Aparecida está prestes a receber mais uma vez a grandiosa Romaria do Terço dos Homens que, mais uma vez, traz milhares de pessoas a Aparecida.
Essa é uma ocasião propícia para percebermos como a oração do Santo Rosário, herança recebida do fundador Santo Afonso, é parte integrante da vida espiritual de um Missionário Redentorista e que o rosário que ele traz em sua cintura, como parte de seu hábito religioso, não é apenas um enfeite, mas pretende ser, de fato, expressão da vida de oração que fundamenta e solidifica o seu apostolado missionário.
Essa é também uma ocasião especial para relembrarmos a doutrina de Santo Afonso de Ligório, que muito a propósito é chamado de “Mestre da Oração”.
Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, foi um grande mestre da oração e da vida interior. Sua espiritualidade profundamente mariana nos lembra que Maria não é apenas a Mãe de Deus, mas também é nossa Mãe, a mais terna defensora e poderosa mediadora junto de seu Filho.
O Rosário, na perspectiva alfonsiana e por herança, na perspectiva redentorista, não é apenas uma simples repetição de fórmulas prontas, mas uma jornada do coração e da vida na missão salvífica de Cristo. Cada "Ave Maria" pronunciada torna-se um ato de amor que, como pequena gota, forma um rio que flui em direção ao coração de Jesus, por meio de Maria.
Com sua prática oracional e com seus ensinamentos, Santo Afonso nos convida a contemplar Nossa Senhora como Mãe da misericórdia, sempre pronta a interceder pelos pecadores e a apoiar os fracos. Rezar o Rosário, portanto, significa confiar-se àquela que nunca abandona seus filhos, especialmente quando eles são mais frágeis.
Rosário, repetição que educa o coração: Santo Afonso, que tanto falou da necessidade da oração perseverante, nos ensina que o Rosário é uma escola de constância. Não importa se a pessoa que reza esteja distraída ou cansada, imersa nas mil dificuldades e atividades do dia a dia, o importante é não abandonar a oração.
A contemplação dos mistérios: Cada dezena nos conduz a Jesus, através do olhar de Maria. As alegrias, as tristezas, a luz e a glória que meditamos nos quatro conjuntos do Santo Rosário também se tornam as etapas de aprofundamento da vida cristã.
E quantos santos, além de Afonso de Ligório, que foram homens e mulheres de oração, defendendo a eficácia da oração do rosário! Por isso, também a oração do Rosário sempre foi estimulada pelos papas da Igreja.
O Rosário pode ser visto também como um caminho pelo qual a mensagem da Igreja chega às pessoas mais simples e humildes. Santo Afonso, que gostava de pregar aos pobres e humildes, via no Rosário uma oração acessível a todos. Não são necessários grandes estudos: o coração e a fé são suficientes.
Em tempos de provação, a recitação familiar ou comunitária do Rosário torna-se força e consolo. Assim, Santo Afonso frequentemente aconselhava a recitá-lo em casa, como proteção espiritual contra o mal e contra as tentações e, ao mesmo tempo, fonte de unidade.
Em seus escritos e pregações, o Santo Redentorista enfatizou como o Rosário também é uma arma contra o mal, um caminho concreto para crescer em fé e caridade e para espalhar a devoção a Maria.
Rezar o Rosário com e como Santo Afonso significa deixar-nos guiar por Ele para uma fé mais encarnada e concreta, próxima ao coração do povo e, especialmente, dos pobres. É um convite para descobrir no Rosário não uma prática do passado, mas um sopro da alma, que nos mantém unidos a Cristo e à sua Mãe.
add_circle Qual a diferença entre o Terço e o Rosário?
Fonte: Instituto Histórico Redentorista
Uneser celebra a vida durante encontro em Aparecida (SP)
Confraternização, oração e fraternidade marcaram os dias de convivência do grupo Uneser, que celebrou amizades construídas ao longo de décadas. Confira!
Redentoristas lançam Centro de Assistência aos Migrantes no México
Projeto da Conferência Redentorista da América do Norte cria redes de acolhimento e serviços para migrantes em mobilidade na fronteira do México. Confira!
Nossa Senhora das Candeias é celebrada em Pituaçu (BA)
Entre oração, convivência e cultura baiana, a paróquia celebrou sua padroeira com novenário, quermesses e celebração solene que renovaram a devoção mariana. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.