“Evangelizar através da Música” é o nome de um projeto encabeçado pelo missionário redentorista, padre José Luis Queimado, na paróquia de San Martin de Tours, na Filadélfia, onde ele trabalha desde setembro de 2016. O coral católico formado por brasileiros busca oferecer canções litúrgicas para músicos e interessados em liturgia e no canto em língua portuguesa.
Padre Queimado sempre gostou de música, e a partir de seu trabalho com os imigrantes brasileiros, viu a oportunidade ideal para aproximar outros falantes da língua portuguesa da música litúrgica.
“O nosso coral grava músicas para ajudar especialmente os brasileiros, que estão no exterior a terem acesso a músicas litúrgicas. A proposta é um canal de música para servir a todos os católicos que se interessam no canto litúrgico. Esperando que mais pessoas possam ter oportunidade de aprender os cânticos litúrgicos e o significado teológico de cada canto", explica.
O redentorista conta ainda que em cada vídeo, há o cuidado de dar orientações sobre a música. "Na descrição dos vídeos, sempre coloco o significado de cada canção e onde ela cabe liturgicamente na Santa Missa. Por isso, o canal é uma contribuição do coral católico brasileiro da Philadelphia a todos os músicos e interessados em liturgia e no canto em língua portuguesa ao redor do mundo", completa o redentorista.
No canal do grupo no Youtube já existem mais de 50 músicas litúrgicas.
Na comunidade paroquial existem 3 grupos de canto coral e esse é um deles. Por isso, embora voltado para os brasileiros que residem na cidade, é aberto a todos que se interessam pelo projeto.
Entre os membros do coral, Maria Davina Rocha, 49 anos, sempre admirou o canto litúrgico. Ela conta que sua mãe e irmã faziam parte do coral em sua cidade natal e cresceu “apreciando elas e todo o grupo cantando”.
Mesmo com toda essa bagagem familiar, Davina não tinha dado conta de seu dom. Foi uma iniciativa do redentorista que a levou a tomar coragem.
“Ainda não sabia que tinha o dom da música até que, por uma brincadeira, em uma festa da comunidade, o padre Queimado me ouviu cantar e me fez o feliz convite de participar do coral da nossa comunidade. Aceitei imediatamente, pois sempre foi algo no qual já despertava o meu coração”, disse.
Depois de três anos cantando no coral, ela não se arrepende e celebra inúmeras conquistas. “Hoje, há mais de três anos que canto músicas litúrgicas e tem sido uma experiência enriquecedora e enobrecedora, pois amo louvar à Deus com a música, que para mim é uma forma de servir e aprender lindamente preenchendo meu espírito de luz, paz e amor”, relata.
Para conhecer mais sobre o coral, selecionamos alguns vídeos. Caso queira ver os demais, basta acessar o canal do Coral Saint Martin of Tours no Youtube.
1 - Anima Christi, Sanctifica me (Marco Frisina)
2 - Vejam, Eu Ainda Pelas Vilas
3 - Vou Navegar (Outra Vez Me Vejo Só Com Meu Deus)
4 - Here I am, Lord - Dan Schutte
5 - Via Dolorosa - English and Spanish
6 - Lamentos do Senhor - Povo Meu, Que Te Fiz Eu? (Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal)
O Redentorista deixa de ser missionário na velhice ou na enfermidade?
Os redentoristas idosos prestam um serviço de ser exemplo de vida autêntica. Saiba mais!
Encontro Vocacional reúne 14 jovens em Campinas (SP)
Entre os dias 13 e 16 de setembro, o Seminário São Clemente, em Campinas (SP), acolheu 14 jovens para um encontro vocacional com os Missionários Redentoristas.
Não há vocação sem cruz
Pe. Reinaldo Beijamim nos lembra que a fragilidade e a cruz nos acompanham ao longo do caminho vocacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.