Notícias

A presença redentorista nas Filipinas

Província de Cebu

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R. (Juan Ribeiro)

Escrito por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

29 NOV 2021 - 10H58 (Atualizada em 29 NOV 2021 - 11H13)

Reprodução

O primeiro Missionário Redentorista chegou às Filipinas em 1905, depois de uma vigem de navio, desembarcando no Porto de Manila, capital do país.

O Padre Andrew Boylan, então Superior Provincial da Irlanda, chegou decidido a fundar uma missão redentorista no distante Oriente e, nos anos que se seguiram, redentoristas das províncias da Irlanda e da Austrália foram chegando para a nova missão, muitos ainda como estudantes professos.

Em 1928, os missionários australianos pregavam suas missões no norte do país, nas muitas ilhas do norte do arquipélago, começando pela capital, Manila. Os irlandeses iriam mais para o sul, evangelizando as ilhas do centro e do sul do arquipélago, chegando a Cebu em 30 de junho de 1906.

Reprodução
Reprodução

Criação de uma Província autônoma

Com o passar dos tempos, a região norte do país se transformou na Vice-Província da Austrália, tendo membros desse país e também das Filipinas, condição que ainda hoje persiste.

Em 1996, o sul do país, até então ligado à Irlanda, se tornou uma província independente, tendo sua sede em Cebu, a segunda maior cidade do pais. Neste ano de 2021, a Província de Cebu celebra, portanto, os 25 anos de sua criação.

Leia MaisA presença da Congregação Redentorista na RússiaCentro de Peregrinações de Witten - Países Baixos (Holanda)O primeiro campo de trabalho da atual província foi a cidade de Lapulapu, na ilha de Mactan. Dessa ilha, partiam para realizar missões nos povoados e ilhas mais próximas, mas, com o passar dos anos, foram consolidando sua missão, indo cada vez mais longe, estabelecendo 11 fundações em cinco ilhas diferentes.

Seguindo os passos de Santo Afonso, as missões foram sempre o principal trabalho apostólico, com muitos frutos. Algumas missões deram origem a fundações permanentes.

Devoção ao Perpétuo Socorro

Já no início dos trabalhos missionários, teve início outro elemento essencial a qualquer missão redentorista: A devoção à Mãe do Perpétuo Socorro. Isso foi uma escolha imediata, que hoje se transformou numa devoção nacional, tendo, sobretudo, o Santuário de Baclaran como referência.

Reprodução
Reprodução

Mais tarde, os missionários foram implantando outros trabalhos apostólicos de cunho redentorista, como a pregação de retiros ao povo, aos religiosos e ao clero. Depois aceitaram algumas paróquias e, desde o final da Segunda Guerra Mundial, são os capelães de um leprosário que existe em Cebu.

Nas Filipinas, os redentoristas sempre enfrentaram grandes desafios em sua missão, como os tempos difíceis da Segunda Guerra e o enfrentamento da ditadura de Ferdinando Marcos nos anos 70 e 80, com suas incontáveis vítimas, onde se inclui o redentorista Pe. Rudy Romano, mártir da ditadura por estar ao lado dos pobres e mais abandonados, lutando pela sua vida e por seus direitos.

A Congregação perseverou e a obra floresceu e, por isso hoje, louvam a Deus pelos 25 anos de caminhada como Província.

Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R. (Juan Ribeiro)
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.