Notícias

Entrevista: Superior Geral dos Redentoristas fala sobre o futuro da Congregação

“Temos uma identidade Redentorista, mas como viver essa identidade no mundo que está mudando?”, questiona o Pe. Michael Brehl, C.Ss.R.

Escrito por Mário Pereira

19 MAI 2022 - 18H00 (Atualizada em 20 MAI 2022 - 09H09)

Gustavo Cabral

O Superior Geral dos Redentoristas, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., se despediu do Brasil na última semana, após participar ativamente da primeira fase do 26º Capítulo Geral, na Conferência da América Latina e Caribe. O encontro foi realizado entre os dias 25 de abril e 4 de maio, na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP).

Em entrevista exclusiva ao site da Província de São Paulo, o Superior Geral falou sobre a conclusão desta primeira fase, os desafios das províncias da América Latina e do Caribe, a importância das evangelizações por meios como o digital, a importância do Irmão Redentorista, e sobre o futuro da Congregação.

A entrevista foi conduzida pelo diretor da Academia Marial de Aparecida, Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., que também participou, ao lado de cerca de 60 confrades, entre padres, irmãos, leigos e leigas, da primeira fase do Capítulo Geral, como Vogal da Província de São Paulo.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Primeira fase do 26º Capítulo Geral aconteceu na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP)


Entre os dias 11 de setembro e 7 de outubro, os Missionários Redentoristas de todo o mundo se reúnem em Roma, na Itália, para a Fase Canônica do 26º Capítulo Geral.

Confira alguns trechos da entrevista com o Pe. Michael Brehl:

Desafios da Congregação

Estamos muito conscientes dos desafios para viver neste momento. Para nós, Redentoristas, o desafio maior é como podemos acompanhar o povo a viver bem, neste momento, com Deus. [Devemos] Comunicar que Deus está com nós (sic), está desafiando-nos a responder pelo bem de todos. É um desafio: como evangelizar hoje para levar a boa notícia de Jesus Cristo ao povo nestas situações?"

“Para nós (Redentoristas) é muito importante sair de nossas comunidades, para encontrar as pessoas nas periferias do mundo, nas periferias geográficas, mas também nas periferias existenciais, como o Papa Francisco está dizendo”.

26º Capítulo Geral

O Capítulo Geral tem três fases. A primeira fase para preparar a fase Canônica, para dialogar em cada Conferência, em cada continente, os grandes desafios, a situação atual em cada continente. A segunda fase para tomar decisões. A terceira fase para planificar como aplicar as decisões, para sair de novo do Capítulo ao mundo.

Importância da comunicação digital

“Na América Latina e Caribe, por exemplo, há desafios políticos e econômicos e, também para nós, Redentoristas, o desafio para a vocação (...) Aqui, na América Latina nós temos que convidar outros a participar das missões com nós (sic) e como evangelizar as pessoas hoje, com as mídias, com o A12 e muitos outros. São instrumentos que podemos usar para evangelizar bem. Como podemos aproveitar as possibilidades de encontrar um mundo no mundo digital, porque as novas gerações estão no mundo digital. É um lugar também para evangelizar”.

Nós queremos acompanhar e caminhar juntos com o povo ferido, com o povo que está sofrendo. Creio que o A12 e as mídias são momentos de comunhão para formar comunidade, porque temos perdido muito o sentido de comunidade com as igrejas fechadas durante a pandemia. É importante abrir-nos”.

“Reimaginar” e “Reestruturar”

Reimaginar é para ser criativo, para sonhar, para ver de um modo novo, como ser Redentorista hoje. Falamos muito sobre evangelizar e pensamos muito sobre as missões populares, mas hoje temos que reimaginar uma missão popular que pode verdadeiramente comunicar com as pessoas das gerações novas, de hoje, é reimaginar isso. Reimaginar nos encoraja a pensar de novo, não para inventar algo totalmente diverso. Temos uma identidade Redentorista, mas como viver essa identidade no mundo que está mudando?

Reestruturar é ampliar a mente, os modos, as maneiras de fazer as coisas. Reconfigurar fala mais sobre reconfigurar as províncias, as cidades, as estruturas que temos. O mais importante é o processo de reestruturar. A reconfiguração é uma parte para facilitar a mudança da reestruturação”

Importância do Irmão Redentorista

Os Irmãos são verdadeiramente o coração da nossa vocação, para recordar-nos que, para ser missionário, não é necessariamente ser padre. É ser discípulo missionário. Temos que encorajar as vocações em todas as províncias da Congregação. Por isso, também, os Irmãos nas províncias, como em São Paulo, no Brasil, podem encorajar, representar a vocação do Irmão em outras partes da América Latina e na Congregação”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., presidiu a cerimônia de Profissão Perpétua dos Irmãos Redentoristas André Luiz e Marco Lucas


Mensagem final

“É importante para nós, de sermos unidos em comunhão com o povo, com as pessoas que formem parte da nossa família Redentorista. Orar em primeiro lugar, todos os Redentoristas estão orando pelo Capítulo, porque é muito importante que nos abrimo-nos ao Espírito Santo neste Capítulo. A segunda palavra é acompanhar-nos. Acompanhar-nos na missão para evangelizar, para nos acompanhar hoje, aqui, onde vocês estão. Porque nós, como discípulos missionários do Redentor, podemos testemunhar o grande amor de Deus por todos, sem excluir ninguém. Creio que vocês podem rezar por nós, acompanhar esta missão. Seria um presente muito importante e muito bonito para nós. Obrigado!”

.:: Confira a entrevista completa com o Superior Geral Redentorista:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...