Notícias

Importância da Igreja-Participação é lembrada no 2º dia da Novena

Pe. Luiz Carlos Treider, C.Ss.R, relembrou que Nosso Redentor incluía a todos os marginalizados e excluídos

Escrito por Mário Pereira

04 OUT 2022 - 16H07 (Atualizada em 06 OUT 2022 - 14H59)

Thiago Leon

O segundo dia da Novena em preparação para a Festa da Padroeira de 2022 trouxe como tema “Com Maria, construir uma Igreja-Participação!”. Nesta terça-feira, 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, a celebração da Novena da tarde teve como pregador o Pe. Luiz Carlos Treider, C.Ss.R., que atua na pastoral do Santuário Nacional de AparecidaLeia Mais1º dia da Novena destaca Maria como modelo para o caminho sinodal da IgrejaRedentoristas celebram a Novena da tarde no Santuário Nacional

A celebração teve animação do Pe. Henrique Maciel, C.Ss.R, além dos oficiantes Ir. Ian Luiz da Silva, C.Ss.R, Pe. Braz Romeiro Portes, C.Ss.R, e o Pe. Silvio César Florêncio, C.Ss.R.

O Pe. Luiz Carlos Treider, durante a homilia, relembrou o tema do dia, a importância de uma Igreja-Participação, e as palavras de Santo Oscar Romero:

“[A Igreja] não exclui, não marginaliza e não destrata ninguém. Assim deve ser a Igreja. A Igreja de Jesus é assim e nós temos o bonito exemplo nessa Novena, de Santo Oscar Romero, que foi grande defensor dos pobres, feridos em sua dignidade e direitos fundamentais, que sempre dizia: deixem meu povo viver. Palavras de Santo Oscar Romero”.

O pregador relembrou que o Redentor sempre fez questão de incluir os marginalizados:

"Na Igreja de Jesus todos devem participar, todos! Ninguém deve ficar de fora. Jesus incluía a todos marginalizados e excluídos de sua época. As mulheres que eram discriminadas, que eram culpadas pelo pecado original, as crianças que nem eram contadas como gente (...) assim, também hoje, a Igreja deve acolher a todos, sem excluir ou discriminar ninguém. Todos devem ter oportunidades iguais de participar ativamente na Igreja. Mulheres e homens, negros, indígenas e brancos, pobres e ricos, heterossexuais e homossexuais, casais com o sagrado matrimonio e casais amasiados. Todos são chamados por Jesus e devem fazer parte da nossa Igreja da mesma forma”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Celebração reforçou a importância de incentivar a participação de todos em nossa Igreja


Além de incluir, o Missionário Redentorista reforça a importância de incentivar a participação de todos em nossa Igreja.

“Se queremos que a Igreja continue viva e forte, devemos promover o surgimento de novas lideranças e nos alegrarmos se novas pessoas e adolescentes começarem a servir nas pastorais da comunidade. Quantas comunidades reclamam que a Igreja está envelhecendo, que não há presença dos jovens, dos adolescentes, na comunidade, na Igreja? Precisamos ver a causa disso. Como podemos querer que haja jovens e adolescentes se não incentivamos desde o início a participação? Começando pelos pais, como é importante o incentivo dos pais! José e Maria dão o exemplo. Eles apresentam o menino Jesus ao templo, desde o começo o Menino Jesus é levado para ser apresentado ao templo”.

Maria, nossa Mãe, também foi recordada nas palavras do Pe. Luiz Carlos Treider:

“Como é importante estender a mão àquele que precisa de nossa ajuda. Rezar uns pelos outros. Assim viviam os primeiros cristãos e Maria fazia parte dessa primeira comunidade. Com ela iniciou-se a Igreja de Jesus somos todos nós. Somos os membros e Jesus é a cabeça que chamamos de Igreja”.

Por fim, o padre trouxe à memória dos presentes a figura de São Francisco de Assis, celebrado neste dia 4 de outubro: Leia MaisPor que São Francisco é padroeiro dos animais?

“Hoje celebramos São Francisco de Assis. Dele aprendemos a viver na humildade, no desapego dos bens materiais. Ele nos ensina que amar a Deus é amar e zelar por toda a criação de Deus. Que o Espírito Santo nos encaminhe sempre para que sigamos sempre o caminho de Jesus”.

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira segue até o dia 11 de outubro, com as celebrações da Novena da tarde, às 15h, e da Novena solene, às 19h, com o tema geral: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.


Assista à íntegra do 2º dia da Novena da tarde:

Live A12

Além de toda a programação oficial do Santuário Nacional durante a Novena e Festa da Padroeira, destacamos também a Live A12, que acontece todos os dias, às 18h30, antes do início da Novena Solene, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A Live traz sempre um convidado especial para explicar e trazer clareza sobre o tema diário da Novena, além de entradas interativas ao vivo, direto da Casa da Mãe Aparecida com informações e entrevistas com os devotos e peregrinos.

.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.