Notícias

Santo Afonso e as Monjas Redentoristas de Santa Águeda

Fundador da Congregação Redentorista foi responsável pelo Mosteiro de Santa Águeda, dedicado às vocações femininas

Escrito por Natan Gomes

29 JUL 2025 - 11H53 (Atualizada em 30 JUL 2025 - 12H05)

Reprodução

Durante o período de preparação para a Festa de Santo Afonso, que acontece no dia 1º de agosto, é importante relembrarmos a memória do fundador da Congregação Redentorista. Durante seu período como bispo, muitas foram suas contribuições para o anúncio da Copiosa Redenção.

Quando ainda era Padre, Santo Afonso nutria grande amizade por Maria Celeste Crostarosa, ajudando na fundação da Ordem do Santíssimo Redentor, em 1731, possuindo raízes na espiritualidade redentorista, da qual também surgiu a Congregação do Santíssimo Redentor no ano seguinte.

.:: Saiba como é o modo de vida das Monjas Redentoristas ::.

Santo Afonso se orgulhava por Maria Celeste ter conseguido propagar seu carisma próprio. Ao ser nomeado bispo da diocese de Santa Águeda dos Godos, Afonso logo voltou sua atenção às vocações femininas.

Ao chegar, ele observou que, apesar da abundante presença de sacerdotes e ordens religiosas, Santa Águeda, uma cidade tão proeminente, não possuía um mosteiro para as mulheres, a fim de educá-las e consagrá-las a Deus.

Ele imediatamente se dedicou à reconstrução do Conservatório de Santa Maria di Constantinopoli, do século XVI, sendo uma grande conquista para a região.

Com a contribuição da Administração Cívica da época, Santo Afonso conseguiu uma renda adequada para a continuidade da existência do mosteiro.

Em julho de 1765, obteve do Papa Clemente XIII permissão para que três Monjas Redentoristas viessem de Scala para fundar o Mosteiro de Santa Águeda. Elas foram recebidas pela população da cidade no dia 29 de junho de 1765.

As fundadoras — acompanhadas por uma irmã leiga (Irmã Maria Giuseppa di Gesù Maria) — foram: Irmã Maria Raffaela della Carità; Irmã Maria Felice de' santi Chiodi; e Irmã Maria Celestina del Divino Amore.

Durante dois dias, as Monjas receberam visitas e estiveram em contato com o mundo: na quarta-feira seguinte, foram colocadas em clausura.

A fama dessas irmãs espalhou-se rapidamente: duas nobres da distante Alemanha vieram aprender a regra da Ordem do Santíssimo Redentor, que mais tarde se tornou a base para um mosteiro estabelecido em Berlim.

Reprodução Reprodução As Monjas Redentoristas do Mosteiro da Santa Face e do Puríssimo e Doloroso Coração de Maria em Goiás ainda utilizam a hábito azul, de acordo com a regra antiga


.:: Conheça a vida em clausura das Monjas Redentoristas ::.


Fonte: santalfonsoedintorni.it

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...