As Santas Missões uniram o povo, convidando a todos a trabalharem pela paz.
A Equipe Missionária Redentorista da Província de Porto Alegre esteve pregando as Santas Missões, de 12 a 18 de agosto, na paróquia Santa Teresinha, no município de Itacurubi, região da campanha gaúcha. Quando aqui falamos em Campanha, estamos nos referindo à região pastoril das planícies e dos campos, com suas coxilhas, que abrange a metade meridional do estado do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63% do território do estado), boa parte do Uruguai e ainda algumas províncias argentinas. Essa região é caracterizada por uma vegetação composta de plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes.
Foto de: reprodução.
O nome Itacurubi significa Pedregulho
ou Rio das Pedras que rolam.
O nome Itacurubi significa Pedregulho ou Rio das Pedras que rolam - ita(pedra),curuba(caroço) e I(pequeno).
Nessa missão, a equipe missionária foi composta pelos padres Enio Roberto Biasi, Paulo Henrique Luciani, Elmar José Lenhard, Marcio Antônio Amoras e Inácio Gebert.
Tradição, cultura e variedade
No censo do IBGE de 2010, o município, que é bastante novo, tendo sido criado apenas em 1988, somava uma população de 3.411 habitantes. A paróquia Santa Teresinha que também é bastante nova, com apenas 16 anos de criação, é muito extensa. Atende comunidades de Itaqui, Massambará e São Borja. A grande maioria das famílias mora no campo, criando gado, plantando em pequenas propriedades e arrendando as terras para plantio de grãos, especialmente soja e trigo.
A última missão foi pregada pelos padres capuchinhos, em 1965.
O padre Irineu Guedes Neto Machado, da diocese de Uruguaiana, no final da missão, com a presença de mais de 300 pessoas, estava entusiasmado e convocou os paroquianos a trabalharem de forma mais intensa pela vida e pela missão da Igreja, pois o município é pequeno, mas existe uma diversidade religiosa muito grande, inclusive com denominações evangélicas, pentecostais e espíritas que são bastante fortes. Um dos pontos altos da missão foi a caminhada pela paz que uniu as diversas igrejas cristãs.
Os próximos trabalhos da equipe missionária será a Pós-Missão de Ascurra, no Médio Vale do Itajaí-SC e a missão de Bujaru, no estado do Pará. Teremos ainda a visita às comunidades de Tupanceritã (Terra da Mãe de Deus), a Pós-Missão em Pontão (berço do MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no Rio Grande do Sul) e Nova Esperança do Sul, região da depressão central do estado gaúcho.
Pe. Enio Roberto Biasi, C.Ss.R.
Equipe Missionária de Lages (SC)
Confira algumas imagens das missões em Itacurubi:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.