Notícias

10 perguntas e respostas sobre os Missionários Redentoristas

Reunimos questões que podem esclarecer suas dúvidas

Escrito por Redentoristas

07 FEV 2024 - 16H15 (Atualizada em 08 FEV 2024 - 10H45)

Mário Pereira

Se você quer saber mais sobre a Congregação do Santíssimo Redentor ou dos Missionários Redentoristas, você chegou ao lugar certo!

São muitos os que têm interesse no carisma e na espiritualidade redentorista e buscam informações para compreender melhor a missão e a vocação que nasceu no coração de Santo Afonso Maria de Ligório.

Então, separamos 10 perguntas e respostas que podem esclarecer algumas dúvidas. Vamos lá!

1 Quem é o fundador da Congregação?

O fundador dos Missionários Redentoristas foi um promissor advogado italiano, chamado Afonso de Ligório. Ele se sentiu chamado a fazer a diferença para os pobres e abandonados de sua época. Em seu coração, havia uma pergunta insistente: O que devo fazer para herdar a Vida Eterna? Ele encontrou sua resposta ao formar um pequeno grupo de missionários na Itália.

Ele fez isso com a ajuda de uma irmã visionária e cofundadora dos Redentoristas, a beata Maria Celeste Crostarosa. A fundação aconteceu em 09 de novembro de 1732. Esse passo inicial foi verdadeiramente abençoado por Deus e, hoje, a congregação cresce a cada dia em todo o mundo.

2  Que tipo de trabalho é realizado pelos Redentoristas?

Os Redentoristas têm um carisma especial dentro da Igreja, para pregar o Evangelho aos pobres e abandonados. É um carisma missionário, que faz com que muitos dos religiosos ao redor do mundo precisem viajar dentro de suas províncias e realizar missões paroquiais.

Além de sair para pregar o Evangelho, seguindo a tradição de Santo Afonso, os redentoristas também são muito requisitados para administrar casas de retiros, instituições educacionais e obras sociais. Outros assumem a tarefa de formar, discernir e educar a próxima geração de redentoristas.

Em todo o mundo, os Redentoristas também alimentam a fome espiritual de muitos peregrinos que visitam seus santuários e lugares sagrados, como é o caso do Brasil, com o Santuário Nacional de Aparecida, e nas Filipinas, do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

:: Conheça os santuários brasileiros dirigidos por Missionários Redentoristas

3  O que são as Santas Missões Redentoristas?

Este é um trabalho intenso de evangelização junto a famílias e comunidades paroquiais. A partir do pedido de um pároco de uma igreja, os redentoristas são chamados a contribuir para o fortalecimento e reavivamento da fé de pessoas afastadas e das lideranças da própria comunidade.

:: Entenda como é o trabalho realizado no Brasil

4  Quantos Redentoristas existem em todo o mundo e em que países eles estão presentes?

A congregação conta hoje com cerca de 4,6 mil homens que professaram votos religiosos, ou seja, são padres ou irmãos redentoristas. Esses homens de fé compartilham, em todo o mundo, dois sentimentos: uma forte paixão pelo Evangelho e pelas pessoas. Estão presentes em mais de 70 países, nos cinco continentes. 

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Missionários Redentoristas pedem a intercessão de Nossa Senhora Aparecida


Existem santos ou beatos redentoristas?

O próprio fundador Santo Afonso Maria de Ligório, que é Doutor da Igreja e Patrono dos Confessores e Moralistas. Em segundo lugar, tão famoso quando seu mestre fundador, São Geraldo Majella, o “Santo das Mães e Gestantes”. A beata Maria Celeste Crostarosa, amiga, visionária e cofundadora dos Redentoristas; São Clemente Hofbauer, chamado de ‘segundo fundador’, por ter levado a congregação aos Alpes e além da Itália e São João Neumann, bispo, pastor e primeiro santo dos EUA. 

Temos ainda, o Beato Januário Sarnelli, missionário incansável, que trabalhou no resgate de mulheres em situação de prostituição e também o Beato Pedro Donders, missionário holandês que viveu para evangelizar leprosos da Batávia, no Suriname. Temos ainda o Beato Francisco Seelos, confessor, formador e missionário, o Beato Gaspar Stanggassinger, professor; e outros mártires.

:: Descubra todos os santos e beatos redentoristas

6  Qual é a ligação entre os Redentoristas e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro?

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem origem na Ilha de Creta, na Grécia, mas foi venerado em Roma na Igreja de São Mateus no final do século XV. Esta igreja foi destruída pelas forças de Napoleão em 1798 e o ícone ficou perdido por um tempo, quando padres agostinianos o salvaram e a mantiveram em sua capela particular. Mais de sessenta anos depois, o quadro foi descoberto e, por ordem do Papa Pio IX, foi entronizado em 1866 para veneração pública na igreja redentorista de Santo Afonso, em Roma, construída em 1854 no local original da Igreja de São Mateus.

Naquela data, Papa Pio IX disse uma frase marcante aos Redentoristas: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”. Desde então, os Redentoristas fizeram exatamente isso e hoje existe uma devoção mundial, especialmente com a Novena Perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

:: Saiba como rezar a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

Thiago Leon.
Thiago Leon.
Missionários divulgaram o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ao mundo tudo.


7
  Quem pode se tornar um Missionário Redentorista?

A entrada de um jovem ou adulto na Congregação Redentorista pode ter diferenças de uma província para a outra. A província é uma forma de organização dos missionários por cidades, estados ou países.

No Brasil são diversas unidades e entre elas o acompanhamento vocacional pode ter diferenças. Na Província Nossa Senhora Aparecida, a maior do país em número de missionários, os jovens podem entrar a partir do término do Ensino Fundamental, por volta dos 14 anos, e até no máximo, aos 45 anos.

:: Quer ser um Missionário Redentorista? Envie sua mensagem

8  Existem congregações femininas Redentoristas?

Há algumas congregações e institutos religiosos femininos que vivenciam o carisma redentorista. Temos primeiramente a Ordem do Santíssimo Redentor, formada pelas Monjas Redentoristas, que são de vida contemplativa.

Existem, além delas, diversas Congregações de Irmãs Religiosas vinculadas ao carisma missionário como as Oblatas do Santíssimo Redentor, as Mensageiras do Amor Divino, as Irmãs da Copiosa Redenção, as Filhas de Nossa Senhora de Fátima e inúmeros outros institutos em diversos países.

Reprodução
Reprodução
Monjas Redentoristas são membros da Família Redentorista.


9
  Quais votos religiosos os Redentoristas fazem?

Os redentoristas fazem votos de pobreza, castidade e obediência, bem como o Voto de Perseverança para permanecer na Congregação até a morte.

:: Entenda o que são os votos de pobreza, castidade e obediência

10 Os Redentoristas usam um hábito?

O hábito é o sinal da consagração do religioso. Os Redentoristas têm um hábito, mais frequentemente visto hoje em dia quando os confrades estão em missão, pregando ou nos dias de festa. O hábito oficial é na cor preta, mas tem também no branco e cinza-claro. Acompanha esta vestimenta a faixa, o rosário, a medalha e a cruz.

:: Qual o sentido do Hábito Redentorista?

touch_app E aí, tem alguma dúvida sobre os Missionários Redentoristas? Envie pra gente! 

Fonte: Texto adaptado do padre Richard Reid, Província de Londres.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...