Notícias

Conheça o 1º Governo da Província Nossa Senhora Aparecida

Pe. Marlos Aurélio da Silva foi eleito Superior Provincial no Capítulo Eletivo das Unidades de São Paulo, Rio e Bahia

Escrito por Mário Pereira

24 AGO 2023 - 20H08 (Atualizada em 29 AGO 2023 - 17H20)

Mário Pereira/A12

A futura Província Nossa Senhora Aparecida conheceu nesta quinta-feira (24), os representantes daquele que será o primeiro Governo Provincial, para o triênio 2024-2026. As escolhas foram definidas no Capítulo Eletivo, realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), que encerrou nesta sexta (25). 

Os 63 Capitulares das (Vice) Províncias de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, elegeram por primeiro, o Pe. Marlos Aurélio da Silva, como Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida. O Redentorista de 49 anos é natural de Wenceslau Braz (PR) e ingressou para a Congregação do Santíssimo Redentor em 1989, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 14 de julho de 2001. Desde 2019, Pe. Marlos exerce a missão de Superior Provincial da Província de São Paulo. Em duas oportunidades anteriores exerceu o cargo de Conselheiro da mesma Província. A primeira de 2005 a 2007 e a segunda vez de 2017 a 2018.

Além da eleição para Superior Provincial, os Redentoristas votantes escolheram representantes de cada uma das (Vice) Províncias para os cargos de Conselheiro Ordinário e Conselheiro Extraordinário.

Veja a composição do Governo da Província Nossa Senhora Aparecida (2024 - 2026):

Superior Provincial:
Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. 

Vigário Provincial:
Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

Conselheiros Ordinários Provinciais:
Pe. Roque Silva, C.Ss.R. 
Pe. Américo de Oliveira
, C.Ss.R. 
Pe. Fábio Evaristo Resende Silva, C.Ss.R.
Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R.

Conselheiros Extraordinários Provinciais:
Pe. Antonio Niemec, C.Ss.R. 
Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R.

Mário Pereira/ A12
Mário Pereira/ A12
Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R, foi eleito Superior Provincial par ao triênio 2024-2026


Padre Marlos, após o anúncio, falou sobre o sentimento de ser o último Provincial da Unidade de São Paulo e, agora, o primeiro da futura Província Nossa Senhora Aparecida:

É um marco histórico e acho que tudo isso representa o dedo de Deus, que olhou para a gente apesar dos limites, das nossas falhas, mas acreditou e apostou através dos confrades, dando esse voto de confiança. E de concluirmos, de encerrarmos a vida desta unidade, tão significativa dentro da Congregação Redentorista, que é a Província de São Paulo, mais que centenária e com tantos e tantos confrades bons, que doaram suas vidas e acreditaram nesse ideal e passaram esse amor pelo Carisma Redentorista. Que isso tudo sirva de embalo, de entusiasmo e de empolgação para o serviço que iniciaremos com a nova Província”.

A nomeação do Pe. Marlos Aurélio foi aprovada pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, o Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, em documento enviado de Roma:

“Desejamos ao Pe. Marlos todas as bênçãos e que seja bom pastor e guia para a nova Província. E cada confrade, por sua corresponsabilidade e para o bem da Congregação, é chamado a auxiliá-lo em sua tarefa de pastorear, governar, guiar e administrar".

O Reitor do Santuário de Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, observa que “o padre Marlos foi eleito com uma significativa diferença de votos em relação ao segundo colocado nas votações, sinalizando o consenso e a sinodalidade que sua liderança desperta na família Redentorista”.

Ao participar do Capítulo Provincial, o Ir. Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R, Diretor de Programação da TV Aparecida, destaca que "todo esse processo de reestruturação tem sentido em vista da missão". "Por isso que, além do aspecto eletivo do Capítulo, vivenciamos um momento de memória saudosa e agradecida, de experimentarmos a graça da convivência comunitária e nutrirmos uma alegre esperança, neste futuro promissor”, afirma o Missionário Redentorista.

.:: Reze pela Nova Província Redentorista ::.

Próximos passos

O processo de Reestruturação e Reconfiguração terá continuidade nos próximos meses, com a realização de assembleias, para que aconteça um balanço da trajetória de cada uma das três (Vice) Províncias. Este ato formal visa solicitar ao Governo Geral, em Roma, pelo encerramento da vida daquela unidade Redentorista.

Após a supressão das três (Vice) Províncias, será realizada a ereção oficial da Província Nossa Senhora Aparecida, no dia 9 de novembro, em Aparecida (SP).

Confira galeria do Capítulo Eletivo:


Fonte: Camila Morais/ Vatican News

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...