Notícias

Como superar a culpa

Escrito por Redentoristas

28 ABR 2020 - 16H29 (Atualizada em 23 ABR 2022 - 07H11)

Shutterstock.

A experiência de vivenciar a culpa é um problema, quando, de maneira doentia, a pessoa perde a paz, sente-se por baixo, entra em depressão... E a culpa vai tomando conta, a pessoa sente-se como que arrastada... Acaba numa verdadeira acusação sem acusador (cf. Ricoeur).

É preciso aprender a esquecer as lembranças negativas... pois elas nascem, também crescem e respiram e nos devoram. (Cf. Fernando Sabino).

Há uma maneira positiva de vivenciar as experiências de culpa, assumindo a responsabilidade dos próprios atos, reconhecendo as fragilidades, tomando as providências cabíveis e, sobretudo, conscientizando-se dos próprios procedimentos e acontecimentos felizes. Uma atitude que traz crescimento e maturidade.

Tudo muda mais ainda e é mais facilitado, quando, aqui principalmente no terreno do pecado, à luz da fé em Jesus Cristo, colocando-se consciente de um Deus que é amor, sentindo-se infiel a este amor, mas sabendo-se aceito por Ele e nele encontrando sempre abertas as portas da misericórdia.

Leia MaisRepensar o futuro para vivermos melhorA oração é o que nos salvaComo entender a santidade para buscá-la Jesus revela isto: conviveu com os pecadores, declarou que veio para perdoar, salvar e buscar para o Pai as ovelhas perdidas.

Tudo isso é retratado na cena de Pedro, culposo e arrependido, diante de Jesus: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!”... e a resposta imediata de Jesus: “Não temas, de agora em diante serás pescador de homens!”, e vemos que logo adiante o constituiu chefe de seu grupo. (Cf. Lucas 5,8)

Pense você na multidão de mãos estendidas, engasgadas em suas culpas, arrastadas num verdadeiro redemoinhos de angústias, pedindo socorro.

O Papa Francisco aponta para as estrada digitais congestionadas de humanidades feridas. O contexto social atual apela para nossa misericórdia... para parar com alguém, para se alegrar ou chorar juntos. Aponte para Jesus!

“A cólera de Deus é somente tristeza em seu amor.” (cf. Ricoeur)

Pe. Jésu Assis, C.Ss.R.
Província do Rio 
(in memoriam, falecido em 27/11/2019)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...