Notícias

144 anos da presença Redentorista em Toronto

Igreja de São Patrício é uma igreja santuário importante na propagação da devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Escrito por Redentoristas

10 FEV 2025 - 11H56 (Atualizada em 10 FEV 2025 - 14H34)

Scala News

O dia 15 de janeiro passado marcou o início das comemorações pelo 144º aniversário da chegada dos Redentoristas à Igreja de São Patrício, em Toronto.

Após a realização de uma missão redentorista na Catedral de São Miguel, em novembro de 1880, o arcebispo à época, Dom John Joseph Lynch, se dirigiu à província de Baltimore, da qual o Canadá fazia parte naquele tempo, oferecendo aos missionários os cuidados da Paróquia de São Patrício, a mais pobre da cidade. A paróquia se encaixava muito bem no carisma redentorista de cuidar dos mais abandonados e por isso, em janeiro de 1881, a congregação assumia o cuidado da paróquia. Leia Mais10 perguntas e respostas sobre os Missionários RedentoristasC.Ss.R.: qual o significado desta sigla redentorista? Redentoristas formam comunidade internacional no Japão

Missões ajudam a organizar a nova comunidade paroquial

Já no primeiro ano depois de sua chegada, os redentoristas iniciaram uma série de mudanças a partir de uma missão realizada no mês de abril, pelos padres Miller e McInerny. No final daquele ano, outras 18 missões já haviam sido realizadas na cidade e nas dioceses vizinhas.

Na década de 1930, a equipe missionária, que tinha sua base na paróquia, já havia realizado mais de mil missões em todo o país. No mês de dezembro, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado em uma cerimônia solene, e logo após a devoção começou a se propagar.

Scala News
Scala News
Parte externa do monastério de São Patrício


Em 1886, um convento de três andares foi construído para acomodar os membros da comunidade, que havia crescido bastante. Do mesmo modo, em 1903, à medida que o número de paroquianos aumentava, começou a construção de uma nova e ampla igreja, inaugurada em 1908. A igreja anterior permaneceu com os redentoristas e foi renomeada com o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, para atender os imigrantes de língua italiana.

Com a nova igreja, foi também possível aumentar a devoção ao Perpétuo Socorro duas vezes por semana em 1916, e a Novena Perpétua introduzida em 1929. O número das novenas das quartas-feiras aumentou para seis em 1937, depois para 10 em 1942, atingindo o pico em 11 em 1961.

Vice-Província de Toronto 

Scala News
Scala News
Interior da Paróquia de São Patrício em foto de 1941

Em 1912, a existência do amplo convento de São Patrício fez com que a paróquia fosse escolhida como centro administrativo da recém-criada Vice-Província de Toronto, e assim continuou com a criação da Província de Toronto, até 1968.

Como sempre acontece, a comunidade existente ao redor da paróquia foi se transformando ao longo dos anos, e o mesmo aconteceu com a própria paróquia. À medida que o número de hospitais da área começou a se expandir, confrades da comunidade redentorista assumiram o serviço de capelães hospitalares.

Outra grande mudança se deu com o desaparecimento da comunidade de imigrantes da área, substituída por uma população que na maior parte vive nos condomínios que foram construídos ao redor da igreja.

Transformações sociais e religiosas 

As mudanças sociais e ambientais resultaram na diminuição do número de confrades da comunidade, mas novas iniciativas pastorais e ministérios continuaram a ajudar a servir a comunidade.

Na década de 1990, a paróquia aderiu ao programa inter-religioso intitulado Out of the Cold, bem como ao serviço da Patrulha de Rua, que concentrava seus esforços no atendimento da população sem-teto da cidade. Os redentoristas também continuaram a fazer uso do convento para seus próprios ministérios, lançando o programa Ignite Canada também na década de 1990 — um ministério focado em jovens e jovens adultos.

Apesar de todas as mudanças, uma constante da igreja tem sido a veneração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 2016, a Arquidiocese designou oficialmente São Patrício como uma igreja santuário, embora a comunidade paroquial já a considerasse assim há muito tempo. Para ajudar na oração e na propagação da devoção, os Redentoristas lançaram uma versão televisiva dessas devoções, em 1995, e uma versão baseada na transmissão via web em 2009.

Elora Garbutt

Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...