Notícias

11 maneiras de apoiar as vocações

Escrito por Redentoristas

08 JUN 2021 - 14H35 (Atualizada em 08 JUN 2021 - 16H01)

Shutterstock shutterstock_vocação_1910635828 (Shutterstock)

Acompanhar as vocações é sempre um desafio, seja pela constante necessidade de se fazer próximo dos adolescentes e jovens e ajudá-los em suas interrogações, como para que percebam qual o chamado de Deus para suas vidas e assumam sua vocação confiantes.

Junto desse desafio soma-se a carência de vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e, cada vez mais, ao matrimônio, e essa realidade exige uma postura cada vez mais engajada de toda a Igreja quando se fala de uma Cultura Vocacional. Essa tarefa não é apenas dos serviços de animação vocacional, congregações religiosas ou organizações que acompanham as vocações.

Oferecer perspectivas vocacionais seguras aos jovens é responsabilidade de todos, aliás deve começar pela família! 

Existem muitas maneiras de apoiar e contribuir com a promoção das vocações, seja para o sacerdócio, vida consagrada ou a vida matrimonial. Aqui destacamos algumas das várias maneiras que todos podem ajudar. 

1 - Ore constantemente pelas vocações. Você pode fazer isso individualmente, com sua família ou com a comunidade paroquial.

2 - Reze um rosário em família na hora do jantar ou na hora de dormir, ou individualmente, para as vocações.

3 - Escreva cartas, e-mails, envie mensagens nas redes sociais aos jovens que estão nos seminários e conventos, animando-os no processo de discernimento e assegurando suas orações. Se quiser enviar para os seminaristas redentoristas, envie para o e-mail vocacional@a12.com. 

Leia MaisItinerário Vocacional - Maio: Contato com a famíliaReze a Oração Vocacional para o tempo de pandemiaSiga esses 9 passos para decidir sua vocação 3 dicas para você descobrir sua vocação em 20214 - Visite a Capela do Santíssimo Sacramento para rezar pelas vocações.

5 - Celebre as festas dos santos, especialmente São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e sacerdotes (4 de agosto), Santa Teresinha, padroeira das missões (1º de outubro), São Bento, pai da vida monástica (11 de julho). 

6 - Leia sobre a vida dos santos e converse sobre eles com os jovens e as famílias. 

7 - Dê exemplo de oração e santidade, e de seguimento ao chamado de Deus. Reflita sobre a importância de como seguir o chamado de Deus todos os dias.

8 - Incentive aqueles que você conhece que podem ser chamados ao sacerdócio ou à vida consagrada a considerarem essa vocação.

9 - “Adote” um padre ou consagrado (a) em suas orações ou mesmo para manifestar sua amizade e solicitude em suas necessidades.

10 - Aos pais: sejam testemunhas para os filhos, encoraje-os a considerar a vocação ao sacerdócio ou à vida consagrada e reze para que um deles seja chamado para uma dessas vocações. Ore para que seus filhos sigam o chamado de Deus, seja ele qual for.

11 - Considere se Deus pode estar chamando você para o sacerdócio ou para a vida consagrada.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.