Por Redentoristas Em Notícias

Espírito de oração de Santo Afonso em suas obras

Para decretar a santidade de Santo Afonso, bastariam apenas as suas obras publicadas, visto que têm como finalidade a glória de Deus, a defesa do dogma católico e da moralidade de Jesus Cristo, a santificação, o ensino e a honra do clero e de pessoas consagradas a Deus, às quais indicam o caminho que conduz à perfeição máxima.

Nosso santo autor começou a escrever suas obras após fervorosas orações, longas meditações, pesquisas e estudos que se prolongaram por toda sua vida, o que durou quase um século. Ele não pegou a caneta sem antes invocar Jesus e Maria, cujas imagens estavam continuamente sob seus olhos durante a redação dos escritos.

Reprodução.
Reprodução.
Pintura com Santo Afonso na Casa Redentorista de Tukow, na Polônia.


Ele frequentemente renovava invocações devotas, e mesmo ao som do relógio, ele nunca deixava de renová-las. Para obter a glória de Deus e tornar-se mais útil às almas, ele fez o voto heroico de nunca perder um minuto sequer.

Seus livros precisam ser ponderados; brotam do coração, são a expressão dos seus sentimentos por Deus e o fruto das visitas cotidianas ao Santíssimo Sacramento.

Frequentemente, não é Santo Afonso quem fala, mas Deus quem guia sua mão. Sua linguagem é como 'suco' das Sagradas Escrituras e dos Santos Padres; e isso explica essa unção maravilhosa que reina em todos os escritos.

Que recompensa deve merecer por tantas obras difundidas pelo mundo católico, cheias de doutrina salutar, para a santificação de uma infinidade de almas!


Fonte: VILLECOURT, Life of St. Alphonsus, Vol. IV, P. 239.
Site: santalfonsoedintorni.it

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.