Notícias

Último dia da Novena da tarde traz reflexão sobre o ardor missionário

Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R, Superior Provincial da Província de São Paulo, enalteceu Maria como inspiração para uma Igreja Missionária

Escrito por Mário Pereira

11 OUT 2022 - 16H23 (Atualizada em 11 OUT 2022 - 19H21)

Maria Alice Figueira/ A12

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira chega ao seu último dia nesta terça-feira (11/10), com o tema: “Com Maria, a Igreja do Brasil renova seu ardor missionário!”. Na Novena da tarde, com o Santuário Nacional repleto de devotos de Nossa Senhora, a pregação foi do Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, Superior Provincial da Província de São Paulo.

O último dia da Novena da tarde ainda contou com o Pe. Tiago Samuel Nunes, C.Ss.R, como animador, e com os oficiantes: Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R, Pe. Antônio Ferreira Pacheco, C.Ss.R, e Pe. Camilo Júnior, C.Ss.R.

Um dos capitulares no 26º Capítulo Geral Redentorista, Pe. Marlos iniciou sua homilia com um destaque para o ardor missionário de Maria:

“A Novena e Festa da Padroeira precisa e deve me acrescentar algo ao meu compromisso cristão (...) inspirando-nos na vida de Nossa Senhora, missionária. Deixar que nosso coração arda nessa mesma fé que Maria proclamou. Para que nela, possamos cantar as glórias de Deus”.

Maria Alice Figueira/ A12
Maria Alice Figueira/ A12
Devotos celebram a Mãe Aparecida durante o 9º dia da Novena em preparação para a Festa da Padroeira


O tema da Novena e Festa da Padroeira de 2022 “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, foi baseado na proposta do Papa Francisco para uma Igreja Sinodal. O pregador explicou o tema, passo a passo:

“O tema sempre começa indicando para nós na companhia de quem queremos fazer isso: 'Com Maria'. É ela que nos inspira, nos motiva, aponta o caminho. Ela que experimentou de perto essa graça, o amor à vida. 'Caminhar juntos': isso que significa a palavra sínodo”.

Para finalizar a explicação, Pe. Marlos exaltou a nossa democracia:

“Não queremos que prevaleça o individualismo, o autoritarismo. Queremos nos sentir em uma mesma causa. Não queremos regimes totalitários. Queremos caminhar juntos, respeitando as devidas instâncias, querendo bons governos, bons políticos, que caminhem conosco. Está vendo a implicância deste tema para a vida da Igreja, mas também para a sociedade? E qual a finalidade de tudo isso? É a última parte do tema: 'Construir uma Igreja Missionária'. A missão é a essência da Igreja, porque Jesus é um missionário, um enviado pelo Pai. Dois mil anos de cristianismo. Dois mil anos que a Igreja é missionária e não está concluída esta missão, que não é da Igreja, mas de todos nós, que somos a Igreja”.

A reflexão do Missionário Redentorista foi finalizada com uma direção para o caminho ao Reino de Deus:

“Irmãos e irmãs, que tenhamos essa inquietação em nosso coração. A nossa fé no Deus, em Jesus Cristo, a nossa devoção por Nossa Senhora, precisa fazer com que nos desinstalamos. Caminhemos rumo ao Reino de Deus, feito de justiça, de partilha, de honestidade, de boa política. Se pararmos para pensar a tarefa é árdua (...) Há muito a ser feito, acreditando no mesmo Espírito que levou Jesus a cumprir bem a sua missão. É esse mesmo Espírito que nos move, que veio sobre Maria e a tornou Mãe de Deus."

Maria Alice Figueira/ A12
Maria Alice Figueira/ A12
Nossa Senhora Aparecida é apresentada aos fiéis que acompanham a celebração no Santuário Nacional


A celebração ainda trouxe menções especiais. Primeiro, ao Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos: Dom Helder Câmara. Em memória dele, foram reverenciados os 70 anos da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da qual foi um dos fundadores. Antes da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, Pe. Marlos Aurélio também saudou o Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R, autor de livros como “Vivendo a Sinodalidade na Igreja” e “Celebrar a Palavra: manual do Ministro da Palavra”. Ele completou 70 anos nesta terça-feira, dia 11 de outubro.

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira ainda terá a celebração da Novena solene, às 19h, com pregação de Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS).

No dia 12 de outubro, dia em que celebramos a Mãe Aparecida, o Santuário Nacional traz uma programação que se estende desde a Vigília Mariana, durante a madrugada, até a Missa de Encerramento, às 19h.

Live A12

Antes da Novena solene, o destaque fica para a Live A12, que será exibida às 18h30, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A equipe do A12 traz convidados especiais para falar sobre o tema da Novena, além de entradas interativas ao vivo, direto da Casa da Mãe Aparecida, em entrevistas com os devotos e peregrinos.


Assista a íntegra do 9º dia da Novena da tarde:

.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...