Notícias

Conheça a história do Santuário redentorista de São Geraldo, em Sorocaba (SP)

Santo redentorista tornou-se a grande motivação de tantos jovens, que assumem a vocação religiosa como caminho de felicidade

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

20 FEV 2024 - 17H19 (Atualizada em 21 FEV 2024 - 10H29)

Arquivo Pessoal

São Geraldo Majela, como ele mesmo um dia afirmou, prometeu gastar a vida para ser santo. A expressão “vou fazer-me santo!” resume toda sua vida e missão. Leia MaisBasílica de São Geraldo: Centro de irradiação do Evangelho no sertão mineiroComo São Geraldo Majella amava a Virgem MariaSão Geraldo e a história de conversão de um ladrão

A máxima “aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto quiser!”, era sempre repetida pelo Irmão Geraldo, não apenas com palavras, mas, sobretudo, com os atos de sua vida.

Geraldo compreendeu que a vontade de Deus o capacitava a amar todo ser humano, sobretudo, os de condição mais frágil e precária. Assim ele fez. Amou a todos de maneira gratuita, sendo o intercessor do povo em suas pequenas ou grandes dificuldades, como servidor alegre e humilde.

A devoção geraldina se propaga

Mesmo antes de sua morte, Geraldo já era estimado e tido como santo pelo povo do sul da Itália. Após sua morte, a devoção foi se expandindo por todo o mundo como uma bonita manifestação de fé que chegou até nós no Brasil.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Celebração no Santuário/Paróquia em Sorocaba


A figura singela de Geraldo e de tantos outros irmãos, que enriquecem a Congregação Redentorista com sua vida e com sua vocação, tornou-se a grande motivação de tantos jovens que, respondendo ao chamado do Santíssimo Redentor, assumem a vocação religiosa como o seu caminho de felicidade.

Para capacitar melhor e formar esses jovens, de 1956 até 2012, funcionou na cidade de Potim–SP, o Seminário São Geraldo, conhecido primeiro como “Geraldinato”. Os candidatos à vida religiosa redentorista como irmãos eram também chamados de “Geraldinos”. Aqui também recordamos a figura estimada de diversos irmãos, que assumiram o nome de Geraldo como seu nome de consagração religiosa.

Para propiciar uma melhor formação humana, religiosa e redentorista a estes jovens, em 2012, o Seminário São Geraldo foi transferido para a cidade de Sorocaba–SP, instalado num prédio moderno e funcional construído na Vila Helena, zona oeste da cidade. E a Igreja de São Geraldo, que surgiu como uma igreja conventual, a partir do ano seguinte, transformou-se num centro propagador da devoção a este santo tão querido, não apenas na área da paróquia ou da cidade de Sorocaba, mas em todo o território arquidiocesano.

Paróquia/Santuário de São Geraldo

A Paróquia/Santuário de São Geraldo Majela, com sua matriz localizada ao lado do seminário, aos poucos foi se transformando num espaço de acolhida, de oração, de evangelização e atendimento das pessoas, pelo Sacramento da Misericórdia de Deus. É procurada não só por pessoas da cidade, mas de outras cidades da região. Aos poucos a paróquia está tomando uma importância singular como um lugar de referência para os cristãos da região oeste da cidade e da arquidiocese, pois vários eventos de nível diocesano nela são realizados.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Seminaristas ao lado dos devotos em celebração no Santuário de São Geraldo


A presença geraldina na cidade de Sorocaba, aos poucos, vai sendo notada por meio de quadros e imagens do santo nas casas e estabelecimentos comerciais da cidade e região. Nosso desejo é que esta devoção a São Geraldo vá crescendo continuamente, sendo passada de pai para filho, de geração em geração. 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
São Geraldo cuida e protege o povo sorocabano

Atualmente, o Santuário São Geraldo, administrado por uma equipe de religiosos, com a presença de um grupo de estudantes seminaristas, conta uma programação de atividades pastorais para atender bem os fiéis, alimentando-os em sua devoção geraldina. Às segundas-feiras se celebra a novena a São Geraldo e sempre no dia 16 de cada mês acontece a missa votiva a São Geraldo. Em outubro é realizada a festa do santo padroeiro.

Alguns projetos de embelezamento e de melhoria das instalações da paróquia/santuário começam a ser pensados, devendo ser implementados num futuro próximo.

Atualmente vários grupos se reúnem na Paróquia/Santuário e as principais pastorais passam por um processo de reorganização, a partir das prioridades elaboradas pela Assembleia Paroquial realizada em outubro de 2023.

São Geraldo Majela, ao socorrer o povo, sobretudo, as famílias, as mães aflitas, os pais desempregados, os filhos atribulados e as crianças abandonadas, recordava o poder vivificante de Deus criador sobre a criação e sobre suas criaturas a todos os que o procuravam. E no hoje de nossa vida, São Geraldo nos ajuda a enxergar o novo, o Reino de Deus, que vai frutificando entre nós.

Que São Geraldo continue cuidando do povo sorocabano, município privilegiado com a sua atenção e devoção. Que ele nos obtenha, sobretudo, a graça de sermos parecidos com ele, seguirmos seu exemplo. E que em nossa atividade pastoral tenhamos a mesma esperança do agricultor, que lança a semente na terra e dorme, com a esperança e a certeza de que a verá frutificar.

.:: Orações de São Geraldo pelos doentes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...