Notícias

Frases sobre a importância da Adoração Eucarística de Santo Afonso

Santo redentorista escreveu muito sobre o Sacramento da Eucaristia, em uma época que reinava uma espiritualidade rigorosa

Escrito por Elisangela Cavalheiro

07 JUN 2023 - 15H15 (Atualizada em 07 JUN 2023 - 15H50)

Reprodução

A paixão de Santo Afonso de Ligório por pregar o amor de Jesus Cristo foi expressa em suas quatro grandes devoções: Natividade, Paixão e Morte de Nosso Senhor, Virgem Maria e Eucaristia.

Santo Afonso encontrou sua vocação durante uma de suas muitas horas adorando o Senhor, e ele foi declarado Doutor da Igreja pela sua grande contribuição para a teologia cristã.

:: 9 livros de Santo Afonso para aprofundar conhecimento espiritual

:: A benignidade na Teologia Moral de Santo Afonso 

É importante considerar que Afonso escreveu em uma época que reinava uma espiritualidade rigorosa, onde muitos fiéis sentiam-se indignos de poder receber a Sagrada Comunhão.

Para combater essa atitude, o santo fundador dos Missionários Redentoristas escreveu livros didáticos de Teologia Moral e animou os fiéis tanto para receber a Comunhão frequentemente como para desenvolver uma profunda devoção à real presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Ele escreveu no livro “Visitas a Jesus Sacramentado e Nossa Senhora” suas 31 visitas ao Santíssimo Sacramento, uma para cada dia do mês. Nessas visitas ele também rezava a oração para a Comunhão Espiritual.

:: Não pode comungar? Reze a oração para a comunhão espiritual de Santo Afonso 

Por tudo isso, separamos algumas de suas citações sobre a importância da Adoração Eucarística. Reze com Santo Afonso!

Icon painted by Joan Cole - (located in St. Alphonsus Parish)
Icon painted by Joan Cole - (located in St. Alphonsus Parish)
Imagem de Santo Afonso Maria de Ligório


1 - “Certamente entre todas as devoções, depois de receber os sacramentos, a de adorar Jesus no Santíssimo Sacramento ocupa o primeiro lugar, é a mais agradável a Deus e a mais útil para nós mesmos”.

2- “Em quinze minutos de oração, gasto na presença do Santíssimo Sacramento, você talvez ganhe mais do que em todos os outros exercícios espirituais do dia”.

3- “Bons amigos encontram prazer na companhia um do outro. Vamos conhecer o prazer na companhia de nosso melhor amigo, um amigo que pode fazer tudo por nós, um amigo que nos ama além da medida. No Santíssimo Sacramento podemos conversar com ele diretamente do coração”.

4 - “Podemos abrir nossas almas para Ele, dizer a Ele o que precisamos, implorar por graças poderosas. Somos perfeitamente livres para abordar o Rei do universo com total confiança e sem medo”.

5 - “Nossa santa fé nos ensina, e devemos acreditar, que na Hóstia consagrada, Jesus Cristo está realmente presente sob a espécie de pão. Mas também devemos entender que Ele está presente em nossos altares como em um trono de amor e misericórdia, para dispensar graças e nos mostrar o amor que Ele nos carrega, agradando-se em habitar noite e dia escondido no meio de nós”.

6 - “Você pode ter certeza de que, de todos os momentos da sua vida, o tempo que você passa diante do Sacramento divino será aquele que lhe dará mais força durante a vida e mais consolo na hora da sua morte e durante a eternidade”.

7 - “É verdade que Nosso Senhor ouve nossas orações em qualquer lugar, pois Ele fez a promessa: ‘Peça e você receberá’, mas Ele revelou a Seus servos que aqueles que O visitam no Santíssimo Sacramento obterão uma medida de graça mais abundante”.

8 - “Os soberanos da terra nem sempre concedem audiência prontamente; pelo contrário, o rei do céu, escondido sob os véus eucarísticos, está pronto para receber qualquer um …”

9 - “Nada no mundo pode incendiar corações com amor a Deus como o Santíssimo Sacramento. É por isso que este pão divino foi retratado como uma fornalha de amor. Santa Catarina de Sena viu chamas de longo alcance provenientes desta fornalha de amor em propagação em todo o mundo”.

10 - “Jesus nos diz que onde uma pessoa considera seu tesouro, também mantém seus afetos. Portanto, os santos, que não estimam nem amam outro tesouro além de Jesus Cristo, centralizam seus corações e todo seu amor no Santíssimo Sacramento”.

11 - “Em nenhum lugar as almas sagradas fizeram resoluções mais admiráveis ​​do que aos pés de seu Deus oculto. Por gratidão a meu Jesus, velado neste grande sacramento, devo declarar que foi através dessa devoção, visitando-O nos tabernáculos, que me retirei do mundo onde, para minha desgraça, vivi até os vinte e seis anos de idade. Você será feliz se puder se separar mais cedo do que eu e se entregar totalmente ao Senhor que se entregou totalmente a você”.

12 - “Para as almas apaixonadas por Deus, horas passadas antes de Jesus no Santíssimo Sacramento parecem momentos”.

13 - “Meu Senhor Jesus Cristo, que, pelo amor que você doa à humanidade, permanecendo noite e dia neste Sacramento, cheio de piedade e amor, aguardando, chamando e recebendo todos os que vêm visitá-lo; creio que você está presente no sacramento do altar; eu te adoro das profundezas do meu próprio nada; agradeço-te pelas muitas graças que me deste, e principalmente por me teres dado neste sacramento”.

14 - “Em Adoração Eucarística, São Francisco Xavier encontrou alívio no meio de seus muitos trabalhos na Índia; pois ele empregava seus dias em trabalhar por almas e suas noites na presença do Santíssimo Sacramento. São João Francisco Régis fez a mesma coisa; e às vezes encontrando a igreja fechada, ele tentava satisfazer seus anseios, permanecendo de joelhos, do lado de fora da porta exposto à chuva e ao frio, para que pelo menos a certa distância ele pudesse estar próximo de seu Consolador. São Francisco de Assis costumava comunicar todos os seus trabalhos e empreendimentos a Jesus no Santíssimo Sacramento”.

15 - “As almas amorosas não podem encontrar maior prazer do que estar na companhia daqueles a quem amam. Se amamos muito Jesus Cristo, eis que estamos agora em sua presença. Jesus no Santíssimo Sacramento nos vê e nos ouve. Consagremos os nossos corações a Ele; nossas afeições a Ele. Ele deve ter todo o nosso amor e todo o nosso desejo”.

16 - “Ó misericordioso Salvador, tenho o prazer de me tornar fiel ao Senhor. Conceda-me que, também por meu exemplo, possa animar outros a estarem em Sua companhia no Santíssimo Sacramento”.

:: Leia mais sobre a história de Santo Afonso 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...