Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Notícias

Monja Redentorista professa votos temporários em Roma

Celebração foi marcada pela fé, alegria e interculturalidade, destacando a entrega total de uma religiosa à vida contemplativa das Monjas Redentoristas

Escrito por Missões Redentoristas

29 JAN 2026 - 15H30

Michele Nuzzo

No último dia 25 de janeiro, o mosteiro de Santa Ágata dos Godos, fundado em 1766 por Santo Afonso Maria de Ligório, testemunhou a Profissão Temporária da Irmã Erminia Raveloarimanana. Após o noviciado, ela consagrou sua vida a Deus na Ordem do Santíssimo Redentor, professando os votos de pobreza, castidade e obediência.

Natural de Madagascar, a quarta maior ilha do mundo, possui uma Igreja jovem e vibrante. As vocações são abundantes. Cada família que recebe este dom o considera a maior honra que poderia receber, sendo grata e orgulhosa.

A Profissão ocorreu na Catedral de Santa Ágata dos Godos, durante a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo diocesano, Monsenhor Giuseppe Mazzafaro, com a participação de padres redentoristas e diocesanos.

Para a irmã recém-professa e para a comunidade monástica de Santa Ágata, o grande presente foi poder contar com a participação dos mosteiros redentoristas italianos: Scala, Foggia e Magliano Sabina. Um grande grupo de freiras e jovens postulantes se reuniu para acompanhar e apoiar Erminia em suas orações.

O evento foi enriquecido pela presença da Irmã Imma Di Stefano, Presidente da Federação "Beata Maria Celeste”, que reúne 21 mosteiros da Ordem localizados na Europa, África e América Latina.

A celebração começou com o Rito de Investidura, durante o qual Erminia vestiu o hábito religioso, cuja cor vermelha escura característica simboliza o imenso amor de Deus pela humanidade e seu desejo de seguir a Cristo com uma nova vida. Em seguida, ouviu-se o chamado da Mestra, ao qual a candidata respondeu prontamente: "Tu me chamaste; eis-me aqui, Senhor!”.

O Rito da Profissão Temporária ocorreu após a homilia, quando o Bispo a interrogou. Ela pronunciou uma fórmula de aceitação, dizendo: "Eu quero". Irmã Maria Erminia prometeu observar os conselhos evangélicos, que expressam as três maneiras pelas quais, dali em diante, seguiria Cristo "mais de perto" para ser uma "nova criatura”.

Ela expôs tudo isso na Profissão que fez nas mãos da Superiora, que acolheu seu desejo de viver a vida religiosa redentorista. Finalmente, foram-lhe confiados os sinais do véu que cobria sua cabeça, sinal exterior de mudança e de uma radical pertença a Deus, e o livro da Liturgia das Horas , ou seja, o livro com o qual a recém-professada é incumbida pela Igreja de rezar, louvando a Deus e intercedendo por todo o mundo.

Além disso, foi-lhe dado o Crucifixo, que é o centro da vida, que a lembra de que o amor deve ser total a ponto de doar-se de si mesma. Finalmente, foram-lhe entregues as Constituições, que indicam o caminho concreto do carisma redentorista: um guia que ajudará Erminia a viver fielmente o Evangelho no modo de vida próprio da nossa Ordem.

Uma grinalda de flores então coroou sua testa, feliz e orgulhosa por ter se tornado a noiva de Cristo.

Ao término desses ritos, a Irmã Maria Erminia dirigiu-se à assembleia: seu rosto estava radiante e sereno. A emoção contagiou toda a assembleia, expressando entusiasmo e alegria com aplausos estrondosos. Finalmente, uma Noiva de Cristo!

A beleza e a solenidade da cerimônia foram realçadas pelo toque da cultura malgaxe , que manifesta sua fé por meio de canções e danças expressivas. Para a ocasião, nossas irmãs malgaxes vestiram seus trajes tradicionais característicos: uma estola colorida drapeada sobre o corpo. Elas dançaram em agradecimento em sua própria língua, orando e cantando com alegria.

Erminia, grata ao Senhor, concluiu seu breve discurso:

“Hoje, chegou a hora de dar minha resposta ao meu Amado. Como disse antes, não consigo explicar, mas sinto-me transformada. Não sou mais eu quem vive ; de agora em diante, sou Irmã Maria Erminia, Redentorista , esposa de Cristo Redentor. Portanto, com o coração cheio de alegria, agradeço e prometo minhas orações. Que todos vocês sejam abençoados!”.

Confira os principais registros desta celebração!


Irmã Anna Maria Ceneri, O.Ss.R.

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Missões Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...