Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 19 JUL 2019 - 10H43

Conheça o Santuário das Cruzes Gigantes


A12
A12
Cruzes de romeiros dispostas na lateral do Santuário, em Pirapora do Bom Jesus, distante 50 quilômetros da capital paulista.


O Santuário Senhor Bom Jesus de Pirapora, localizado às margens do rio Tietê, em São Paulo, é um local de peregrinação há quase 300 anos. Não se sabe ao certo quando começou, mas hoje o Santuário é marcado por romarias de famílias e amigos, que trazem sobre os ombros cruzes gigantes para manifestar a sua devoção a Jesus crucificado.

Padre Rodrigo Arnoso, Missionário Redentorista, é reitor do Santuário há pouco mais de um ano. Ele já viu como é forte a devoção dos romeiros que chegam portando cruzes de mais de 10 metros de comprimento.

“As pessoas que trazem as cruzes realizam este sinal de identificação da fé cristã, significando uma resposta ao que Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se você quer me seguir, tome a sua cruz e me siga’. Esta é uma característica muito própria da devoção em Pirapora do Bom Jesus, esse amor incondicional à cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e uma identificação com este instrumento de vida e libertação, explica o missionário.

:: A devoção ao Bom Jesus de Pirapora

As romarias acontecem durante todo o ano, mas de forma especial, na proximidade da festa do padroeiro no mês de agosto e, mais intensamente, na Semana Santa. Também são muitos que chegam a pé, percorrendo distâncias para agradecer ou pedir graças.

Seguindo uma tradição da cidade, as cruzes são erguidas no Morro da Cruz do Século. Mas já no último ano, padre Rodrigo disse que apenas uma cruz foi estendida para marcar o gesto de tantos devotos. A mudança tem também um caráter fraterno, já que as cruzes se transformam em gestos de caridade para aqueles que estão construindo o telhado de suas casas.

Sofrimento divino e humano

Aquele que é devoto do Bom Jesus carrega em si uma grande identificação com os sofrimentos vividos por Jesus. A relação entre o sofrimento de um Deus e o sofrimento humano faz com que as pessoas aliem suas dores às de Jesus, desejando, assim, encontrar um amparo e um sentido maior para conseguir superar as suas próprias dores.

A cada ano, a festa do padroeiro apresenta um tema para ajudar os devotos e romeiros a vivenciarem com certa consciência a devoção“Queremos fazer as pessoas tomarem consciência de que todas as situações de sofrimento só serão superadas com o compromisso de transformar essas realidades. Jesus é o Servo Sofredor, Ele assumiu para si todos os nossos pecados, para que a gente pudesse se libertar para estarmos a serviço da construção do Reino de Deus, pondera padre Rodrigo.

Reprodução
Reprodução
Santuário do Senhor Bom Jesus de Pirapora ao fundo.


Em 2019, o tema “Com o Senhor Bom Jesus: anunciaremos o Evangelho da Alegria”, vai refletir sobre a missionariedade, em sintonia com o Mês Extraordinário Missionário, que ocorre em outubro. “O Senhor Bom Jesus que nos recorda o sofrimento do Pai em favor de toda a humanidade para resgatá-la, ensina a cada um de nós que é preciso viver o anúncio do Evangelho, para que a fraternidade não seja apenas um discurso, mas uma realidade experimentada no dia a dia, diz o reitor, ao lembrar que a fé necessariamente precisa aliar-se às obras.

Nós queremos, com este tema, motivar o desejo de viver a experiência de uma ‘Igreja em saída’, a exemplo do Papa Francisco. Como discípulos de Jesus Cristo, faz-se necessário irmos ao encontro dos irmãos e irmãs para anunciar o Evangelho, que traz esperança e vida nova para todos que o acolhem com sinceridade de coração. Temos que ter gestos concretos e um deles é ter essa presença missionária na vida de pessoas que, muitas vezes, nem ouviram falar de Jesus Cristo”, esclarece.

Programação

A festa começa no dia 28 de julho, com a Novena que se estende até o dia 05 de agosto. O dia da festa, 06 de agosto, tem programação a partir das 5h30 até as 18h30, com a procissão solene, seguida de missa festiva. Uma novidade neste ano é o Pirapora Festival, que acontece de 02 a 06 de agosto e vai trazer shows com grandes nomes, como Fernando e Sorocaba, Henrique e Diego, entre outros. Lembrando que a entrada será apenas um quilo de alimento, que será revertido para famílias carentes da cidade.

:: Com melhorias e proposta de restauro, Santuário de Pirapora completa um ano com Redentoristas

Mais informações sobre a Festa e o Santuário no site.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...