O dia 15 de janeiro passado marcou o início das comemorações pelo 144º aniversário da chegada dos Redentoristas à Igreja de São Patrício, em Toronto.
Após a realização de uma missão redentorista na Catedral de São Miguel, em novembro de 1880, o arcebispo à época, Dom John Joseph Lynch, se dirigiu à província de Baltimore, da qual o Canadá fazia parte naquele tempo, oferecendo aos missionários os cuidados da Paróquia de São Patrício, a mais pobre da cidade. A paróquia se encaixava muito bem no carisma redentorista de cuidar dos mais abandonados e por isso, em janeiro de 1881, a congregação assumia o cuidado da paróquia. Leia Mais10 perguntas e respostas sobre os Missionários RedentoristasC.Ss.R.: qual o significado desta sigla redentorista? Redentoristas formam comunidade internacional no Japão
Missões ajudam a organizar a nova comunidade paroquial
Já no primeiro ano depois de sua chegada, os redentoristas iniciaram uma série de mudanças a partir de uma missão realizada no mês de abril, pelos padres Miller e McInerny. No final daquele ano, outras 18 missões já haviam sido realizadas na cidade e nas dioceses vizinhas.
Na década de 1930, a equipe missionária, que tinha sua base na paróquia, já havia realizado mais de mil missões em todo o país. No mês de dezembro, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizado em uma cerimônia solene, e logo após a devoção começou a se propagar.
Em 1886, um convento de três andares foi construído para acomodar os membros da comunidade, que havia crescido bastante. Do mesmo modo, em 1903, à medida que o número de paroquianos aumentava, começou a construção de uma nova e ampla igreja, inaugurada em 1908. A igreja anterior permaneceu com os redentoristas e foi renomeada com o título de Nossa Senhora do Monte Carmelo, para atender os imigrantes de língua italiana.
Com a nova igreja, foi também possível aumentar a devoção ao Perpétuo Socorro duas vezes por semana em 1916, e a Novena Perpétua introduzida em 1929. O número das novenas das quartas-feiras aumentou para seis em 1937, depois para 10 em 1942, atingindo o pico em 11 em 1961.
Vice-Província de Toronto
Em 1912, a existência do amplo convento de São Patrício fez com que a paróquia fosse escolhida como centro administrativo da recém-criada Vice-Província de Toronto, e assim continuou com a criação da Província de Toronto, até 1968.
Como sempre acontece, a comunidade existente ao redor da paróquia foi se transformando ao longo dos anos, e o mesmo aconteceu com a própria paróquia. À medida que o número de hospitais da área começou a se expandir, confrades da comunidade redentorista assumiram o serviço de capelães hospitalares.
Outra grande mudança se deu com o desaparecimento da comunidade de imigrantes da área, substituída por uma população que na maior parte vive nos condomínios que foram construídos ao redor da igreja.
Transformações sociais e religiosas
As mudanças sociais e ambientais resultaram na diminuição do número de confrades da comunidade, mas novas iniciativas pastorais e ministérios continuaram a ajudar a servir a comunidade.
Na década de 1990, a paróquia aderiu ao programa inter-religioso intitulado Out of the Cold, bem como ao serviço da Patrulha de Rua, que concentrava seus esforços no atendimento da população sem-teto da cidade. Os redentoristas também continuaram a fazer uso do convento para seus próprios ministérios, lançando o programa Ignite Canada também na década de 1990 — um ministério focado em jovens e jovens adultos.
Apesar de todas as mudanças, uma constante da igreja tem sido a veneração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 2016, a Arquidiocese designou oficialmente São Patrício como uma igreja santuário, embora a comunidade paroquial já a considerasse assim há muito tempo. Para ajudar na oração e na propagação da devoção, os Redentoristas lançaram uma versão televisiva dessas devoções, em 1995, e uma versão baseada na transmissão via web em 2009.
Elora Garbutt
Fonte: Tradução livre: Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R.
Jovens confirmam entrega definitiva ao anúncio da Copiosa Redenção
Fráteres redentoristas professaram perpetuamente os votos de castidade, obediência e pobreza na Congregação Redentorista. Confira!
Dez fatos interessantes sobre São Clemente Hofbauer
Ele foi um grande pregador, viveu sob a guerra, foi preso, e se tornou o responsável pela expansão da Congregação. Saiba mais!
O rosto de São Clemente Maria Hofbauer
Apesar de sempre manter uma alegria reservada e digna, santo Redentorista era gentil e sorridente. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.