Redentoristas

Conheça a vida de clausura das Monjas Redentoristas

Escrito por Elisangela Cavalheiro

17 MAI 2017 - 09H25 (Atualizada em 16 JUL 2021 - 13H46)

Reprodução

A vida em mosteiros continua atraindo vocações em todo o mundo. A Ordem do Santíssimo Redentor, conhecida como Monjas Redentoristas, foi fundada pela Beata Maria Celeste Crostarosa e tem uma história quase tricentenária. Ela possui raízes na espiritualidade redentorista, assim como os missionários de Santo Afonso. 

A ordem religiosa surgiu na Itália, no dia 13 de maio de 1731.  De lá para cá, muitas foram as mulheres que se aliaram ao carisma e à mística de Celeste Crostarosa para viver entregues a Deus na vida monástica que também é chamada de vida em clausura. 

:: Entenda o que é a vida em clausura

No Brasil, a ordem monástica mantém dois mosteiros, um em Itu (SP), o Mosteiro da Imaculada Conceição, e outro em Formosa (GO), o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Mariaque segue a regra afonsiana antiga.

A Ordem do Santíssimo Redentor é um instituto religioso da mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório. 

No Mosteiro de Itu, as monjas podem manter contato com o exterior, em raros momentos, como uma missa e alguns eventos. Já as monjas de Formosa diferentemente dos mosteiros que vivem sob a regra pós-conciliar, não tem nenhum contato fora dos muros do mosteiro, a não ser pela grade, aquela pequena abertura na entrada do convento que possibilita o contato nas visitas familiares, por exemplo. 

Madre Luisa do Sagrado Coração de Jesus, do Mosteiro de Itu, conta a espera que a ordem vive com as jovens interessadas na proposta da vida monástica redentorista. “Ficamos sempre na expectativa de uma nova vocação”, relata a monja que tem mais de 40 anos de vida religiosa. A renovação do espírito redentorista na vida de clausura é um desafio no tempo presente. 

Madre Luisa conta que a ordem mantém um site para divulgar o mosteiro, mas acredita que a falta de divulgação e animação vocacional contribui para a falta de conhecimento sobre o modo de vida de uma monja redentorista.

“Não somos muito conhecidas, mesmo em Itu. É preciso estudar um modo de nos tornarmos conhecidas”, frisou a Madre. O carisma da ordem religiosa é manter “a viva memória de Jesus Redentor na vida oculta, contemplativa e na vida ativa com o povo”. 

Reprodução
Reprodução
Monjas Redentoristas de Itu


Os Missionários Redentoristas colaboram com os mosteiros exercendo a
direção espiritual e sendo confessores das religiosas, dando palestras e aulas, pregando retiros espirituais e até com contribuições financeiras. 

"Na nossa ordem ajudamos os Missionários Redentoristas com a oração, afinal, eles são os missionários. Estamos em comunicação com a missão deles na oração, que é nossa missão", explica.   

A mesma realidade vive também o mosteiro de Formosa. Lá as jovens que se aproximam buscam aquele estilo de vida consagrada que se diferencia pela regra antiga, o que é tido, algumas vezes, como um desafio vocacional, é o que explica Madre Maria da Penha. 

"Somos tradicionalistas. A nossa missa é rezada em latim. Muitas jovens nos procuram desejando esta vida, mas nem todas perseveram. A consagração é um passo que impõe deixar para trás outras realidades", explica a religiosa. 

:: A vida de clausura das Monjas Redentoristas 

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Monjas do Mosteiro de Formosa


Se o mundo atual apresenta desafios para quem busca viver uma entrega definitiva e de forma incondicional escondida em um mosteiro, a madre experiente conta que leva uma vida de muita alegria e realização. 

"Eu entrei no mosteiro com 19 anos. Eu era muito apegada com a minha mãe, quando entrei no mosteiro entreguei tudo para Deus e rezava por ela. Tive muita saudade dela, do meu pai e meus irmãos. Mas na clausura seguimos os passos de Jesus e pra mim é uma vida linda que não troco por nada", frisa a monja. 

Como manter contato com as Monjas Redentoristas? 

Para conhecer com as Monjas Redentoristas de Itu no Mosteiro da Imaculada Conceição, o endereço é rua Capitão Silvio Fleming, 146, Centro, CEP 13309 -010, Itu (SP). Telefone (11) 4022-3823 ou pelo e-mail: mosteiroredentorista@ig.com.br. Contato também pelo facebook.com/Redentoristinas.

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria, foi transferido recentemente (2021) de São Fidélis, no Rio de Janeiro, para Formosa (GO). O endereço atual é Rua Trajano Balduíno, 312, Centro, Formosa (GO), CEP 73801-420. Telefones: (22) 99736-4565 ou (61) 3631-2898 e e-mail: mosteirodasantaface@gmail.com. O contato com as monjas pode ser feito também pelo site e fanpage. 

Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria
Profissão religiosa da monja redentorista Maria Aparecida do Mosteiro da Santa Face



22 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...