Notícias

Aparecida acolhe primeira fase do 26º Capítulo Geral dos Redentoristas

Encontro reúne representantes de toda a América Latina e Caribe para discutir missão e vocação redentorista

Escrito por Redentoristas

24 ABR 2022 - 06H00 (Atualizada em 24 ABR 2022 - 06H45)

Thiago Leon

A Capital Mariana da Fé acolhe a partir deste domingo (24) a primeira fase do 26º Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor para discutir temas relacionados à missão afonsiana no mundo, especialmente diante de novos desafios. O encontro é um convite a “reimaginar a identidade redentorista”, como destaca o Documento de Trabalho para este Capítulo. A missa de abertura acontece às 18h, no Santuário Nacional de Aparecida.

O evento segue até dia 04 de maio de 2022, na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonsoem Aparecida (SP) e recebe cerca de 60 representantes entre padres, irmãos e leigos, vindos das diversas unidades que formam a Conferência da América Latina e Caribe.

Integram o evento, membros do Governo Geral vindos de Roma, incluindo: o padre Michael Brehl; superior geral, e os padres Alberto Esseveri; vigário geral, Rogério Gomes; conselheiro geral, Vicente Soria Fleitas; ecônomo geral e José Carlos Pontes Júnior; procurador-geral, além do padre Marcelo Araújo; coordenador da Conferência da América Latina e Caribe. São moderadores do encontro, os padres Joaquim Parron e Davi Lopez.

Reprodução
Reprodução


Desde 2009, a Congregação Redentorista vivencia o Capítulo Geral em três fases para envolver os religiosos e todos os que integram a missão afonsiana no processo de reflexão e tomada de decisão. Essa dinâmica, segundo padre Marlos Aurélio, superior da Província de São Paulo, se configura numa oportunidade para que todos sintam-se como "um corpo missionário, em vista do compromisso com a Igreja e com o povo de Deus, realizando bem a nossa missão". 

Leia MaisCongregação Redentorista anuncia data do Capítulo Geral em 2022 Saiba a importância dos Capítulos Gerais para os redentoristasPara o  coordenador da Conferência da América Latina e Caribe e responsável pela 1ª fase do Capítulo Geral, padre Marcelo Araújo, "o Capítulo Geral tem por finalidade fazer uma avaliação completa de toda a realidade da congregação, para saber se ela realmente está vivendo fielmente a proposta do carisma, da missão",  completa. 

"Outro elemento importante em nível de congregação é que o Capítulo Geral tem a função de eleger o novo Governo Geral da congregação, a indicação de alguns nomes para Superior Geral e também para o Conselho Geral. Na segunda fase, que é chamada "Fase Canônica", e que será realizada em Roma (Itália), os capitulares elegem o Superior Geral, os seis conselheiros e depois, entre seis conselheiros, escolhem aquele que vai ser o Vice Geral ou que chamamos de Vigário Geral", afirma o Pe. Marcelo Araújo

O coordenador ainda revelou como as questões da atualidade impactam no Capítulo:

"Nós vimos como foi forte, por exemplo, a questão do impacto da pandemia nas diferentes atividades da congregação e, mais particularmente aqui na América Latina, nós vimos que vários processos que foram pensados, acabaram sendo impactados, ficaram mais lentos e tiveram que ser postergados. Normalmente, nós vemos primeiro como a realidade interfere na situação daqueles que são os nosso interlocutores, que são os pobres e abandonados". 

Ao longo dos 10 dias, os capitulares irão discutir os temas levantados pelo Documento de Trabalho do Capítulo Geral a partir de sessões pela manhã e tarde, combinando apresentações, grupos de trabalho e sessões plenárias. No dia 30/04, os religiosos se reúnem novamente no Santuário Nacional, para a Celebração de Profissão Perpétua de dois religiosos da unidade paulista, os irmãos André Luiz Oliveira e Marco Lucas Tomaz.

:: Confira a cobertura do A12, no site A12.com/redentoristas e nas redes oficiais dos Redentoristas, no Facebook e no Instagram. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...