A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada em 14 de setembro, é uma ocasião solene em que a Igreja Católica medita profundamente sobre o mistério da Cruz de Cristo.
A data comemora a descoberta da Verdadeira Cruz, por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, e também exalta a Cruz como o símbolo supremo do amor de Deus e da redenção da humanidade.
Na cidade de Araraquara (SP), a Igreja Santa Cruz, sob os cuidados dos Missionários Redentoristas, viveu essa celebração com solenidade, precedida por uma Novena cujo tema foi: “A Santa Cruz é fonte de esperança!”, em sintonia com o Ano Jubilar.
Ao longo da Novena e Festa, os fiéis puderam meditar e celebrar o mistério da cruz na vida humana, como fonte de esperança, não de desespero, revolta ou lamentação.
Conforme o entendimento cristão, a cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus Cristo nela e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilita o perdão dos pecados e a reconciliação com Deus.
A missa solene foi presidida pelo Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luís Carlos Dias e concelebrada pelo Superior Provincial dos Redentoristas, Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., e pelos Missionários Redentoristas da Comunidade de Araraquara.
Houve também a parte social da festa, com quermesses e atividades de confraternização da comunidade.
Em sua homilia, Dom Luís destacou que a cruz não deixou de ser uma meta construída por Cristo como alvo do projeto do Reino de Deus.
Na vida dos cristãos, essa meta também precisa ser perseguida, pois integra o processo de construção da própria identidade no mundo, projetada, porém, para a eternidade.
Todas as pessoas almejam algo mais, mesmo que seja com a marca dos sofrimentos, das contingências existenciais e com as cruzes.
Essa cruz que trazemos junto ao corpo, ou a cruz fixada nas residências, ou locais públicos, nos recorda em todas as circunstâncias que estamos envolvidos pelo amor de Deus.
Há aspectos e situações em nós e na sociedade que necessitam urgentemente de cura. Daí a urgência de resgatar o lugar da cruz em nossa vida e em nossa sociedade.
Segundo a teologia da Cruz, a Cruz de Cristo representa o centro da fé cristã, sendo sinal de vitória, sabedoria, justiça, misericórdia e esperança.
Na Festa da Exaltação da Santa Cruz, a Igreja exalta seu significado eterno na vida de cada cristão.
Ao meditar sobre a Cruz, os fiéis são chamados a abraçar seus próprios sofrimentos com amor, confiando na promessa de que, assim como Cristo ressuscitou, também nós ressuscitaremos com Ele para a glória eterna.
.:: Conheça o Santuário Senhor dos Milagres ::.
Fonte: Pe. Nelson Antônio, C.Ss.R.
Redentoristas são acolhidos por Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Redentoristas se preparam para audiência com Papa Leão XIV
Delegação Redentorista apresentará ao Papa Leão XIV os frutos da comunicação evangelizadora e entregará imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida em Roma
Santo Afonso Maria de Ligório e a Busca pela Vida Autêntica
Entenda como a meditação sobre a finitude da vida, proposta por Santo Afonso no livro "Preparação para Morte", é um instrumento de conversão e reavaliação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.