Notícias

Bom Jesus da Lapa: experiência de fé que dá novo sentido à vida

Escrito por Elisangela Cavalheiro

04 AGO 2020 - 14H46 (Atualizada em 06 AGO 2021 - 09H00)

Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Quem chega ao Santuário Bom Jesus da Lapa, na Bahia, faz a experiência do belo e do sagrado.

No grande penhasco às margens do rio São Francisco, suas grutas refletem a natureza; obra das mãos de Deus, enquanto em seu interior os devotos renovam sua fé ao pés do Cristo Sofredor.

Devoção ao Cristo crucificado e espiritualidade redentorista

Na imagem do Cristo da Paixão, apresentada no Santuário de Bom Jesus da Lapa em seus últimos momentos de vida, a caminho do Calvário e da morte na cruz, os devotos encontram a bondade de Deus e a sua compaixão e também a força que necessitam para suportar os sofrimentos e as dificuldades da vida.

Através da sua Cruz, Jesus conforta o coração de todos com esperança, afinal, a morte e a dor não tem a última palavra para aqueles que creem na ressurreição.

Quem fica ali diante da imagem de Jesus sente de perto sua compaixão e esse é um dos sentimentos que mais movem seus romeiros.

A espiritualidade redentorista que traz em sua essência o anúncio da Copiosa Redenção, ou seja, de que em Cristo a Redenção é abundante, indica que aos homens feridos pelo mundo a salvação dada por Jesus tem um projeto redentor e curador que alcança a todos.

É isso que partilha o reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, o Missionário Redentorista padre João Batista do Nascimento, quando recorda como os devotos expressam sua devoção ao Bom Jesus, bebendo da mesma fonte que brota a espiritualidade dos padres que administram o local. 

“As pessoas que vêm aqui ao Santuário, se sentem em família, na própria casa, dialogando diretamente com o líder maior dessa família: o Bom Jesus. Então, é uma experiência de fé, que representa tudo aquilo que pregou Santo Afonso, de um Deus amoroso, afetuoso, misericordioso, compassivo e acolhedor”, assinala.

Leia MaisBom Jesus da Lapa: Meios de Comunicação são ferramentas fundamentais nesta pandemiaFesta do Bom Jesus da Lapa sem presença de fiéis e pela internetAssista à Novena e Festa do Bom Jesus da Lapa na TV AparecidaA Cruz de Jesus é a palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo. Se muitos, às vezes, acreditam que Deus permanece em silêncio diante do sofrimento, na realidade Ele respondeu na cruz com a misericórdia, o perdão e o amor.

Para sentir a presença do amor de Deus, a mesma que Santo Afonso sentiu, basta olhar os devotos que chegam ao Santuário, enfatiza o reitor. 

“Algo que chama a atenção é ver esta multidão de homens, mulheres, adultos, jovens, idosos e até crianças, unidos nas celebrações, cantando e rezando com devoção. É emocionante ver meninos com as mãos dadas a seus pais, alguns nos ombros, outros nos braços, todos com fé no Bom Jesus. Encontramos muitas esposas que agradecem pela conversão de seus esposos e filhos", completa.

Roberto Costa/Acervo do Santuário
Roberto Costa/Acervo do Santuário
Devota reza diante da imagem de Jesus Morto no Santuário (foto antiga)


Na imagem do Bom Jesus os devotos devem encontrar a resposta ao mal do mundo agindo com o bem, seguindo Jesus e carregando a sua cruz como Ele fez. Os devotos são convidados a ter os mesmos gestos de compaixão com o sofrimento do outro. O que se pode ouvir no hino cantado pelos devotos:

"Senhor Bom Jesus da Lapa, é Santo de caridade,

Ele dá esmola aos cegos e aos pobres aleijados.

Somos romeiros de longe, a fé é que nos conduz,

Vamos todos para a Lapa visitar o Bom Jesus".

:: Leia também: “A Lapa do Bom Jesus é feita de pedra e luz”

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...