A história da Congregação do Santíssimo Redentor está atrelada, desde os seus princípios, à comunicação. O seu fundador, Santo Afonso Maria de Ligório, levou por meio de escritos – principalmente pelo mais famoso deles, o livro Glórias de Maria – a mensagem sobre a vivência da fé e da espiritualidade cristã. Leia MaisRedentoristas: herdeiros da comunicação afonsianaA comunicação de Deus na Bíblia e no hoje de nossa história
Em Aparecida (SP), os Missionários Redentoristas alemães tão logo chegaram e poucos anos depois já inauguraram uma oficina gráfica, que mais tarde se tornaria a Editora Santuário. De lá para cá, com a aplicação dos meios de comunicação à pregação missionária, sobretudo nas Santas Missões, passou a atingir um público cada vez mais amplo.
A comunicação na Mensagem de Aparecida foi consolidada com a Rádio Aparecida, fundada em 1951. Alguns Missionários Redentoristas como o Padre Vítor Coelho de Almeida e Padre Rubem Leme Galvão, contribuíram para levar os devidos valores missionários às residências de diversos cantos do Brasil.
O compromisso dos Redentoristas com o anúncio da Copiosa Redenção foi adaptado com novas linguagens, com o surgimento da TV Aparecida, em 2005, e do Portal A12, em 2010, além dos veículos de propagação da fé, da Família dos Devotos, como a Revista de Aparecida, Revista Jovens de Maria e Revista Devotos Mirins.
Atual diretor da Rádio Aparecida, o Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R, falou sobre a vocação dos filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório, na área da comunicação:
“Nós, Missionários Redentoristas, trazemos esta característica de sermos comunicadores do projeto do Reio de Deus, da Redenção Copiosa. Santo Afonso utilizou toda a sua capacidade de síntese teológica para falar às pessoas mais simples, mais humildes. Nesta linha de ser presença na Igreja, nós, filhos espirituais de Santo Afonso, entramos nesta área da comunicação como uma extensão da nossa atividade missionária. Os missionários falam ao coração das pessoas, ao coração do povo de Deus e trazem a riqueza da mensagem do Evangelho para o cotidiano. Santo Afonso nos traz esse legado e nós procuramos ter mais claro e presente este modelo de ação e de compromisso com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo."
O Irmão Orlando Augusto, C.Ss.R, diretor do Portal A12, destacou a importância e a responsabilidade de abordar a espiritualidade redentorista na Rede Aparecida de Comunicação:
“Antes de tudo é uma grande missão, que buscamos fazer com grande alegria, dedicação e sobretudo com muita esperança, anunciando a copiosa redenção com autêntica simplicidade de vida e de linguagem, como bem nos pedem nossas constituições. Não fazemos proselitismo. Mais do que apenas informar e comunicar fatos e acontecimentos, temos a missão de sermos sinais do amor e da misericórdia de Deus através dos meios em que trabalhamos e também a responsabilidade de fazer com que todos se sintam verdadeiramente discípulos e missionários de Cristo, cada um ao seu modo de vida, como bem nos ensina o documento de Aparecida”.
O pai e fundador da Congregação Redentorista é lembrado nas palavras do Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R, diretor de arte e pastoral da Fundação Nossa Senhora Aparecida:
“Santo Afonso nos ensina que um verdadeiro devoto de Nossa Senhora jamais se perde! Nossa espiritualidade redentorista, também é uma espiritualidade mariana. Santo Afonso pede que sejamos devotos de Nossa Senhora. Por isso, abordar a nossa espiritualidade aqui da Rede Aparecida de Comunicação é mais fácil, mas, também, uma grande responsabilidade, pois o nosso fundador foi o cantador das Glórias de Maria. Ao abordarmos a espiritualidade redentorista em nossos programas, buscamos transmitir que o centro da nossa missão é a Redenção de Jesus, o filho de Maria, da qual Afonso foi um grande devoto. E, ter a força dos meios de comunicação do Santuário Nacional, para propagarmos a Copiosa Redenção, é uma oportunidade que não podemos desperdiçar, principalmente, para o crescimento de vocações redentoristas, que é o que vai garantir a continuação do sonho de Afonso, confiado a cada um de nós”.
Para celebrar neste domingo (8) o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 18 anos da TV Aparecida, e de 13 anos do Portal A12, separamos uma lista com 8 programas e conteúdos que carregam a espiritualidade Redentorista da Rede Aparecida de Comunicação. Confira!
Rádio Aparecida
Mundo Redentorista – toda segunda, às 13h33, e sábado, às 12h52
Programete divulga a vida e a missão dos Missionários Redentoristas.
Você também é chamado - exibido ao longo da programação
Exibido semanalmente, ao longo da programação, é apresentado pelo Secretariado Vocacional Redentorista e busca refletir sobre o chamado de Deus para todos nós. Somos convidados a rezar pelas diferentes vocações da Igreja, das quais somos chamados a viver.
Nossa Missão – todo domingo, às 7h
Programa divulga as ações missionárias, a vida e a espiritualidade dos Missionários Redentoristas, com especial destaque para as Santas Missões. É um programa dominical, com uma hora de duração, que está no ar desde 2006. Antes disso, com meia hora de duração, o programa era chamado de “Missionários Redentoristas com Você”.
TV Aparecida
Fortes na Fé - todo sábado, às 13h30
O programa enfatiza o elo entre Nossa Senhora e os Redentoristas, destacando o trabalho realizado em várias partes do mundo, bem como, a vida, a vocação e a trajetória dos Missionários na Congregação do Santíssimo Redentor.
Diálogos - de segunda a sexta-feira, às 11h30
Em sintonia com o Magistério da Igreja, com a fé e com a Palavra de Deus, o programa apresentado pelo Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R, pretender ajudar a formar consciências, formando pessoas comprometidas com a vida, a liberdade e a cidadania.
Fortes da Fé, o Musical - exibido em datas comemorativas
Série de musicais que visam trazer reflexões e canções para render graças a Jesus presente no Santíssimo Sacramento e homenagear a Nossa Senhora, através das vozes dos Missionários Redentoristas.
Portal A12
Tesouros Redentoristas - confira a página da série
Série mostra como a Congregação do Santíssimo Redentor busca valorizar suas vozes mais experientes e preciosas. Bispos, padres e irmãos, todos confrades redentoristas com mais de 90 anos de idade, relembram o primeiro amor à vocação religiosa, seus primeiros passos como missionários e os frutos que uma vida dedicada ao Evangelho proporcionou à suas vidas e aos que estão a sua volta.
Vozes da Missão - novo episódio sempre na 3ª sexta-feira do mês, no YouTube dos Missionários Redentoristas
O videocast do Portal A12 destaca o trabalho das Santas Missões Redentoristas. Os convidados compartilham suas trajetórias vocacionais e suas experiências no trabalho das equipes missionárias.
Outros conteúdos
A espiritualidade redentorista também está presente em diversos outros programas e conteúdos da Rede Aparecida de Comunicação, além das celebrações que são transmitidas diariamente pela Rádio Aparecida, TV Aparecida, YouTube do Santuário Nacional e pelas redes sociais da Rede Aparecida e do Santuário Nacional.
Vale destacar o trabalho mais que centenário da Editora Santuário, com seus mais de 500 livros publicados, mantendo vivo o objetivo de seus idealizadores, ao transformar vidas com textos que nos aproximam da Palavra de Deus.
Aos pés da Mãe Aparecida e unidos com pessoas do Brasil e do mundo pela Família dos Devotos, os herdeiros da comunicação afonsiana mostram que a essência de Deus é a comunicação. Junto aos Missionários Redentoristas, levemos a Boa Nova da redenção a todos os cantos do Brasil e do mundo!
Revista destaca a memória da Província Nossa Senhora Aparecida
“Focus Provincialis” traz artigo enriquecedor sobre a chegada dos pioneiros alemães na cidade de Aparecida (SP)
Irmão Bento Hiebl, artista sacro da Congregação Redentorista
Irmão Bento deixou para a Congregação a herança de um missionário consagrado para a arte sacra. Saiba mais!
Dia de Finados: celebrar a ressureição daqueles que adormeceram no Cristo
Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R, destaca a comemoração dos Fiéis Defuntos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.