Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 26 NOV 2020 - 16H01

Integrar on-line e presencial na vida comunitária no pós-pandemia

Depois de nove meses vivenciando a pandemia do novo coronavírus, muitas transformações ocorreram na vida em sociedade e também no cotidiano da Igreja.

Com a necessidade de fazer chegar a sua mensagem, muitas paróquias e comunidades precisaram recorrer ou aprimorar sua comunicação através dos meios digitais. 

O missionário redentorista padre Antônio Carlos Vanin, que exerce seu ministério na periferia de São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, localizada no bairro de Sapopemba, é um desses padres que buscaram ousar nas redes sociais para continuar mantendo proximidade com os seus fiéis.

Desde março, quando foi decretada a pandemia, a Pastoral da Comunicação da paróquia tem realizado transmissões de missas, encontros e momentos de espiritualidade. A presença digital tem sido um espaço de conforto e consolo para os paroquianos de um bairro que é considerado um dos epicentros em número de mortes por Covid-19. 

Padre Vanin falou ao A12 sobre a realidade de sua paróquia e reforça a necessidade de um constante investimento nos meios digitais que devem se estender também na pós-pandemia. Ouça a entrevista. 


Padre Vanin avalia que a pandemia ofereceu uma oportunidade para que a paróquia repensasse a sua forma de atender e manter contato com os fiéis. Com as igrejas fechadas, o jeito foi encarar o desafio do mundo digital para não deixar os paroquianos sem assistência espiritual. A realidade, segundo ele, teve efeito em todas as 13 paróquias e igrejas-paroquiais atendidas pelos redentoristas no Estado de São Paulo. 

Leia MaisMeios digitais embalam ação social nas obras redentoristasQualificar presença digital na Formação RedentoristaSem distâncias na fé: Santuário Nacional, meios digitais e pós-pandemia "A chegada da pandemia nos surpreendeu a todos nós. O trabalho na paróquia e nas igrejas não-paroquiais era feito de maneira totalmente ou quase toda presencial, as celebrações, a catequese, os encontros, os grupos e pastorais", reflete o missionário.

Dessa forma, padre Vanin analisa o enriquecimento do trabalho pastoral para adequar os conteúdos para a internet. "A gente teve que se adaptar e reaprender um pouco essa prática pastoral. Por sorte, nossa paróquia tinha uma boa equipe de Pastoral da Comunicação e fomos aperfeiçoando, e passamos a fazer enquanto não era permitido nenhuma forma de celebração presencial, todas as celebrações de domingo através do YouTube e do Facebook da nossa Paróquia", conta. 

O missionário acredita que diante do desafio a Igreja evoluiu seu método evangelizador. "Eu acredito que é algo ruim, que veio e nos surpreendeu, mas que nos obrigou, nos forçou a descobrir novos caminhos, novas formas de evangelizar", finaliza. 

:: Acesse a fanpage da Paróquia Nossa Senhora da Esperança


Sede da Paroquia Nossa Senhora da Esperança, no bairro Sapopemba, em São Paulo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...