Quando falamos sobre vocação temos que ter em mente: todos somos inspirados por Deus para seguir uma vocação.
Se Deus nos chama é preciso saber distinguir a sua voz em meio a tantas outras vozes. Por isso, um grande desafio no caminho do discernimento vocacional é saber ouvir a voz de Deus que ressoa no coração e chama para viver uma vocação, seja a leiga (matrimônio e serviço leigo); sacerdotal e religiosa ou na vocação missionária.
Também precisamos compreender que quanto mais alguém é incentivado, mais ele tende a corresponder positivamente para alguma realidade. Logo, encorajar as vocações é uma responsabilidade que toca a todos na Igreja e é uma tarefa muito importante.
Por isso, listamos cinco ideias simples para ajudar todos os católicos na missão de serem incentivadores da Cultura Vocacional, ou seja, que a vocação é algo que diz respeito ao sentido da nossa existência. Assim, incentivados para descobrir a vocação teremos pessoas mais realizadas no plano de Deus.
:: Somos chamados a promover todas as vocações
Veja a seguir!
1 - Reze
É a primeira tarefa que todo cristão católico deve fazer: rezar pelo aumento das vocações, especialmente, ao sacerdócio e à vida consagrada. Jesus diz em Mateus 9, 38: “Pedi ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a vinha”. Se quisermos mais padres, irmãs e irmãos, todos devemos pedir.
2 - Ensine os jovens a rezar
O Papa Bento XVI disse que, a menos que ensinemos nossos jovens a orar, eles nunca ouvirão Deus chamando-os para um relacionamento mais profundo com Ele e para o discipulado da Igreja, e para reconhecer a vocação para que foram chamados.
3 - Convide jovens e adolescentes
Para que os jovens e adolescentes considerem refletir sobre a sua vocação, eles precisam ser incentivados a conhecer mais sobre as diversas vocações que existem, ter experiências vocacionais diferentes para fazer uma escolha coerente com o desejo de Deus para o seu coração.
Para que os jovens se sintam chamados a vida religiosa e sacerdotal precisamos ainda ter um segundo estímulo. Um bom exemplo é dizer: “Vejo em você as qualidades que dariam um bom padre/ uma boa irmã e eu encorajo você a rezar nessa intenção”. Esta é uma forma não invasiva de estimular a abertura para estas vocações.
4 – Torne atraente
Mostre que toda vocação é um chamado de Deus, e que se for para o sacerdócio este é um chamado para ser um pai espiritual para toda a família da fé. Da mesma forma, a vida consagrada para uma jovem é um apelo a unir-se a Cristo de uma forma única e a ser mãe espiritual para aqueles que encontra na sua vida e no serviço. Eis um desafio!
5 – Fale sobre vocação
É preciso falar regularmente sobre as vocações para que uma “cultura vocacional” se enraíze nas paróquias e nos lares. Isso significa, antes de mais nada, que as pessoas precisam ouvir sobre as vocações dos sacerdotes e das irmãs e irmãos religiosos, como para uma família que seja vivida na graça de Deus, e isso em todo o momento, seja por meio de homilias, orações dos fiéis, encontros, atividades. Vocações mantidas fora de vista estão fora da mente, pense nisso!
CAS Santo Afonso inicia atividades em novo endereço, no bairro Casa Verde
Unidade mudou-se para um espaço mais amplo na Zona Norte de São Paulo
Igreja Santa Cruz em Araraquara (SP) celebra festa em honra de sua titular
Neste ano, a igreja traz o tema "Santa Cruz, luz e esperança para nossa vida!", para marcar de forma especial as reflexões do novenário e da festa em honra da Santa Cruz.
3 versículos bíblicos que inspiram os Missionários Redentoristas
No mês da bíblia, separamos três versículos bíblicos que inspiram os Redentoristas em sua missão na Congregação do Santíssimo Redentor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.