Notícias

Missionários Redentoristas restauram comunidade Oblata na Ucrânia

Após três décadas, Congregação do Santíssimo Redentor retoma a comunidade Oblata na Ucrânia com a acolhida de Stepan Hrytsak em Lviv

Escrito por Redentoristas

21 OUT 2025 - 12H55 (Atualizada em 21 OUT 2025 - 16H46)

Scala News

Depois de mais de 30 anos, os Missionários Redentoristas retomaram as atividades da comunidade Oblata na Ucrânia.

No domingo, 12 de outubro, o primeiro novo Oblato, Stepan Hrytsak, paroquiano da comunidade local, foi recebido na Igreja da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, em Lviv.

Logo após a cerimônia, os redentoristas também lhe entregaram um pergaminho com a bênção especial concedida pelo Papa Leão XIV, por ocasião do 60º aniversário do novo oblato.

Scala News Scala News Missionários Redentoristas da Ucrânia entregam pergaminho com bênção especial do Papa Leão XIV ao Oblato Stepan Hrytsak


A notícia foi comunicada pelo proto-igumeno da
Província Redentorista de Lviv, padre Volodymyr Boreiko, C.Ss.R., ao portal A Grandeza Espiritual de Lviv.

.:: Conheça os Beatos Ucranianos ::. 

Uma tradição renascida

O Padre Boreiko lembrou que a comunidade Oblata já estava presente na Ucrânia durante o período de sigilo, quando a Igreja Greco-Católica era perseguida:

"Naquela época, não havia contatos oficiais com Roma. Após o fim do sigilo, nossos Oblatos foram transferidos para a Arquiconfraria de Maria Auxiliadora".

O último oblato conhecido antes deste renascimento foi o padre Bohdan Geleta, hoje membro da Congregação, que recebeu este título antes de entrar no mosteiro.

.:: A "Igreja do Silêncio" na Ucrânia ::.

Colaboradores e testemunhas da Redenção

Padre Boreiko explicou que a decisão de reintegrar a comunidade decorre do desejo de reconhecer os colaboradores leigos que apoiam a missão redentorista:

"Desta forma, queremos homenagear aqueles que nos ajudam a servir e a existir. Queremos que eles sintam um sentimento de pertencimento à nossa grande família espiritual".

Não há regras rígidas para se tornar um Oblato, basta uma vida cristã autêntica, participação ativa na missão redentorista e um período de tempo adequado para avaliar a coerência na vivência deste carisma.

.:: O que é ser Oblato Redentorista? ::.

Homens e mulheres, casados ou solteiros, e até mesmo Padres ou Bispos, podem se tornar Oblatos.

De acordo com Padre Boreiko, nem todos são chamados ao mosteiro ou ao sacerdócio, mas muitos desejam pertencer de maneira especial à família redentorista. Os Oblatos são a resposta a esse desejo de comunhão e missão compartilhada.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...