Notícias

3 atitudes para viver o Advento na pandemia

Escrito por Elisangela Cavalheiro

24 NOV 2020 - 15H28 (Atualizada em 24 NOV 2020 - 16H42)

Shutterstock

A celebração do Advento e Natal em 2020 será um pouco diferente, mas não menos especial. Vivenciando uma pandemia, é importante encontrar maneiras de vivenciar a nossa fé enquanto aguardamos a grande festa do nascimento do Menino Jesus.

Muitos de nós vão sentir falta de estar pessoalmente com seus familiares e muitos também vão viver este Natal sem algumas tradições. Talvez possamos tirar uma lição, entre tantas dessa pandemia, para a nossa preparação para o Natal.

Três atitudes podem nos ajudar a viver melhor esta festa tão importante do calendário cristão de uma maneira toda diferente, mas repleta de fé e amor.

Novena de Natal em família

A Novena de Natal é uma tradição muito esperada neste tempo. Nela costumamos aproveitar o momento de oração para visitar amigos, vizinhos e reunir grandes famílias. Este ano, você é encorajado a se reunir virtualmente com o seu “grupo” da Novena ou com sua família imediata, a que mora na mesma casa que você e que é sua Igreja doméstica.

Se você já tem este costume de reunir a sua família para rezar está de parabéns, mas muitas ainda não fazem nenhuma oração em comum. Então, aproveite para rezar juntos diante da árvore de Natal e do presépio e criar bons momentos em família. Nesse mesmo sentido, você pode preparar uma coroa do Advento da família para acender a cada domingo do Advento.

Manifestar solidariedade

Leia MaisPe. Ulysses discute o Advento no programa "Em Comunhão"Reflita as quatro semanas do Advento com Santo AfonsoO Natal de 2020 poderá ser mais difícil para muitas famílias, especialmente, as que passam por dificuldades materiais. No Natal as igrejas costumam arrecadar doações de alimentos e brinquedos, além de promover encontros festivos para as pessoas mais vulneráveis.

Somos convidados a manifestar ainda mais a nossa solidariedade e compaixão com as campanhas natalinas. Procure se informar onde estão precisando de doações, existem muitas formas de ajudar mesmo sem sair de casa.

Deixar o consumismo de lado

Muito tempo antes da Igreja se abrir para a reflexão em preparação para o Natal já vemos imensas vitrines que saltam os nossos olhos, e não só nas ruas! As ofertas irresistíveis já estão nos sites que visitamos no celular ao alcance através de um clique.

Jesus nasceu na simplicidade e sua mensagem não tem nada a ver com consumismo. E isso não quer dizer que você não pode presentear as pessoas, mas que é preciso refletir se temos autocontrole diante das compras de Natal. Viver o Natal deve ser mais do que usar roupas novas, ganhar presentes e celebrar tudo com muita comida e bebida.

Aproveite a pandemia, que já nos fez refletir muito sobre o que é realmente importante em nossas vidas, para rever seus hábitos de consumo no Natal.

Feliz Advento pra você!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...