Nesta sexta-feira (14), duas intensas sessões plenárias foram destaque no encerramento da Assembleia Capitular da Província Nossa Senhora Aparecida, que aconteceu no Seminário Santo Afonso em Aparecida (SP) entre os dias 10 e 14 de novembro.
A primeira sessão teve como foco a discussão sobre três assuntos específicos:
Em um segundo momento houve o estudo e revisão de artigos mais complexos. Foram cinco dias de profunda reflexão, oração e decisões institucionais.
.:: Relembre como foi o início das sessões plenárias ::.
Desde o início, a Assembleia se concentrou no estudo e análise de textos que estarão presentes no Estatuto Provincial, sendo um documento fundamental onde constarão as normas que irão reger a Província Nossa Senhora Aparecida.
Os temas estudados nessa Assembleia Capitular para composição do Estatuto incluíram:
Vida Clerical: estabelece as bases para a vida consagrada e apostólica dos confrades;
Governo Provincial e Comunidades Locais: o texto define a composição e a missão do Governo Provincial, responsável por administrar as atividades e garantir o alinhamento com as regras da Congregação, além de detalhar a estrutura do Governo das Comunidades Locais;
Planejamento de Vida Comunitária e Conselho Doméstico: discutidos no quarto dia, estes pontos visam alinhar os membros da comunidade em torno de um propósito comum e auxiliar o Superior Local no exercício de seu governo.
A estrutura da Assembleia, com reuniões em grupo intercaladas com sessões plenárias, permitiu que os relatores apresentassem o ponto de vista de seus grupos, garantindo que as decisões fossem tomadas com base no consenso e no alinhamento com o Direito Canônico e o carisma afonsiano.
Para encerrar esse momento especial para a província, foi realizada uma Missa de Clausura, marcando o encerramento da Assembleia Capitular Provincial.
A celebração foi presidia pelo Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., e concelebrada pelos seus confrades de província, Pe. Antônio Niemec, C.Ss.R., e Pe. José de Vilas Boas, C.Ss.R.
Durante sua homilia, Pe. Adam relembrou que os Missionários Redentoristas vivem em meio a uma realidade marcada por desigualdade social, e por esse motivo é necessário se manter firmes a missão deixada por Santo Afonso Maria de Ligório: Levar a Copiosa Redenção aos mais necessitados.
Com o encerramento da assembleia, a Província Nossa Senhora Aparecida avança para a criação de um estatuto sólido e um compromisso renovado com a missão redentorista, fortalecendo a vida comunitária e administrativa.
O trabalho realizado representa um marco significativo na consolidação da jovem Província.
1/11











add Santuário Nacional acolhe missa da Assembleia Provincial Redentorista
Reconfiguração criará novas Províncias Redentoristas na África
Assembleia dos Redentoristas da África e Madagascar definiu novas províncias e um plano de ação para avançar a reconfiguração e fortalecer a missão. Confira!
O que a Família de Nazaré nos ensina sobre vocação?
Neste tempo do Advento, em que nos preparamos para o nascimento de Jesus, lembramos também de Maria e José, grandes fontes de inspiração para nossa vocação.
Missionários Redentoristas unidos na missão acadêmica
Missionário Redentorista da Província Nossa Senhora Aparecida, Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., assume a direção do Collegio Maggiore Sant’Alfonso em Roma
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.