Notícias

Milagre e fé: artesão celebra imagem de Santo Afonso abençoada pelo Papa

Márcio Rocha, colaborador da Comunidade Santa Teresinha, de Tietê (SP), produz imagens e rosários redentoristas

Escrito por Mário Pereira

06 MAR 2023 - 15H38 (Atualizada em 08 MAR 2023 - 11H20)

Arquivo Pessoal

As fotos do encontro entre o Governo Geral Redentorista e o Papa Francisco, no Vaticano, no fim do mês de fevereiro, revelaram uma imagem de Santo Afonso nas mãos do Santo Padre.

Em entrevista concedida ao Portal A12, o Pe. Rogério Gomes, Superior Geral Redentorista, explicou que a imagem pertence a ele e que, ao encontrar o Pontífice, pediu que o mesmo a abençoasse.

O que muitos não sabem é que a imagem do santo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, foi produzida no Brasil, mais precisamente na cidade de Tietê (SP), pelas mãos de Márcio Rocha.

Natural de Salto (SP), o artesão de 43 anos é colaborador da Província Redentorista de São Paulo desde 2016, atuando na Comunidade Santa Teresinha, em Tietê. Foi trabalhando na casa dos noviços redentoristas , que Márcio virou devoto de Santo Afonso.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Márcio (à dir.), com a esposa Luciana, os filhos e missionários redentoristas em Tietê (SP)


Uma graça alcançada após uma promessa feita ao “Doutor da Igreja”, fez o artesão querer propagar a devoção ao fundador da Congregação Redentorista, produzindo imagens de Santo Afonso.

Em entrevista, o marido da Luciana e pai do Matheus, de 18 anos, e do Afonso, de 2 anos, falou sobre a emoção de ver uma das imagens de Santo Afonso, produzida por ele, sendo abençoada nas mãos do Papa Francisco:

“Eu fiquei arrepiado no momento que recebi uma foto [do Papa com a imagem de Santo Afonso] e me emocionei muito, pois veio na lembrança as primeiras peças e as palavras de fé de minha avó, de ter os Santos como exemplos para a vida e, também, reforçando que devemos seguir com fé e dedicação tudo o que fazemos”, revelou Márcio.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem de Santo Afonso que foi abençoada pelo Papa Francisco

O colaborador da Província de São Paulo também contou em detalhes sobre como iniciou a imagem de Santo Afonso, a sua relação familiar com o artesanato, a criação do atelier “Miraculum Artesanatos”, os estudos para produzir as imagens e a propagação de suas obras para diversas partes do Brasil e de outros continentes.

Confira a entrevista:

Qual a sua relação com a Congregação do Santíssimo Redentor e Santo Afonso?

- Entrei para trabalhar na Congregação Redentorista em 2016. Foi então que passei a saber mais sobre Santo Afonso. Em 2018 sofri um acidente a quase 7 metros de altura e passei por uma delicada cirurgia.

Segundo a equipe,  formada por quatro médicos, eu teria que colocar prótese e não ficaria mais 100%, pois a fratura no cotovelo foi grave e perdi por 60 dias todo o movimento do braço esquerdo, quebrando 7 centímetros em 3 pedaços. Segundo os médicos, seria impossível uma emenda com pinos.

No hospital fiz uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, que já tinha me curado quando eu tinha 9 meses de idade, e a Santo Afonso, pois me identifico muito com ele e prometi que, ficando curado, eu faria alguma coisa para propagar a devoção a ele e iria até o Santuário de Aparecida como romeiro, para cumprir minha promessa.

No quinto dia internado, fui operado e justamente no dia de Santo Afonso: 1º de agosto de 2018.

Foi então que dei conta de que algo estava acontecendo e, assim, comecei a olhar as coisas de uma forma diferente, relembrando da infância e do meu presépio de barro cru.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Márcio, a esposa Luciana, e os filhos Matheus e Afonso


O médico passou 5 medicamentos, que não consegui tomar. Não fiz uso deles, e pela situação eu ficaria um ano e seis meses sem tocar em nada. Porém, fiquei apenas 90 dias, mesmo sem a medicação. Acredito muito ter sido um milagre e logo me veio à mente adquirir uma imagem de Santo Afonso.

Fui até Aparecida, paguei a promessa e fui em busca da imagem. Me venderam um outro santo, com nome de Santo Afonso e, por não encontrar e ser enganado, prometi a mim mesmo que daria um jeito. Então, as oportunidades foram surgindo, desde conhecer imagens de Santo Afonso, através de membros redentoristas, como o Ir. Thaylor. Após reproduzir a minha sonhada imagem, estava realizado.

A notícia [da produção da imagem] se espalhou quando fiz uma lista com nomes para nomear nosso atelier e pedi opiniões para quatro padres e quatro irmãos redentoristas. O nome foi escolhido tem tudo a ver com minha a vida: “Miraculum Artesanatos, arte e fé”.

Os pedidos foram chegando e então eu pedi permissão para reproduzir as imagens de Santo Afonso ao Provincial Redentorista (de São Paulo) Padre Marlos Aurélio. Ele me disse: “sim, temos que propagar nosso fundador”. Depois de alguns meses, o mestre de Noviços Pe. Pedro Paulo Dal Bó me deu a alegria de produzir os rosários redentoristas, que apenas religiosos faziam.

Contei com a ajuda de minha esposa e meu filho, para que eu conseguisse dar conta dos pedidos de todas as imagens. Foram muitos pedidos para estados aqui no Brasil e também em seguida para países como Colômbia, Peru, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, México, países da América Central e Angola. Então iniciamos uma maior reprodução e diversas imagens diferentes e criações inéditas de minhas próprias obras.

Atualmente quais são as imagens que você produz?

Atualmente temos mais de 200 modelos de imagens e diversos tamanhos, tudo feito por encomenda. Entre as imagens estão o presépio, Nossa Senhora, São José, anjos, linha infantil, São João Neumann, São Geraldo Majella, Santo Afonso, São Clemente, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Beata Maria Celeste Crostarosa, entre outras. São várias imagens e também fazemos com texto e nomes personalizados, além de temas para as profissões religiosas.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagens de Santo Afonso produzidas por Márcio


Como é feito o estudo para definir o formato e as características da imagem?

Para reproduzir, eu estudo tamanho, formato, detalhes, faço a correção caso precise e, para novas criações, eu estudo a vida dos santos, objetos que usavam, como foi vida e se era doutor ou não, se pode estar sentado ou não. Entro em contato com religiosos, sendo um deles o Ir. Mauro Maciel, historiador.

Então, iniciamos com a argila. Após esculpida e criada, a peça passa para os moldes e fundição. A peça nasce no barro, ganha vida no gesso e eterniza no bronze. Já a restauração precisa de muitos estudos e leva meses ou ano, depende do estado e tempo da existência da imagem.

Há quanto tempo você trabalha com a produção de imagens? 

Trabalho com as imagens há um tempo. Passei a ser procurado profissionalmente a partir de 2019, mas tenho uma relação de infância com a criação de presépios, juntamente com minha avó materna, Ana Luiza da Conceição.

Descobrindo a arte, criei então o primeiro presépio com terracota e minha avó então me fez um pedido: prometer que eu nunca deixaria de fazer o presépio e que a cada ano eu pudesse criar algo diferente, sem me preocupar com formatos de rosto, "pois Jesus está em todos os rostos e é o único sentido da vida humana". Disse ainda que um dia eu iria entender o ciclo da árvore da fé

- Quais sãos os materiais utilizados em suas imagens?

Trabalho com diversos materiais, como gesso, resina, cimento, fibra, ABS, argila, madeira, pó de mármore, granito, zamak e bronze.

Vatican News
Vatican News
Imagem de Santo Afonso foi abençoada pelo Papa Francisco


- Qual o sentimento de saber que uma imagem feita por você chegou até as mãos do Papa Francisco e foi abençoada por ele?

Não tenho como explicar o que eu e minha família sentimos ao sabermos que uma de nossas imagens foi abençoada pelo Papa Francisco, levada pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Rogério Gomes.

Eu fiquei arrepiado no momento que recebi uma foto [do Papa com a imagem de Santo Afonso] e me emocionei muito, pois veio na lembrança as primeiras peças e as palavras de fé de minha avó, de ter os Santos como exemplos para a vida e, também, reforçando que devemos seguir com fé, dedicação e amor em tudo que fazemos, porque nunca sabemos onde podemos chegar. Somos muito gratos aos Redentoristas e a toda Congregação por tantas bênçãos e oportunidades dadas em minha vida.

.:: Entrevista: Superior Geral Redentorista detalha encontro com o Papa Francisco 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...