Notícias

Aparecida é expressão do “DNA” do povo brasileiro

Na história de Nossa Senhora Aparecida percebemos o quanto ela é expressão do povo brasileiro.

Escrito por Elisangela Cavalheiro

06 OUT 2020 - 12H34 (Atualizada em 30 SET 2021 - 16H00)

Thiago Leon

Uma pesquisa brasileira está mapeando pela primeira vez o genoma dos brasileiros. A proposta visa compreender melhor as características genéticas para ajudar a encontrar tratamentos mais eficazes para doenças presentes na população brasileira. A pesquisa é muito importante, porque considera que o nosso país provavelmente tem o mapa genético mais miscigenado do mundo, ou seja, que o povo brasileiro possui a maior mistura de raças e isso impacta na pesquisa de diversas formas. 

No caso da pesquisa, que ainda está em andamento, não temos mais informações, mas vendo de uma outra forma esse assunto; do ponto de vista da nossa devoção à Padroeira do Brasil, podemos dizer que Nossa Senhora Aparecida é uma expressão do "DNA" do povo brasileiro, e já vamos explicar como isso faz sentido! 

Se os brasileiros são resultado da mistura de índios, portugueses e africanos, a devoção a Nossa Senhora Aparecida surge exatamente neste contexto.

“A história da devoção a Nossa Senhora Aparecida se confunde com a história do povo brasileiro, porque ela pontilha no decorrer dos tempos esse vértice de identificação com nossa real brasilidade”, é o que pontua o historiador e missionário redentorista Irmão José Mauro Maciel.

Leia MaisVeja os bispos que estão na Novena de 20213 maneiras de manifestar sua devoção a Nossa Senhora AparecidaPor que Nossa Senhora Aparecida é Negra?Para o historiador, o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba no dia 17 de outubro de 1717 mostra “como a Mãe de Deus quis se identificar com as etnias que formam a nação brasileira”.

“A imagem encontrada nas águas, pelos pescadores, ‘parecia’, aos olhos de todos que a viam, um retrato personalizado da miscigenação brasileira. A imagem da Virgem Imaculada, ‘aparecida’ nas águas, possui traços europeus e está vestida à moda dos brancos, com cabelos indígenas e de cor negra”, pontua o missionário. 

No entanto, Aparecida e sua identificação com o povo brasileiro manifesta mais do que a nossa mistura racial, ela representa uma presença profética em nossa sociedade. O milagre do escravo Zacarias, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida teve uma “repercussão assustadora” para a época, acredita Irmão Maciel.

Para compreender a repercussão do milagre, precisamos voltar ao ano de 1827 quando ele ocorreu. Mais da metade da população negra e seus descendentes já eram livres, mas para ser livre era preciso provar sua liberdade e sua autonomia. Os negros ainda não eram tratados como libertos e viviam à margem dos direitos básicos. Segundo o historiador, leis que surgiram antes da lei da abolição (1888) ajudaram ainda mais a intensificar os maus tratos aos escravos.

“Há fortes indícios históricos de que a ‘libertação’ do escravo Zacarias tornou-se um fato profético, um prenúncio diante dessas leis geradoras de opressão e morte aos mais fracos e empobrecidos”, ressalta.

:: O que podemos aprender com os milagres de Aparecida

Se do encontro pelas mãos de pobres ribeirinhos; o milagre concedido ao escravo Zacarias e a imagem que manifesta o povo brasileiro em sua diversidade racial, Aparecida surge para unir um povo e vencer grandes desigualdades sociais.

“Na escola de Aparecida, havemos de aprender com o Evangelho de Jesus. É necessário nos comprometer com os valores humanos e a ética cristã. Essa é a razão por que Nossa Senhora da Conceição Aparecida se manifestou com rosto e fisionomia do povo brasileiro”, finaliza Irmão Maciel.

Nossa Senhora Aparecida, Mãe do povo brasileiro: rogai por nós!


arrow_forward Quer aprender mais sobre a história da devoção à Rainha e Padroeira do Brasil?

Irmão Maciel traz no livro "Mãe Aparecida no Brasil - História, Devoção e Missão", um relato sobre a devoção Mariana dentro do contexto brasileiro, integrando-a historicamente nos âmbitos político, social, econômico e eclesial, abordando especialmente a devoção em torno de Nossa Senhora Aparecida. 

:: Adquira aqui na loja da Editora Santuário

Thiago Leon
Thiago Leon


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...