A reconfiguração das Províncias Redentoristas de São Paulo, Rio-Minas-Espírito Santo e da Vice-Província da Bahia, alcança um momento importante para aquela que será chamada de "Província Nossa Senhora Aparecida". Até o dia 25 de agosto, será realizado o Capítulo Eletivo, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).
Leia MaisProvíncia Nossa Senhora Aparecida e o novo Censo do IBGEMaior Província Redentorista do Brasil será chamada de Nossa Senhora AparecidaO encontro, que conta com 63 capitulares votantes, acontece com o objetivo de escolher o primeiro governo da Província Nossa Senhora Aparecida, para o triênio 2024-2026. A orientação do Retiro Espiritual do Capítulo Eletivo será realizada pelo Frei Jonas Nogueira da Costa, da Ordem dos Frades Menores.
Superior Provincial de São Paulo e um dos Capitulares, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., falou sobre essa etapa de constituição do governo da nova Província:
“É um momento bastante histórico e importante, porque nós vamos escolher aqueles que estarão com essa incumbência de, entre 2024 e 2026, darem continuidade a tudo que já foi feito, mas, sobretudo, possibilitando um trabalho de união dessas, hoje, Províncias e Vice-Província, que formarão a Província Nossa Senhora Aparecida”.

As Sessões Capitulares elegem, primeiramente, o Superior Provincial, que poderá escolher um Redentorista de uma das três (Vice) Províncias – sendo este Capitular ou não – para o cargo de Conselheiro Provincial. Na sequência, os Capitulares elegem mais três Conselheiros, formando o Conselho Ordinário da Província Nossa Senhora Aparecida.
Já o Conselho Extraordinário será formado por dois representantes, pertencentes a uma das três unidades – Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Após a formação dos dois Conselhos, será escolhido o Vigário Provincial, sendo este do Conselho Ordinário eleito.
Próximos passos
O processo de Reestruturação e Reconfiguração terá continuidade nos próximos meses, com a realização de assembleias, para que aconteça um balanço da trajetória de cada uma das três (Vice) Províncias. Este ato formal visa solicitar ao Governo Geral, em Roma, pelo encerramento da vida daquela unidade Redentorista.

“É um encontro, sobretudo, de balanço e recordação, de gratidão a Deus por aquilo que possibilitou existir ao longo dessa história, mas também mirando e olhando para o horizonte daquilo que continua acontecendo dentro da história, mas agora talvez dentro de outro formato, de outra modalidade”, destaca o Pe. Marlos.
Após a supressão das três Províncias, será realizada a ereção oficial da Província Nossa Senhora Aparecida, no dia 9 de novembro, em Aparecida (SP).
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Os Rebeldes Amorosos de Santo Afonso Maria de Ligório
Conheça a história dos Redentoristas que, apesar das críticas, priorizam os "muitos feridos de nosso tempo", com cordialidade e hospitalidade em sua missão
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.