O Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria das Monjas Redentoristas vive uma vida de simplicidade e dedicação.
Por volta das quatro e meia da manhã, o sol ainda não apareceu, mas o dia já começa para as monjas. Rapidamente, a pequena comunidade de religiosas se organiza e se dirige à igreja, para a oração do Ângelus.
Pela manhã, são pelo menos três horas de meditação e contemplação da Palavra e Celebração Eucarística. O dia que começa de madrugada só termina às nove horas da noite, depois da última oração.
“A vida dentro de um mosteiro é vocação”, diz a monja redentorista Madre Maria da Penha, religiosa há mais de 60 anos.
Ao ser perguntada sobre qual a experiência que fez em todos esses anos de vida monástica, a religiosa diz que “não é uma experiência é a nossa vida”.
A Ordem do Santíssimo Redentor é um instituto religioso fundado pela Beata Maria Celeste Crostarosa que pertence à mesma família da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório.
No Brasil, estão presentes com dois mosteiros. Este de Formosa (GO), o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria, onde vive a Madre Maria da Penha, transferido de São Fidélis (RJ) onde esteve por anos, e um outro em Itu (SP), o Mosteiro da Imaculada Conceição. O Mosteiro de Formosa se diferencia por seguir a regra afonsiana antiga, já o de Itu segue a regra pós-conciliar.
As monjas de Formosa receberam aprovação do Papa Paulo VI, para usar a Regra Antiga com os ritos litúrgicos e disciplinares tradicionais, utilizados antes da reforma do Concílio Vaticano II.
Segundo Madre Maria da Penha a vida monástica é uma entrega radical ao serviço do Reino de Deus. “Entrei com 19 anos no mosteiro, a vida aqui no mosteiro é uma doação total, é ficar só para Nosso Senhor”, declara a monja.
Diferentemente dos mosteiros que vivem sob a regra pós-conciliar, as monjas redentoristas de Formosa não tem contato nenhum fora dos muros do mosteiro, a não ser pela grade, pequena abertura que possibilita o contato, nas visitas familiares, por exemplo. A exceção acontece quando as religiosas precisam ir ao dentista ou ao médico, mesmo assim precisam de licença do bispo.
Mudança de São Fidélis para Formosa (GO)
Em 2021, o Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria foi transferido da cidade de São Fidélis (RJ) para a Diocese de Formosa (GO), sob os cuidados de Dom Adair José. O novo endereço das religiosas é Rua Trajano Balduíno, 312, que fica no centro de Formosa, em Goiás.
Para conhecer as Monjas Redentoristas de Formosa ou receber informações sobre o acompanhamento vocacional entre em contato pelos telefones (61) 3631-2898 e (22) 99736-4565, ou ainda pelo e-mail: mosteirodasantaface@gmail.com, fanpage e site.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.