Notícias

As devoções marianas de Santo Afonso

Escrito por Redentoristas

17 FEV 2022 - 08H00 (Atualizada em 09 SET 2022 - 11H21)

Reprodução.

Santo Afonso acreditava que Deus nos deu Jesus por meio de Maria e, por isso, o caminho mais seguro para chegar a Jesus é por meio de Maria.

O fundador da Congregação Redentorista é totalmente "mariano" porque é totalmente "cristológico". Esta é a base primordial e fundamental para falar de Santo Afonso e Maria. Não há dúvida do amor que Santo Afonso sentia por Maria, a Mãe de Jesus.

Sua vida sempre esteve marcada por sua presença constante. Basta ver seus escritos sobre a Virgem, os quadros que pintou, as canções que lhe dedicou.

:: Santo Afonso e Nossa Senhora

Este amor foi vivido no contexto de Jesus Cristo como o centro absoluto de sua vida. Somente a partir dele tem significado a devoção mariana. Entre os elementos de sua espiritualidade mariana, temos alguns títulos que Santo Afonso usou com mais frequência ao tratar de Maria.

Mãe

Afonso se refere a Maria, sobretudo como "Mãe". Esta é a palavra que usa sempre que a nomeia. Para ele, Jesus ao confiar Maria ao discípulo amado, estava confiando o discípulo à sua mãe. Afonso compreende que Jesus enviou Maria com uma missão: a de ser mãe de todos os crentes.




Mãe da Misericórdia

Depois do nome "Mãe" ele invoca Maria como Mãe da Misericórdia. Esse título se encontra no seu livro 'As Glórias de Maria' e em muitos de seus sermões e orações. Maria, como Mãe da Misericórdia se preocupa não só com nossas almas, mas nos convida às obras de misericórdia porque cuida da pessoa completa, corpo e alma.

Esperança Nossa

Maria é sinal da misericórdia de Deus, que não tem limites. Como uma Mãe que nunca é impaciente com seus filhos, Deus nunca nos fecha a porta. E Maria é sinal e garantia desta esperança para cada um de nós.

:: Um apaixonado pela Santíssima Virgem

Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição é a patrona da Congregação Redentorista. Esta devoção demonstra claramente o que Deus pode fazer com nossa natureza humana frágil e ferida, porque Maria também foi redimida, assim como nós.

:: Imaculada Conceição na Congregação Redentorista

Shutterstock
Shutterstock


Socorro dos Miseráveis

Afonso cita frequentemente Maria como Socorro dos miseráveis e pobres. Ele inclusive fazia parte de uma associação piedosa chamada com o mesmo nome, onde praticou obras corporais e espirituais em favor dos necessitados.

Senhora das Mercês

Santo Afonso deixou sua espada de cavaleiro aos pés de uma imagem de Nossa Senhora das Mercês, a Mãe da Redenção e da Misericórdia. Nesse gesto, podemos ver uma antecipação e promessa da congregação que ele fundaria anos depois.




Rainha dos Apóstolos

Afonso honrou Maria como sua rainha e entendia que ela havia mudado o que significa ser rainha, sendo a verdadeira dignidade real a que consiste no serviço. Maria é a rainha que tem o poder de ajudar os pobres, e como Rainha dos Apóstolos, os procura e acompanha em cada missão.

Fonte: Pe. Michael Brehl, Revista Diálogo.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...