Notícias

4º dia da Novena aponta Maria como exemplo para uma Igreja viva em missão

Pe. Christovão Przychocki, C.Ss.R, destacou três virtudes de Nossa Senhora como modelos de vida e caminho

Escrito por Mário Pereira

06 OUT 2022 - 15H57 (Atualizada em 07 OUT 2022 - 08H15)

Thiago Leon

O 4º dia da Novena em preparação para a Festa da Padroeira de 2022 trouxe como tema: “Com Maria, construir uma Igreja-missão”. A celebração no Santuário Nacional teve como pregador o Pe. Christovão Przychocki, C.Ss.R, pároco da Paróquia da Ressureição do Senhor, de Salvador (BA). 

Leia Mais3º dia da Novena celebra nossa comunhão como IgrejaImportância da Igreja-Participação é lembrada no 2º dia da Novena

A animação foi do Pe. Reinaldo Beijamin, C.Ss.R, que esteve ao lado dos oficiantes Pe. Pedro (Jaroslaw) Gruzdz, C.Ss.R, Pe. Moisés dos Santos Júnior, da Arquidiocese de Aparecida, e do Pe. Luiz Carlos Treider, C.Ss.R.

O Pe. Christovão recordou o tema do dia em sua reflexão:

“Nós necessitamos do amor, do abraço, do carinho. Por isso, queremos aproveitar esse momento de oração, para que possamos sair daqui consolados, confortados e abençoados. Isso é a Igreja, uma Igreja viva. Nós somos uma Igreja viva em missão e nós temos uma missão para cumprir aqui, nesta terra”.

A nossa missão evangelizadora foi destacada pelo pregador durante a homilia:

“Deus te deu o Espírito Santo. Ele marcou o seu coração com a força do Espírito Santo, para que você possa continuar a missão iniciada por Jesus, a missão que Ele deixou em nossas mãos. Por isso, a sua presença, a sua pessoa é fundamental. Você é importante para Deus, nós somos importantes para Deus e para a Igreja. A Igreja não é só a estrutura, a Igreja somos nós”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Devotos cantam e participam do 4º dia da Novena da tarde no Santuário Nacional


O Missionário Redentorista, herdeiro de uma espiritualidade redentora, lembrou que o primeiro passo para uma missão está em nosso coração:

“Meu irmão, minha irmã, não tem como fazer missão se a gente não tiver o coração unido ao coração de Jesus. Como falar de amor se o meu coração está cheio de ódio? Como falar do perdão, da misericórdia, se o meu coração está cheio de raiva? Como falar de paz, se não tenho paz no meu coração?

Para o padre polonês, Maria nos ensinou três virtudes para uma vida missionária, na construção da nossa Igreja:

“A primeira é a importância da escuta da Palavra de Deus. Maria sempre escutava a voz do Senhor, estava sempre atenta à Palavra de Deus e nós, hoje em dia, precisamos escutar o que o Senhor nos diz (...) A segunda virtude é o serviço. Aquilo que Maria escutou, acolheu no coração e colocou em prática. Por isso, Maria nos ensina a servir a Deus e a servir o próximo. A terceira virtude que Maria nos ensina é ter o coração humilde. Deus ama um coração humilde e Deus detesta um coração orgulhoso, prepotente. Maria poderia se aproveitar do privilégio de ser a Mãe do Salvador e se tornar uma mulher orgulhosa, prepotente, mandando e desmandando. Maria permaneceu sendo a humilde serva do Senhor".

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira continua até o dia 11 de outubro, com as celebrações da Novena da tarde, às 15h, e da Novena solene, às 19h, com o tema geral: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

Assista à íntegra do 4º dia da Novena da tarde:

Live A12

Antes da Novena solene, o destaque fica para a Live A12, que será realizada até a próxima terça-feira (11/10), sempre às 18h30, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A equipe do A12 traz convidados especiais para falar sobre o tema diário da Novena, além de entradas interativas ao vivo, direto da Casa da Mãe Aparecida, em entrevistas com os devotos e peregrinos.

.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...