Por Thamara Gomes Em Hospedagem Atualizada em 04 OUT 2018 - 10H40

Seminário Santo Afonso completa 120 anos

O Seminário Santo Afonso, enquanto instituição formativa, foi fundado no dia 03 de outubro de 1898, em Aparecida (SP). Ao longo dos anos, a casa de formação passou por muitas mudanças até chegar ao prédio em que hoje está localizada. Ao todo, são 120 anos de história, uma referência para todos os Missionários Redentoristas.

No início, o seminário era chamado também de “Juvenato”, para se diferenciar das casas de formação da diocese e estava localizado próximo à Basílica Velha, onde hoje funciona o Memorial Redentorista. O Pe. Valentim von Riedl foi o primeiro diretor do seminário. Com ele, ingressaram 5 alunos na primeira turma.

O objetivo da nova casa era capacitar os jovens para trabalhar com o povo e iniciar a formação dos futuros padres brasileiros, minimizando a dependência dos padres redentoristas alemães. Com o passar do tempo, as turmas cresceram e houve a necessidade de abrigar os seminaristas em espaços maiores. O Seminário Santo Afonso passou então para um prédio maior, que posteriormente ficou conhecido como o Hotel Recreio.


Em 1929, o Seminário Santo Afonso passou a funcionar em um prédio da Diocese de São Paulo, onde hoje está localizado o Seminário Bom Jesus. No entanto, no final dos anos 40, o arcebispo de São Paulo pediu o prédio de volta para transformá-lo em uma casa de formação diocesana.

A partir daí, a Congregação Redentorista inicia a construção do atual prédio do Seminário Santo Afonso, localizado na Rua Pe. Claro Monteiro, em Aparecida. O novo prédio foi inaugurado oficialmente no dia 28 de outubro de 1953. Hoje, acolhe jovens seminaristas e é também uma casa de hospedagem.

Vida longa ao Seminário Santo Afonso!

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Hospedagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...