Para os Missionários Redentoristas de Porto Rico, o dia 10 de junho de 1984 foi de muita alegria, pois nesse dia foi criada a Província de San Juan, formada por dois países: Porto Rico e República Dominicana.
Leia MaisA presença redentorista na África A presença redentorista nas FilipinasOs redentoristas desta província estão trabalhando com grande afinco em paróquias, escolas católicas, Missões Populares, movimentos apostólicos e casas de retiro. Assim nos fala um dos membros da Província: “Somos muito agradecidos a Deus pelas vocações que ele tem nos concedido, tanto de porto Rico como de São Domingos”.
Os desafios da realidade sociocultural, política e religiosa, além da escassez de pessoal, não impede a Província de buscar atender os lugares mais pobres e desassistidos, tanto em Porto Rico como na República Dominicana. Esse compromisso está impulsionando os redentoristas a um continuado processo de dinamização e atualização do carisma missionário e do seu agir pastoral.
Ao longo da história da Província foi necessário deixar algumas paróquias, onde o carisma redentorista já tinha sido anunciado e a Copiosa Redenção semeada, para que se pudesse assumir outras frentes apostólicas, em áreas onde fosse possível vivenciar com maior dinamismo o carisma missionário da Congregação.
Um dos trabalhos realizados atualmente pela Província de San Juan são as chamadas “Estações Missionárias” como a que já foi realizada em Puente de Jobos, em Guayana, na República Dominicana e a que atualmente está sendo realizada em Paraíso, também na República Dominicana. Nesta estação atuam também confrades da Região de Porto Príncipe, Haiti, além de confrades da própria província.
Nesta missão os redentoristas acolhem e se solidarizam com os imigrantes do Haiti que se mudam para a República Dominicana para que possam viver dignamente como pessoas e como filhos de Deus.
No dia 8 de dezembro de 2021 a Província de San Juan assumiu quatro novas paróquias em distantes áreas da República Dominicana, marcadas pela pobreza e pelo abandono espiritual e material.
Processo de reconfiguração
Assim como acontece nas demais conferências da Congregação, também os redentoristas da América Central e do Caribe estão em processo de reconfiguração, em vista do fortalecimento da missão.
A Província de San Juan está em processo de integração com a Província da América Central e com o Haiti. Desta integração está surgindo uma Unidade Redentorista com presença em 11 países; Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Cuba, Haiti, Porto Rico e República Dominicana, com todos os desafios jurídicos e práticos que isso representa.
Quando oficializada, esta será uma das maiores unidades da Congregação.
Informações: site cssr.news
Tradução: Pe. Inácio Medeiros, CSsR
Santuário da Lapa celebra setenário de Nossa Senhora da Soledade
Festa da co-padroeira da “Igreja de Pedra e Luz” conta com a presença de padres convidados para as pregações. Confira a programação!
8 momentos da presença redentorista na Rede Aparecida de Comunicação
Rede celebra o aniversário de 73 anos da Rádio Aparecida, de 19 anos da TV Aparecida, e de 14 anos do Portal A12. Confira a lista!
5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação
Conheça as histórias de Rute, Samuel, João Batista, Paulo e Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.