Notícias

5 ideias simples para incentivar as vocações

Escrito por Redentoristas

12 MAI 2021 - 08H00 (Atualizada em 13 OUT 2023 - 10H04)

Secretariado Vocacional Redentorista

Quando falamos sobre vocação temos que ter em mente: todos somos inspirados por Deus para seguir uma vocação.

Se Deus nos chama é preciso saber distinguir a sua voz em meio a tantas outras vozes. Por isso, um grande desafio no caminho do discernimento vocacional é saber ouvir a voz de Deus que ressoa no coração e chama para viver uma vocação, seja a leiga (matrimônio e serviço leigo); sacerdotal e religiosa ou na vocação missionária.

Também precisamos compreender que quanto mais alguém é incentivado, mais ele tende a corresponder positivamente para alguma realidade. Logo, encorajar as vocações é uma responsabilidade que toca a todos na Igreja e é uma tarefa muito importante. 

Por isso, listamos cinco ideias simples para ajudar todos os católicos na missão de serem incentivadores da Cultura Vocacional, ou seja, que a vocação é algo que diz respeito ao sentido da nossa existência. Assim, incentivados para descobrir a vocação teremos pessoas mais realizadas no plano de Deus. 

:: Somos chamados a promover todas as vocações

Veja a seguir!

Thiago Leon
Thiago Leon
Missa vocacional março de 2022



1 - Reze

É a primeira tarefa que todo cristão católico deve fazer: rezar pelo aumento das vocações, especialmente, ao sacerdócio e à vida consagrada. Jesus diz em Mateus 9, 38: “Pedi ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a vinha”. Se quisermos mais padres, irmãs e irmãos, todos devemos pedir.

2 - Ensine os jovens a rezar

O Papa Bento XVI disse que, a menos que ensinemos nossos jovens a orar, eles nunca ouvirão Deus chamando-os para um relacionamento mais profundo com Ele e para o discipulado da Igreja, e para reconhecer a vocação para que foram chamados.

3 - Convide jovens e adolescentes

Para que os jovens e adolescentes considerem refletir sobre a sua vocação, eles precisam ser incentivados a conhecer mais sobre as diversas vocações que existem, ter experiências vocacionais diferentes para fazer uma escolha coerente com o desejo de Deus para o seu coração.

Para que os jovens se sintam chamados a vida religiosa e sacerdotal precisamos ainda ter um segundo estímulo. Um bom exemplo é dizer: “Vejo em você as qualidades que dariam um bom padre/ uma boa irmã e eu encorajo você a rezar nessa intenção”. Esta é uma forma não invasiva de estimular a abertura para estas vocações.

4 – Torne atraente

Mostre que toda vocação é um chamado de Deus, e que se for para o sacerdócio este é um chamado para ser um pai espiritual para toda a família da fé. Da mesma forma, a vida consagrada para uma jovem é um apelo a unir-se a Cristo de uma forma única e a ser mãe espiritual para aqueles que encontra na sua vida e no serviço. Eis um desafio!

5 – Fale sobre vocação

É preciso falar regularmente sobre as vocações para que uma “cultura vocacional” se enraíze nas paróquias e nos lares. Isso significa, antes de mais nada, que as pessoas precisam ouvir sobre as vocações dos sacerdotes e das irmãs e irmãos religiosos, como para uma família que seja vivida na graça de Deus, e isso em todo o momento, seja por meio de homilias, orações dos fiéis, encontros, atividades. Vocações mantidas fora de vista estão fora da mente, pense nisso!

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...