A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada no centro histórico da cidade de Torreón, no estado de Coahuila, no México.
Essa é mais uma das muitas igrejas e santuários que os Missionários Redentoristas cuidam em todas as partes do mundo, fazendo de cada uma delas um “Centro permanente de Missão”, centro de evangelização e lugar de encontro e de perdão.
Um pouco de história
Os Missionários Redentoristas chegaram a Torreón em 1920, a pedido do bispo de Saltillo, Monsenhor Jesús Maria Echavarria, que pediu ao padre Baldomero Silva, vice-provincial dos Redentoristas no México, que enviasse ao menos três missionários para uma missão simultânea nas paróquias de Guadalupe e Nossa Senhora do Carmen, os dois centros religiosos católicos existentes na cidade naquela época.
Em outubro de 1922, como não havia padres suficientes para servir a paróquia de Guadalupe, o bispo voltou a escreveu ao superior dos Redentoristas pedindo que os padres cuidassem desse centro paroquia ao menos por seis meses, pedido que foi aceito, mas por um período mais curto.
Quando terminaram o período de administração da paróquia de Guadalupe, a entregaram em 4 de março de 1923, mas Monsenhor Echavarría pediu que permanecessem em Torreón, sob a condição de que uma casa e igreja fossem construídas em um local equidistante das duas igrejas então existentes na cidade: a de Guadalupe e a Del Carmen.
Os missionários começaram a procurar um local adequado e, finalmente foi encontrado: era uma grande adega, um edifício com três portas abrindo para a Avenida Juárez e outras para a Avenida Falcón, pertencente ao Sr. Vera, que ficou feliz em alugar esse espaço para uma capela temporária dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em fins de março de 1923, o espaço foi restaurado e abençoado.
A transição de um porão para uma capela foi uma surpresa absoluta para os frequentadores habituais, que costumavam tomar uma bebida logo cedo pela manhã. Todos ficaram surpresos com a velocidade do trabalho. Inicialmente, foi construída com uma única torre sineira, anos depois, uma segunda torre foi adicionada, as paredes foram cobertas com tijolos, e foi finalmente concluída em 1930.
De lá para cá a igreja passou por inúmeras mudanças ao longo do tempo. Alguns dos retábulos originais foram removidos, a balaustrada e os afrescos do teto foram cobertos e o interior pintado de branco, sem respeitar o estilo original.
A festa da padroeira em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada todos os anos em 27 de junho, com procissões, missas solenes e atividades comunitárias, com a participação de um grande número de pessoas.
A cidade de Torreón localiza-se mais ou menos mil km ao norte da capital e hoje tem população por volta de meio milhão de habitantes, funcionando como um importante centro comercial e econômico.
.:: Saiba como o Ícone do Perpétuo Socorro chegou aos Redentoristas ::.
Arte e evangelização
A igreja possui uma arquitetura eclética porque os estilos neoclássico e neogótico originais foram sendo combinados com o tempo. A fachada possui duas torres sineiras gêmeas nos cantos, dividida em sete seções por colunas inspiradas no estilo coríntio.
O primeiro corpo é caracterizado por três portas e nichos com arcos pontiagudos que abrigam imagens de santos. Um segundo corpo possui um óculo central acima do qual está colocado um grande relevo da Virgem do Perpétuo Socorro.
A fachada é encimada por uma série de pináculos góticos e um tímpano contendo o brasão da Congregação dos Redentoristas. As torres apresentam uma série de janelas com arcos ogivais e são coroadas por pináculos e cruzes em estilo gótico em sua torre.
As portas de acesso são feitas de madeira, decoradas com baixo-relevo, pintados em dourado. O interior é formado por uma nave central e duas naves laterais menores, todas sustentadas por 10 colunas em mármore cinza claro e verde escuro, também de inspiração coríntia; as janelas são decoradas com vidro multicolorido com imagens de santos.
O retábulo é feito de madeira, com Cristo ao centro, cercado por quatro estátuas de santos e, no centro, uma imagem da Virgem do Socorro Perpétuo. As paredes laterais são adornadas com pinturas e estátuas de santos.
Muito mais que a arquitetura ou a combinação de estilos, vale o que a igreja representa para a população de Torreón que ali encontra um espaço de paz, propicio à oração, reflexão e onde podem formar a sua fé e alimentar-se da Eucaristia, revigorar-se do perdão sacramental e caminhar juntos como uma comunidade de fé.
.:: As devoções marianas de Santo Afonso Maria de Ligório ::.
Fonte: Instituto Histórico Redentorista
Festa de São Sebastião em Coronel Fabriciano (MG)
Veja os detalhes da Novena e Festa que celebrou o padroeiro da cidade localizada no Vale do Aço Mineiro. Clique aqui para saber mais detalhes!
Duas igrejas especiais para Santo Afonso e os Redentoristas
Descubra detalhes sobre a ligação do fundador da Congregação Redentorista com a Basílica de Santa Maria sopra Minerva e a Igreja de Santa Maria dei Monti
Redentoristas ajudam famílias afetadas por incêndios na Patagônia
Argentina enfrenta novos incêndios com 21 mil hectares destruídos em Chubut. Redentoristas auxiliam comunidades afetadas sem registrar mortes
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.