Notícias

CERESP: Missão de tornar acessível a espiritualidade redentorista

Entenda qual é a missão deste organismo da Província Redentorista de São Paulo que possui 30 anos de história.

Escrito por Redentoristas

25 MAR 2022 - 06H00 (Atualizada em 25 MAR 2022 - 09H55)

Thamara Gomes

O Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP) é um organismo da Província Redentorista de São Paulo que existe desde 1992, sediado no Seminário Redentorista Santo Afonso. 

Ele tem como missão principal fomentar a vivência, pesquisa, articulação e dinamização da espiritualidade redentorista dentro da própria unidade provincial para contribuir na formação permanente dos Missionários Redentoristas. Também é sua missão recuperar a memória e o testemunho intra-congregacional como favorecer o inter-relacionamento pessoal e comunitário e na vida redentorista. 

Uma outra finalidade fundamental do CERESP é contribuir na formação de leigos ligados às frentes de trabalho da província e outras pessoas interessadas nos temas que eles oferecem. 

O irmão André Luiz da Silva Oliveira, C.Ss.R. assumiu em 2021 a direção do CERESP e concedeu uma entrevista ao seminarista Gabriel Gualberto, que colaborou para o site da província. Na conversa, o missionário fala sobre sua expectativa diante do seu novo campo de atuação, como também outros aspectos desse importante organismo provincial. Confira abaixo! 

Thamara Gomes
Thamara Gomes
Irmão André é o primeiro irmão redentorista que assume a direção do CERESP


A12 - Como é fazer parte da direção do CERESP?

Irmão André - Eu acredito que sou o primeiro Irmão Redentorista diretor, responsável por esse departamento da Província, desde que ele foi criado em 1992. Certamente, uma oportunidade, sem precedentes, de crescimento e aprofundamento da espiritualidade redentorista, uma chance de conhecer com profundidade os nossos elementos fundantes.

Eu sempre me dediquei aos estudos acadêmicos, essa oportunidade de trabalhar na área da espiritualidade veio como algo novo e desafiador, que abracei e espero desempenhar de modo eficaz. Minha missão a frente do CERESP é revitalizar as atividades que no passado eram constantes (retiros, cursos, assessorias, etc.).

Thamara Gomes
Thamara Gomes
Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), onde está sediado o CERESP


A12 - Qual a função do CERESP na evangelização, na província Redentorista de São Paulo e sua finalidade?

Irmão André - Como disse anteriormente, o CERESP é um organismo da Província, criado em decisão capitular, responsável por animar a vida espiritual da Província, e levar a conhecimento dos fiéis os ensinamentos de Santo Afonso, bem como a espiritualidade redentorista. O CERESP está sempre a disposição dos confrades colaborando com as várias necessidades na área da espiritualidade, pesquisa e evangelização.

A12 - Um dos trabalhos dos Missionários Redentoristas, é evangelizar todos os povos. Com as novas tecnologias, fica mais fácil ir ao encontro dos fiéis, "ser o Cristo no meio do povo". Quais seus desafios e projetos com as comunicações?

Irmão André - Já de início, assim que assumi a diretoria do CERESP, me propus a criar redes sociais (Facebook, Instagram), levando em consideração que essas mídias muito contribuem para a evangelização e atingem um grupo maior de pessoas. 

Um desafio, é criar uma dinâmica digital, que favoreça à formação daqueles que se interessam por nossa espiritualidade. Nós estamos buscando tornar o CERESP algo mais acessível às pessoas, aproximar nossa espiritualidade ao máximo de pessoas. 

:: Confira também esta entrevista do Irmão André no programa Fortes na Fé, onde ele fala sobre sua vocação


Fonte: Colaborou Gabriel Gualberto, seminarista no Seminário Santíssimo Redentor

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...