Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Sapucaí-Mirim recebe a graça das Santas Missões

Foto de: arquivo

Igreja Matriz de Sapucaí-Mirim

Igreja Matriz de Sapucaí-Mirim. 

A cidade e as comunidades de Sapucaí-Mirim já estão se organizando em vista das Santas Missões que pela primeira vez acontecem na paróquia dedicada a Sant’Ana.

Sob a coordenação da Equipe Missionária de São João da Boa Vista, na pessoa do Pe. Luiz Carlos Treider, no dia 4 de junho, a Irmã Lúcia Natália Assis, MAD, foi apresentada aos paroquianos nas celebrações daquele final de semana e em duas reuniões com as lideranças da cidade e da zona rural, onde já se iniciaram os trabalhos da Primeira Fase das missões. 

Pe. Treider informa que “com a preparação e coordenação da Ir. Lúcia os líderes estão visitando as famílias e realizando o levantamento sociorreligioso para que se conheça bem a realidade paroquial”. A Missão da Visitação tem por objetivo organizar a paróquia numa “Rede de Comunidades”. E cada comunidade, por sua vez, será dividida em Setores Missionários, que são grupos de 25 a 31 famílias que têm à frente uma equipe de animação formada por um coordenador e alguns auxiliares.

História 

A capela e o povoado de Sapucaí-Mirim pertenceram inicialmente à São Bento do Sapucaí-SP, passando posteriormente à Paraisópolis-MG. O primeiro nome do povoado foi Santana do Paraíso e, posteriormente, Santana do Sapucaí-Mirim. 

Sapucaí-Mirim é banhada pelo Rio Sapucaí que lhe dá o nome, tendo uma população (recenseada pelo IBGE em 2010), de 6.241 habitantes. O município localiza-se na microrregião de Pouso Alegre, no extremo sul do estado; sua área sendo de 285,5 km², a densidade demográfica resulta em 21,23 habitantes por quilômetro quadrado. 

Foto de: arquivo. 

Irmã Lúcia e padre Carlos Treider em Sapucaí-Mirim

Irmã Lúcia e Padre Carlos Treider na missa de
apresentação dos trabalhos. 

Dado curioso é que o município é quase que uma ilha mineira dentro do Estado de São Paulo e suas duas saídas pavimentadas passam pelo Estado de São Paulo, trazendo com isso influências da cultura paulista no município. As principais fontes econômicas da cidade são serrarias, as fábricas e os Acampamentos Nosso Recanto que respectivamente são os maiores empregadores e, na zona rural a maioria trabalha com gado e leite, mas existem também alguns pequenos agricultores que cultivam legumes e verduras e outros que trabalham com plantio de milho e banana.

Paróquia Sant’Ana e sua organização territorial

A Paróquia de Sapucaí-Mirim dedicada a Sant’Ana, foi criada em 1877 e pertence à Arquidiocese de Pouso Alegre, cujo arcebispo é Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. Em toda a sua história, a paróquia de Sant’Ana poucas vezes teve padre residente, sendo, na maioria das vezes, assistida por padres de Paraisópolis e antigamente pelo Mons. Pedro Vale Monteiro de São Bento do Sapucaí. 

De 1961 a 1971 estiveram à frente da paróquia os padres da Congregação de Nossa Senhora de Sion e, neste período mantiveram o Seminário de Sion no local onde hoje existe o Acampamento Nosso Recanto.

Padre João Batista Godoi, pertencente ao clero diocesano, em fevereiro de 2013 assumiu a paróquia como Administrador Paroquial. Segundo ele, “ao constatar que muita gente está longe da vida de comunidade e que as seitas estão crescendo e arrebatando muita gente para as igrejas pentecostais, solicitou as Santas Missões para com elas renovar a fé do povo e levá-lo a ser uma Igreja viva de comunhão e participação”.

Lideranças reunidas em formação para as missões

A terceira etapa da missão com a presença dos missionários vai ocorrer de 02 a 18 de setembro. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
das Santas Missões

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.