Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 28 MAR 2019 - 15H09

Missionários Daniel Tamassia e Tadeu Pawlk partem para a Casa do Pai

Dois missionários redentoristas faleceram nos últimos dois dias. Na noite do dia 26, partiu para a Casa do Pai, o padre Daniel Benedicto Tamassia da Província de Goiás, aos 84 anos, e, na madrugada desta quarta (27), o padre polonês Tadeu Pawlk, da Vice Província da Bahia, com 81 anos.

Reprodução.
Reprodução.
Padre Tadeu Pawlk e Daniel Tamassia, missionários redentoristas.


PADRE DANIEL TAMASSIA
é considerado o missionário das pequenas comunidades. Ele junto com o padre Carlinhos (hoje, Dom José Carlos de Oliveira, bispo emérito de Rubiataba) criou a novena Natal em Família, que se tornou uma grande campanha evangelizadora nacional.

Padre Daniel nasceu em Piracaia (SP), em 10 de julho de 1935. A vida religiosa teve início no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), Foi ordenado padre na igreja de Santa Terezinha, em Tietê (SP), em janeiro de 1961. Como missionário trabalhou em duas paróquias na capital paulista, e depois foi transferido para o Santuário Nacional de Aparecida onde passou os primeiros anos de padre. Tempos depois, foi trabalhar nas Missões Populares, residindo em Araraquara (SP).

Quando foi transferido para Goiás, para trabalhar na equipe de Missões Populares, passou por Goiás, Pará e Distrito Federal, e nesse período desenvolveu a novena de Natal. Diante do crescimento da campanha, assumiu um compromisso ainda maior: a restauração e animação da Campanha da Fraternidade da CNBB. O convite veio de Dom Ivo Lorsheider. A Campanha passou a seguir os moldes do Natal em Família, e passou a ter maior aceitação nas comunidades de todo o país. Em Brasília, também colaborou nas Pontifícias Obras Missionárias, a convite de Dom Luciano Mendes de Almeida.

Após este período, padre Daniel afastou-se dos trabalhos redentoristas, indo residir em Natal (RN), onde dedicou-se ao atendimento diário de confissões na Catedral Metropolitana. Em 2012, voltou para Goiás, passando a residir na paróquia de Trindade, e nos últimos anos de sua vida vivia entre cuidados médicos e visitas de amigos que cultivou nos tempos de sua intensa atividade missionária.

A missa de corpo presente será realizada hoje (27), às 16h, na igreja Matriz de Trindade.

PADRE TADEU PAWLK, veio da Polônia para o Brasil, em 1976. Em todos esses anos, foi um incansável missionário. Ele integrou o grupo dos primeiros missionários redentoristas poloneses que vieram para o Brasil a partir da década de 70. Atuou na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), onde ficou muito conhecido pelo suporte dado às famílias vítimas da grande enchente no ano de 1979. Trabalhou na pregação das Santas Missões e em outras frentes apostólicas da Vice Província da Bahia. Foi fundador de muitas comunidades, associações, grupos e movimentos de base.

Faleceu em Salvador (BA), enquanto dormia, em seu quarto na Comunidade Santo Afonso, vítima de infarto. Seu corpo será transladado para Bom Jesus da Lapa, onde ocorre velório e missa de corpo presente. O enterro está previsto para amanhã (28), às 16h.

Nossas orações e súplicas a Deus, por esses confrades e suas comunidades enlutadas. 

Fonte: Colaborou padre Inácio Medeiros, com unidades redentoristas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...