Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 24 SET 2020 - 16H09

Estátua homenageia Padre Vítor Coelho de Almeida em Sacramento (MG)

Os 121 anos de nascimento do Padre Vítor Coelho de Almeidano último dia 22 de setembro, foram comemorados com a inauguração de uma estátua em sua homenagem no centro de Sacramento, em Minas Gerais, terra natal do missionário redentorista. 

A estátua está localizada no jardim da Basílica do Santíssimo Sacramento apresentada pelo Patrocínio de Mariaque é a Igreja Matriz que tanto amava Padre Vítor. Ela é apresentada em tamanho natural, de material metálico, e apresenta a figura do  Servo de Deus com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o microfone, representando ali o seu grande amor pela Padroeira do Brasil e o instrumento que ele empunhou de modo especial, por 36 anos na Rádio Aparecida, e em seu ministério por toda a vida. 

:: Padre Vítor desejava que sua cidade natal fosse uma “terra mariana”

Pe. Ricardo Alexandre Fidelis
Pe. Ricardo Alexandre Fidelis
Estátua do Padre Vítor Coelho nos jardins da Basílica em Sacramento (MG)


A homenagem faz parte da comemoração do aniversário de nascimento do Padre Vítor e também dos 200 anos de fundação da Capela do Santíssimo Sacramento, que deu origem à cidade. O reitor da Basílica, padre Ricardo Alexandre Fidelis falou com o A12 sobre a inauguração. 

"Com a colaboração do município, inauguramos o monumento com a presença dos redentoristas e do povo sacramentano. Para nós o significado é justamente este, homenagear essa grande personalidade da história de Sacramento porque ele nasceu aqui e também para ser um sinal da santidade e das virtudes do Padre Vítor. Como um grande missionário que esteve aqui diversas vezes, um grande comunicador católico da Igreja do Brasil e também esse propagador da devoção à Nossa Senhora Aparecida, essa estátua serve para recordar a Sacramento e também aos visitantes toda essa história, ao mesmo tempo, que também é um pedido a todos para que levem em suas orações a sua beatificação", comenta padre Ricardo. 

O processo de beatificação do redentorista foi aberto em 1998. Desde então, a partir de Aparecida e de outras localidades, tem sido feita uma campanha de oração pela beatificação do redentorista. A memória do Servo de Deus em sua cidade natal tem sido constantemente incentivada para que as novas gerações também possam conhecer aquele pode se tornar um dia.

"A gerações que conheceram Padre Vítor já estão sendo sucedidas por novas gerações que não tiveram contato com ele, seja pela Rádio Aparecida ou mesmo presencial em Sacramento. Então é muito importante que nós tenhamos agora essa disposição de divulgar quem foi Padre Vítor e a importância dele para as novas gerações. Nós temos a responsabilidade de divulgar a história deste grande sacramentando", completa o reitor. 

A basílica já promoveu diversas exposições sobre a vida e a história do redentorista, celebra missas nas igrejas em sua memória como também vivencia o Dia do Servo de Deus instituído pelo município, e está encaminhando o projeto de um memorial, ainda em fase de planejamento, em parceria com a Província de São Paulo.

:: Causa de beatificação do Padre Vítor Coelho avançará com oração do povo

A estátua traz em sua placa o texto de uma última mensagem do Padre Vítor ao povo de sua terra, em 31 de maio de 1980: 

"Se Sacramento for uma terra mariana; se Sacramento for uma terra que guarda o Dia do Senhor; se Sacramento for uma cidade da fraternidade em que todos nos amemos como Jesus nos amou; então hei de me gloriar eternamente de ser filho de Sacramento".

Autor da obra - O autor da estátua, Joselito da Rocha Sousa conhecido como Zelitto, reside em Uberaba (MG) desde 1982, é de uma família humilde, onde tomou gosto pela arte ao observar seu pai no ofício de esculturas de animais em madeira nas horas vagas. Começou sua trajetória artística como ceramista, fazendo entalhes e peças de decoração. Com o passar do tempo, esculpiu bustos de personalidades, peças sacras e esculturas sob encomenda. Hoje tem esculturas espalhadas por toda Uberaba e região e essa, e a estátua Padre Vítor Coelho de Almeida é a sua mais nova obra. 

Veja fotos do monumento e da inauguração:

Veja como foi a celebração: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.