Notícias

Morre o missionário redentorista Pe. Hilton Furlani aos 96 anos

Religioso faleceu na madrugada desta quarta-feira (30), após um período de enfermidade que se agravou recentemente

Escrito por Luciana Gianesini

30 AGO 2023 - 07H28 (Atualizada em 31 AGO 2023 - 11H16)

Gustavo Cabral

Faleceu, na madrugada desta quarta-feira (30), aos 96 anos de idade, o missionário redentorista Pe. Hilton Furlani, C.ss.R. 

A informação foi confirmada pela Secretaria da Província de São Paulo nas primeiras horas desta manhã.

Pe. Furlani, como era conhecido, nasceu em 11 de agosto de 1927, na cidade de Pederneiras (SP), em uma família de 11 irmãos.

Ele discerniu sobre sua vocação ainda criança e certa vez contou ao A12 que, em seu primeiro contato com o padre missionário Artur Bonotti, constatou: “Quero ser padre missionário, quero trabalhar para Jesus”. 

Citando o profeta Jeremias, ainda revelou: “O culpado de eu ser padre é Jesus, Ele me convenceu, Ele me seduziu.” (cf. Jr 20, 7)

Os estudos de filosofia e teologia foram realizados no Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP), onde foi ordenado Sacerdote. Depois, passou por diversas cidades e paróquias, inclusive pelo Santuário Nacional, onde dedicou-se ao apostolado com os romeiros.

Velório e sepultamento

O velório do Pe. Hilton Furlani acontece nesta quinta-feira (31), a partir das 8h, na Igreja Santa Teresinha, em Tietê. A missa de corpo presente será realizada no mesmo dia, às 15h, também na Igreja Santa Teresinha, seguida do sepultamento

Reveja o vídeo:

"Fiz meus votos para Jesus"

Pe. Hilton Furlani nasceu no dia 11 de agosto de 1927, em Pederneiras (SP), e foi o oitavo filho do Sr. Amadeu Furlani e da Sra. Arpálice Canato.

Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), a 10 de janeiro de 1942. Em 1949, fez o Noviciado Redentorista, em Pindamonhangaba (SP), onde se consagrou a Deus pelos votos religiosos a 2 de fevereiro de 1950. Os estudos de Filosofia e Teologia se realizaram no Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP).

Realizou a sua Profissão Perpétua2 de fevereiro de 1953 e foi ordenado Sacerdote a 27 de dezembro de 1954, em Tietê (SP), por Dom José Carlos de Aguirre, Bispo de Sorocaba (SP) na época.

Em fevereiro de 1956, iniciou sua Vida Apostólica, em Tietê (SP), e, em agosto, foi transferido para Araraquara (SP), para trabalhar na Igreja de Santa Cruz. Em 1957, foi para o Pré-Seminário da Pedrinha, atuar como professor. Em 1967, foi residir no Convento da Basílica de Aparecida, dedicando-se ao apostolado com os romeiros.

Pe. Furlani foi transferido em 1968 para a Vice-Província de Brasília (atual Província de Goiás), sendo nomeado Pároco de Mozarlândia (GO).

Em 1969, voltou da Vice-Província de Brasília, começando sua longa vida de Missionário, residindo nas Comunidades de: Araraquara (SP), entre 1969 e 1984; Tietê (SP), entre 1985 e 1996; e São João da Boa Vista (SP), entre os anos de 1997 e 2001.

Em 2002, foi transferido para a Comunidade do Santuário Nacional, em Aparecida (SP)dedicando-se ao acolhimento e pastoral aos devotos da Mãe Aparecida. Em 2011, foi transferido para a Comunidade Irmão Bento, na cidade de Potim (SP), e continuou a contribuir na Pastoral do Santuário Nacional de Aparecida.

Pe. Furlani escreveu dois livros pela Editora Santuáriointitulados: “Aventuras de um Missionário”, em 1998, e “Sorrindo”em 2007.

Desde 2015, ele convivia na Comunidade do Noviciado Santa Teresinha, em Tietê (SP), colaborando com a pastoral na Igreja de Santa Teresinha e cuidando zelosamente da horta que cultivava no Noviciado.

Em dezembro de 2021, o Redentorista participou da série “Tesouros Redentoristas”, produzida pelo Portal A12, e publicada no canal Youtube “Redentoristas”. Contando a sua história neste episódio, a sua maneira, concluiu o vídeo deixando uma mensagem de carinho e perseverança para as novas gerações e para todos nós, eternos vocacionados de Jesus, dizendo:

“Mas o jovem aí, menino, não tenha medo não, faça como eu: confia. Eu não gostava de estudar, para mim o estudo foi duro no Seminário. Mas eu queria ser padre, me esforçava, trabalhei, estudava, mas consegui vencer. Eu gosto de ser padre, pois o culpado de ser padre é Jesus, porque Ele me convenceu, Ele me seduziu, Ele me enfeitiçou. Ele é o culpado primeiro. Agora, o segundo culpado sou eu também, porque eu me deixei ser seduzido por Ele, eu me deixei ser conduzido por Jesus, eu me deixei ser enfeitiçado e, também, sou culpado. Graças a Deus, né?! E nunca tive a tentação de deixar de ser padre. Interessante, viu. Mesmo quando entrou o ‘Vaticano II’, muitos colegas se mandaram, dizendo: ‘ô Furlani, ô Hilton, você não quer se mandar também, pegar outro rumo na vida?’ Eu não! Eu fiz os meus votos: pobreza, castidade e obediência, e perseverança. Eu fiz esses votos não foi para o Papa, não foi para o Bispo, não foi para o Superior, eu fiz para Jesus. E Jesus é o mesmo, Ele não me abandonou! Agora, eu vou abandoná-Lo? De jeito nenhum. E essa atração que Jesus exerceu em mim, ela nunca diminuiu. Não vou dizer que aumentou, pois é a mesma até hoje!”.

Na manhã do dia 10 de julho de 2023, sofreu uma queda e bateu a cabeça, quando celebrava a Missa das 6h30, na Igreja de Santa Teresinha, em Tietê (SP), resultando em grave sangramento na cabeça. Os médicos que o atenderam indicaram rápida internação e uma cirurgia para retirar o sangramento interno. O procedimento, de quase 2 horas, foi um êxito, sendo realizado no Hospital Evangélico de Sorocaba.

Aos 96 anos, Pe. Hilton Furlani, C.Ss.R, faleceu no dia 30 de agosto de 2023, no Hospital Evangélico de Sorocaba (SP), onde estava internado desde o dia em que sofreu a queda.

Nosso estimado confrade nos deixa o exemplo de uma vida missionária simples, humilde, bem-humorada e realizada na vocação redentorista, testemunhando uma bela frase de São Geraldo Majella: tudo o que é feito por amor a Deus é oração”.

Assim, a sua vida rezou e agora encontrou eterno descanso na Casa do Pai. Que a Mãe do Perpétuo Socorro acolha em seu colo esse seu querido filho e incansável servidor da messe do Senhor.

Descanse em paz, bom confrade, e rogue a Deus por nós!


Fonte: Secretaria da Província Redentorista de São Paulo

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...