Notícias

Bispo destaca o “impulso missionário” da Congregação Redentorista

Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, destacou como os confrades podem contribuir para a cultura da justiça social e da biodiversidade

Escrito por Mário Pereira

25 ABR 2023 - 17H32 (Atualizada em 26 ABR 2023 - 16H32)

CNBB

A Congregação do Santíssimo Redentor está a poucos meses do seu processo de reestruturação e reconfiguração das províncias em todo o mundo. Leia MaisSaiba quem são os 15 Bispos Redentoristas do Brasil

Na 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), falou sobre a vindoura reestruturação na Congregação Redentorista.

O sacerdote, que foi Superior Provincial da Província do Rio, entre 2011 e 2014, destacou como os temas discutidos pelo Episcopado, podem contribuir para este novo momento dos filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório:

“Eu vejo que o Redentorista hoje, a Congregação, tem uma grande importância, porque está presente em tantos países do mundo, de ajudar a Igreja e a sociedade de pensar essa nova cultura, da amizade, do amor, da justiça social, da proteção da nossa terra, da biodiversidade. Tudo isso tem sido tratado em nossa Conferência Episcopal do Brasil. Eu creio que isso pode ajudar a própria Congregação no seu impulso missionário”.

O bispo redentorista, que integrou a Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, entre 2019 e 2023, ainda equiparou a Campanha Laudato Si com o carisma missionário dos Redentoristas:

“Destacaria, sobretudo, essa insistência que a gente tem, do Evangelho da alegria, do Evangelho de Jesus, Encarnado na história. Ele sempre está cuidando dos mais pobres e abandonados – que é um carisma redentorista, missionário. E hoje, a gente coloca esse elemento da Ecologia Integral, da Laudato Si, também, como um ponto fundamental na nossa missão hoje. Como diz o Papa Francisco: ‘as feridas que estão na terra sangram também em nós, sobretudo, nos mais pobres’”.

 Confira abaixo o depoimento completo de Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R:

Nova presidência da CNBB Leia MaisDom Darci Nicioli traz panorama da 60ª Assembleia Nacional da CNBBConheça a nova presidência da CNBB

A 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil segue até a próxima sexta-feira (28/04), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Nesta terça-feira (25/04), o Episcopado escolheu os novos 1º vice-presidente, 2º vice-presidente e secretário-geral da CNBB.

São eles: Dom João Justino (1º vice-presidente), Dom Paulo Jackson (2º vice-presidente) e Dom Ricardo Hoepers (secretário-geral). O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi escolhido na última segunda-feira (24/04) como presidente da CNBB para o próximo quadriênio (2023-2027).

Reestruturação e reconfiguração das Províncias Redentoristas

A Congregação do Santíssimo Redentor irá concluir o seu Projeto de Reestruturação e Reconfiguração, em novembro deste ano. Pela Conferência da América Latina e Caribe, as atuais 14 Províncias, 8 Vice-Províncias, 2 Regiões e 2 Missões passarão a ser 7 novas Províncias.

O processo, que teve início no final do século XX, atinge todas as Conferências redentoristas no mundo e visa revitalizar a Vida Apostólica, diminuir estruturas, liberar e destinar recursos para a missão, de modo a exercer a solidariedade, tão cara aos Filhos de Santo Afonso, junto aos mais pobres e abandonados e para atender aos desafios da realidade atual.

.:: Saiba mais sobre a 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...