Os Missionários Redentoristas da Província de Baltimore atuam na Pastoral Universitária da Universidade Imaculada, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos. Leia MaisMissões Redentoristas na Paróquia de São Sebastião em Tapira (MG)Reze a oração de São João Paulo II a Nossa Senhora do Perpétuo SocorroRetiro Vocacional é um convite à oração
Estes missionários estão integrados com as irmãs do Imaculado Coração, que são as mantenedoras da universidade. A união destas duas congregações religiosas, que bebem igualmente da Espiritualidade Redentorista, tem produzido bons frutos e já se percebe um maior interesse dos estudantes pela espiritualidade da Copiosa Redenção e pela figura de Santo Afonso.
Trabalhar no ministério pastoral universitário a cada dia traz novas oportunidades, mas também novos desafios, sendo possível perceber como muitos universitários estão em busca de um novo sentido para a sua vida. Um dos maiores desafios é a necessidade de uma maior flexibilidade no planejamento e nos métodos diante da atual realidade estudantil.
A presença redentorista tem possibilitado a discussão de temas sobre a atual realidade da Igreja e da sociedade, através do conhecimento de sua Doutrina Social. Isso está levando os estudantes a questionarem e a se posicionarem sobre sua realidade e os desafios de ser discípulo de Cristo no mundo atual. No final das reuniões que são feitas, sobretudo, às quintas-feiras, sempre acontece uma hora de Adoração Eucarística na capela da universidade.
Desde que os redentoristas assumiram a pastoral, são oferecidas celebrações eucarísticas em horários flexíveis, de acordo com a demanda dos universitários, tanto nos dias da semana como nos finais de semana. E já se tornou comum ver estudantes ajoelhados na capela, usando livros de reflexão e oração ou fazendo visitas ao Santíssimo Sacramento.
Um elemento que também tem se destacado é a devoção de muitos para com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A cada quarta-feira, depois da missa das 12h, é feita a novena e dada a bênção com o seu ícone.
Outro costume que vem tomando corpo é a chamada “noite comunitária”, celebrada nas noites de quarta-feira, onde são realizadas atividades recreativas, oradores usam a palavra discorrendo sobre temas diversos e acontece também a confraternização com a partilha da comida trazida pelos estudantes.
No horizonte dos trabalhos da Pastoral Universitária está a futura realização de uma missão quaresmal, pregada pelos redentoristas possivelmente em março ou abril, quando as temperaturas já estão mais agradáveis com a chegada do outono.
Todos os dias a pastoral oferece programas e atividades espirituais, de orientação e aconselhamento, que são aproveitados não apenas por estudantes católicos, como também por aqueles que professam outras religiões ou seguem outras igrejas.
Fonte: Texto original: Pe. Royce Thomas, C.Ss.R.
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.