Notícias

Missionário Redentorista é nomeado Bispo de Barra, na Bahia

Pe. João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R, é o atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa

Escrito por Mário Pereira

31 MAI 2023 - 09H59 (Atualizada em 31 MAI 2023 - 10H38)

Uelder Negão/ Santuário Bom Jesus da Lapa

A família Redentorista terá mais um representante junto aos Bispos do Brasil. Nesta quarta-feira (31/05), a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do Papa Francisco de acolher o pedido de renúncia de Dom Luiz Flávio Cappio, nomeando para a diocese de Barra (BA), o padre João Batista Alves do Nascimento, atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, também na Bahia. Leia MaisDom Zenildo revela realidade da evangelização no interior do AmazonasBispo destaca o “impulso missionário” da Congregação RedentoristaSaiba quem são os 15 Bispos Redentoristas do Brasil

Nascido em 2 de março de 1972, em Jordânia (MG), Monsenhor João Batista Alves do Nascimento entrou no Seminário Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa, em 1994. Fez seus estudos filosóficos na Universidade Católica do Salvador, na capital baiana, entre 1995 e 1996. Entre 1998 e 2001 concluiu o curso de Teologia, na mesma instituição.

Em 16 de dezembro de 2001, o Missionário Redentorista foi ordenado, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Entre as funções que exerceu em seu ministério presbiteral estão a de Superior Vice-Provincial da Bahia, entre 2011 e 2014; formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, na cidade de Salvador (BA), de 2015 a 2018; reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, desde 2019 e, atualmente, também é membro do Conselho dos Missionários Redentoristas da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) agradeceu ao novo bispo emérito, Dom Luiz Flávio Cappio, e saudou o Monsenhor João Batista, por sua nomeação.

Santuário de Bom Jesus da Lapa
Santuário de Bom Jesus da Lapa
Pe. João Batista é reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa desde 2019


Confira a mensagem abaixo:

Estimado irmão, monsenhor João Batista

Recebemos com muita alegria a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Francisco, como bispo de Barra (BA), nesta quarta-feira, 31 de maio.

Desejamo-lhes que em seu novo ministério você possa anunciar o Evangelho pondo-se em movimento, em saída e com boas iniciativas.

Que Nossa Senhora, serva do Senhor perseverante na oração (cf. At 1, 12), fortaleça a sua constância e o coloque em práticas de hospitalidade, acolhimento, reconhecimento e de integração para com o povo de sua nova diocese.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

.:: Conheça os bispos redentoristas do Brasil ::.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...