Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

4º dia da Novena aponta Maria como exemplo para uma Igreja viva em missão

Pe. Christovão Przychocki, C.Ss.R, destacou três virtudes de Nossa Senhora como modelos de vida e caminho

Escrito por Mário Pereira

06 OUT 2022 - 15H57 (Atualizada em 07 OUT 2022 - 08H15)

Thiago Leon

O 4º dia da Novena em preparação para a Festa da Padroeira de 2022 trouxe como tema: “Com Maria, construir uma Igreja-missão”. A celebração no Santuário Nacional teve como pregador o Pe. Christovão Przychocki, C.Ss.R, pároco da Paróquia da Ressureição do Senhor, de Salvador (BA). 

Leia Mais3º dia da Novena celebra nossa comunhão como IgrejaImportância da Igreja-Participação é lembrada no 2º dia da Novena

A animação foi do Pe. Reinaldo Beijamin, C.Ss.R, que esteve ao lado dos oficiantes Pe. Pedro (Jaroslaw) Gruzdz, C.Ss.R, Pe. Moisés dos Santos Júnior, da Arquidiocese de Aparecida, e do Pe. Luiz Carlos Treider, C.Ss.R.

O Pe. Christovão recordou o tema do dia em sua reflexão:

“Nós necessitamos do amor, do abraço, do carinho. Por isso, queremos aproveitar esse momento de oração, para que possamos sair daqui consolados, confortados e abençoados. Isso é a Igreja, uma Igreja viva. Nós somos uma Igreja viva em missão e nós temos uma missão para cumprir aqui, nesta terra”.

A nossa missão evangelizadora foi destacada pelo pregador durante a homilia:

“Deus te deu o Espírito Santo. Ele marcou o seu coração com a força do Espírito Santo, para que você possa continuar a missão iniciada por Jesus, a missão que Ele deixou em nossas mãos. Por isso, a sua presença, a sua pessoa é fundamental. Você é importante para Deus, nós somos importantes para Deus e para a Igreja. A Igreja não é só a estrutura, a Igreja somos nós”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Devotos cantam e participam do 4º dia da Novena da tarde no Santuário Nacional


O Missionário Redentorista, herdeiro de uma espiritualidade redentora, lembrou que o primeiro passo para uma missão está em nosso coração:

“Meu irmão, minha irmã, não tem como fazer missão se a gente não tiver o coração unido ao coração de Jesus. Como falar de amor se o meu coração está cheio de ódio? Como falar do perdão, da misericórdia, se o meu coração está cheio de raiva? Como falar de paz, se não tenho paz no meu coração?

Para o padre polonês, Maria nos ensinou três virtudes para uma vida missionária, na construção da nossa Igreja:

“A primeira é a importância da escuta da Palavra de Deus. Maria sempre escutava a voz do Senhor, estava sempre atenta à Palavra de Deus e nós, hoje em dia, precisamos escutar o que o Senhor nos diz (...) A segunda virtude é o serviço. Aquilo que Maria escutou, acolheu no coração e colocou em prática. Por isso, Maria nos ensina a servir a Deus e a servir o próximo. A terceira virtude que Maria nos ensina é ter o coração humilde. Deus ama um coração humilde e Deus detesta um coração orgulhoso, prepotente. Maria poderia se aproveitar do privilégio de ser a Mãe do Salvador e se tornar uma mulher orgulhosa, prepotente, mandando e desmandando. Maria permaneceu sendo a humilde serva do Senhor".

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira continua até o dia 11 de outubro, com as celebrações da Novena da tarde, às 15h, e da Novena solene, às 19h, com o tema geral: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

Assista à íntegra do 4º dia da Novena da tarde:

Live A12

Antes da Novena solene, o destaque fica para a Live A12, que será realizada até a próxima terça-feira (11/10), sempre às 18h30, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A equipe do A12 traz convidados especiais para falar sobre o tema diário da Novena, além de entradas interativas ao vivo, direto da Casa da Mãe Aparecida, em entrevistas com os devotos e peregrinos.

.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...