abril a Equipe de Coordenação, Pe. Sebastião Marques e Pe. Lucas Emanuel, já realizou a primeira visita e conhecimento na Paróquia de Santa Catarina, de Piracicaba/SP. Além de conversarem com o Pároco e com sua equipe de coordenação da paróquia, apresentando todo o projeto das missões, os missionários celebraram em todas as comunidades, aproveitando para já reunirem os moradores dos bairros, condomínios, professores, catequistas e jovens, pensando nas atividades que poderão realizar durante as distintas fases da Missão.

Missões Redentoristas em Piracicaba

Os moradores dos condomínios existentes na área geográfica da paróquia, ambiente que traz maiores desafios à evangelização missionária, foram instados a se engajar de corpo e alma na 1ª fase da Missão, realizando o levantamento dos dados sócio-religiosos e a formação dos Setores Missionários.

Missões Redentoristas em Piracicaba Os missionários também já se reuniram com os catequistas da paróquia, colhendo ideias e sugestões para o trabalho com as crianças na Missãozinha. E os jovens já começam a pensar a realização de um grande Encontrão com a Juventude paroquial; os professores, por sua vez, coordenarão as visitas dos missionários às escolas das comunidades. 

 

História

A paróquia Santa Catarina foi criada a 10 de março de 1975 e a festa da padroeira é celebrada no dia 25 de novembro. Situada à rua Baronesa Dona Rita, esquina com a rua Dom Pedro I, a antiga capela que antes era conhecida como “capela das almas”, foi desmembrada da paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Estima-se que sua população esteja por volta de 40 mil habitantes. Na área geográfica da paróquia existem muitos condomínios. Segundo os organizadores do CEMAI, são 910 apartamentos, girando em torno de 4 mil moradores.

Localizada na parte alta da Cidade, quase no centro, sua população é de classe média. A paróquia faz divisa com as paróquias Imaculada Conceição – Pauliceia, Nossa Senhora Aparecida (bairro Piracicamirim), São Judas Tadeu e Sagrado Coração de Jesus (bairro Alto). 

Santas Missões marcaram a comunidade paroquial

As Santas Missões Redentoristas foram realizadas no passado, de 15 a 28 de outubro de 1985, sob a coordenação do Pe. Olívio Copetti (In memorian). Dividida em três grandes centros de missão, a organização das missões e a sua setorização foi realizada sob a coordenação da Ir. Maria Bonfin. Segundo a crônica do Livro do Tombo paroquial “as missões foram muito importantes para a paróquia no sentido da renovação da fé dos católicos e do incentivo à participação nos 92 Setores Missionários que foram formados; houve muitas conversões. No Centro Comunitário, hoje comunidade Santa Edwirges foi colocado um Cruzeiro Missionário como recordação das missões e do compromisso do povo”.

Esperamos que as Santas Missões de 2016, cuja 3ª fase será realizada no mês de setembro. Alcance o mesmo vigor e a mesma atenção da comunidade paroquial.

Raio X das Missões

Endereço: Rua baronesa Dona Rita, 330 (Residência) 316 (Matriz).
CEP: 13417- 760
Bairro: Nova América
Cidade: Piracicaba – SP
População da paróquia: 40 mil habitantes
Pároco: Mons. Orivaldo Cacini
Diocese: Piracicaba
Bispo: Dom Fernando Mason 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.