Notícias

10 anos dos Redentoristas em Sorocaba (SP)

Escrito por Redentoristas

16 MAR 2022 - 14H14 (Atualizada em 16 MAR 2022 - 14H47)

Neste ano, a Congregação do Santíssimo Redentor completa dez anos de presença em Sorocaba (SP). Nesta cidade funcionam o Seminário São Geraldo Majela, fundado em 2012, e a Paróquia São Geraldo Majela, instalada em 2013; ambos dedicados ao ilustre santo italiano e Irmão Redentorista do século XVIII. A localização do complexo está em uma região periférica, na Vila Helena.

O seminário e a paróquia ocupam uma área de 5.460 metros quadrados e ficam na esquina da Avenida Manoel de Camargo Sampaio com a Rua Henrique Carrara Amaral Rogick. A igreja tem capacidade para acolher cerca de 600 pessoas.

Leia MaisO irmão redentoristaOs Missionários Redentoristas, além dos trabalhos de 10 de presença e evangelização, promovem ações sociais na paróquia para famílias que vivem em situação de pobreza na região.

O Seminário São Geraldo recebe os aspirantes e postulantes que almejam a vida religiosa como Irmãos Redentoristas. Trata-se do único seminário redentorista do mundo dedicado exclusivamente à formação dos futuros Irmãos Redentoristas. Neste ano de 2022, o seminário São Geraldo conta com 10 jovens, sendo quatro aspirantes e seis postulantes, e dois irmãos junioristas que professaram os primeiros votos na Congregação do Santíssimo Redentor.

A formação, no Seminário São Geraldo, visa mostrar ao jovem o valor da vida religiosa como testemunhas de um mundo mais igualitário. Para que isso aconteça, é necessária uma sólida formação vocacional e acadêmica para facilitar o desempenho de funções nas comunidades onde os futuros irmãos estiverem atuando.

Na etapa do aspirantado e postulantado, esses jovens fazem cursos variados, sejam técnicos ou de graduação. Além disso, há também as aulas internas de formação humana, cristã, aulas sobre a história e espiritualidade da Congregação do Santíssimo Redentor e dos primeiros irmãos redentoristas. O Seminário São Geraldo tem uma longa história na província de São Paulo. Foi inaugurado na cidade de Potim (SP), em 2 de agosto de 1956, e, em 2012, foi transferido para Sorocaba, devido a uma nova visão na formação dos irmãos, que deixaram de se dedicar exclusivamente aos serviços mais internos das comunidades religiosas e passaram a se dedicar mais aos estudos de graduação.

A escolha por Sorocaba se deu devido ao fato de a cidade oferecer diversos cursos técnicos e de graduação universitária. É um seminário para o jovem que deseja construir um mundo novo, como quis Jesus, para quem sonha com mais justiça e respeito. O grupo de seminaristas e irmãos é fortalecido a cada dia pela graça de Deus. O discernimento vocacional se dá por meio da oração, do estudo, do trabalho, do esporte, da convivência comunitária e de atividades pastorais.

A Paróquia São Geraldo Majela foi instalada em 24 de fevereiro de 2013. Atualmente são seis comunidades que a compõem. O atual pároco é o Pe. Luiz Carlos da Cruz, C.Ss.R, que com alegria e disposição está a serviço do povo de Deus. Com ele, está como vigário paroquial o Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, C.Ss.R. Eles contam com a ajuda dos irmãos redentoristas e dos formados que moram no Seminário São Geraldo.

Reprodução
Reprodução


O então arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, presidiu em 15 de março de 2012, solene concelebração eucarística durante a qual consagrou a ampla e moderna igreja dedicada a São Geraldo Majela na zona norte da cidade. Na ocasião, a igreja ainda estava com os acabamentos finais. A Paróquia foi implantada em 2013.

Antes, as comunidades, que então passaram a constituir a nova paróquia, pertenciam a Paróquia São Luiz Gonzaga. Essa Paróquia tem uma vida ativa. Na Matriz acontecem semanalmente as novenas de São Geraldo Majella e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de outras devoções. O atendimento pelos sacerdotes é constante (aconselhamentos e confissões).

A Pastoral Social realiza um belo trabalho de distribuição de cestas básicas para socorrer as famílias mais necessitadas. A atuação dos seminaristas nas atividades pastorais era mais ativa no início da paróquia, nestes últimos anos está um pouco mais tímida, mas existem propostas para serem retomadas em 2022.

Atualmente a Comunidade Religiosa do Seminário Redentorista São Geraldo é composta de oito membros, sendo quatro padres, três irmãos e um fráter. Há dez anos os filhos de Santo Afonso anunciam a Copiosa Redenção nessa região. Por aqui já passaram vários missionários redentoristas, alguns já estão no céu; vários formados, alguns professaram na Congregação do Santíssimo Redentor, outros seguem seus caminhos. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Geraldo intercedam pelos trabalhos realizados na Paróquia São Geraldo e no Seminário.

Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R.

Diretor e formador do Seminário São Geraldo Majella

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...