Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 28 JUL 2020 - 08H42

Padre Vítor desejava que sua cidade natal fosse uma “terra mariana”

A cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro, fica distante 612 quilômetros de Aparecida (SP). Sua história se uniu à da terra da Padroeira do Brasil por causa do grande Missionário Redentorista Padre Vítor Coelho de Almeida.

Padre Vítor nasceu em Sacramento, no dia 22 de setembro de 1899 e morreu em Aparecida, no dia 21 de julho de 1987.

::  Saiba  mais sobre a história em A12.com/padrevitor

Reprodução
Reprodução
Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento apresentada pelo Patrocínio de Maria em Sacramento (MG)



A cidade da Padroeira do Brasil se tornou um marco na história desse redentorista, tanto que ele é reconhecido como o
Apóstolo de Aparecida.

Já Sacramento registra em sua história não só o nascimento e os primeiros passos de um de seus filhos mais ilustres, mas também as inúmeras vezes em que Padre Vítor visitou a cidade e buscou fortalecer a fé do seus conterrâneos. 

É o que comenta o padre Ricardo Alexandre Fidelis, que é pároco e reitor da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento apresentada pelo Patrocínio de Maria; que é a Igreja Matriz que tanto amava Padre Vítor.

“Padre Vítor esteve em Sacramento por diversas vezes e muitas delas para pregar as Santas Missões. Em 1935, Padre Vítor levou para o seminário o menino Antônio Borges de Souza que depois se tornou padre e inclusive também tem fama de santidade e se estuda abrir o processo de beatificação dele. O padre Antônio Borges fundou em Sacramento o Seminário Santíssimo Redentor que foi a grande expressão redentorista na cidade e trouxe a possibilidade de uma divulgação maior da devoção a Nossa Senhora Aparecida e também o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Então tudo isso foi influência redentorista na cidade que tem na sua raiz o Padre Vítor”, recorda o reitor.

Comissão do Patrimônio Histórico Provincial
Comissão do Patrimônio Histórico Provincial
Cortejo na chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida em Sacramento, em 1960



Nas lembranças das visitas, a
fundação da Congregação Mariana, em 1938, e as três vezes em que ele trouxe a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

Segundo o padre Ricardo, a devoção do povo foi intensificada em Sacramento pelos Missionários Redentoristas, mas tem sua origem na “consideração” do Padre Vítor por sua cidade natal. 

Leia MaisApós 33 anos de morte, beatificação de Pe. Vítor Coelho segue com trabalhos intensosCausa de beatificação do Padre Vítor Coelho avançará com oração do povo Podcast exclusivo fala sobre Padre Vítor e as cidades onde passouRelembre visita do A12 ao Memorial Redentorista, além de uma entrevista exclusivaEm 1980, Padre Vítor visitou a cidade de Sacramento. Numa gravação histórica da Rádio Aparecida, ele cita o desejo de seu coração para a cidade e afirma que se ela seguir esse caminho ele iria se “gloriar eternamente de ser filho de Sacramento”. Veja o que ele disse:

“Entreguei meu povo ao Divino Espírito que vivifica a Palavra e desejo que o selo de Nossa Senhora, o estigma profundo da Virgem Maria se gravem na alma sacramentana. Esse tríplice signo que eu desejo deixar depois da passagem da imagem. O primeiro sinal será este: amor a Nossa Senhora. O segundo sinal da passagem dela: guardar o Dia do Senhor. Que o povo de Sacramento se torne cada vez mais um povo que guarda respeitosa, carinhosa e entusiasticamente, o Dia do Senhor, porque a terra que guarda o Dia do Senhor é bendita. O terceiro sinal é aquela palavra que ela vai deixar em vossos corações; a palavra do Cristo: ‘que vos ameis uns aos outros assim como Ele nos amou’. Se Sacramento for uma terra mariana, se Sacramento for uma terra que guarda o Dia do Senhor, se Sacramento for uma cidade da fraternidade, em que todos nos amemos como Jesus nos amou, então, hei de me gloriar eternamente de ser filho de Sacramento”.

Comissão do Patrimônio Histórico Provincial
Comissão do Patrimônio Histórico Provincial
Padre Vítor Coelho e as catequistas durante Semana Santa em Sacramento,em 1938



Padre Ricardo, ao falar do
legado do Padre Vítor Coelho para a cidade, faz jus a esse desejo manifesto pelo redentorista na atualidade do povo sacramentano.

Reprodução
Reprodução
Padre Ricardo Fidelis

“Contam que quando Padre Vítor vinha a Sacramento ele entrava na igreja matriz para adorar o Santíssimo Sacramento e ia direto na pia batismal, onde ele foi batizado, para beijar a pia batismal, lugar que, para ele, foi onde se tornou cristão. Então, Padre Vítor nas diversas vezes que esteve aqui, nas suas pregações, nas três vezes que trouxe a Imagem de Aparecida, quando veio inaugurar a Rádio Sacramento, deixou um legado de fé e devoção a Nossa Senhora, de amor à Missa e ao Santíssimo Sacramento.

A memória do Padre Vítor Coelho tem sido transmitida para as novas gerações através do empenho da basílica, que já fez diversas exposições sobre a vida e a história do redentorista, celebra missas nas igrejas em sua memória como também vivencia o Dia do Servo de Deus instituído pelo município, além de um memorial que está em fase de planejamento pela direção da paróquia.

“O Padre Vítor é conhecido pelos moradores e a grande referência que o povo tem dele é pela Rádio Aparecida e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida. Então,essa memória está presente na vida do povo. Nos últimos anos, a paróquia tem divulgado mais a vida e a história do Padre Vítor. Podemos dizer que muitos o conhecem, outros já ouviram falar, mas poucos ainda sabem pormenores da vida dele. Para isso, nos últimos anos temos falado ainda mais sobre ele”, enfatiza o reitor.

Essa reportagem foi elaborada a partir da entrevista feita pelo radialista Evandro Luis, na Rádio Aparecida. Ouça:

a12 · #Padre Vítor - Entrevista com Pe. Ricardo sobre devoção em Sacramento (MG)


Fonte: Evandro Luis, Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...